terça-feira, 6 de julho de 2010

Clubes delmirenses: Palmeirão.

Havia dois clubes na cidade: O Vicente e o Palmeirão. O tema da postagem é o Palmeirão.

Seu nome oficial é Auto Esporte Cultural Palmeiras, mas todos o chamam “Palmeirão”. Aqui vai uma curiosidade: qual o motivo deste “Auto” em seu nome? Será que em seus primórdios pensou-se num clube com finalidades automobilísticas também? Ou será que “Auto” seria porque ele era (é) mantido apenas pelas contribuições de seus sócios? (ao contrário do Vicentão, onde havia um aporte financeiro por parte da Cia Agro Fabril Mercantil)

Seus bailes ou eventos lá realizados eram aguardados com certa ansiedade pelos jovens delmirenses de então. Qual seria o conjunto que viria tocar? (sim, naquele tempo era conjunto mesmo. Depois que tudo virou banda). Seria algum conjunto de Recife? Salvador? Maceió? Aracaju? Ou seria novamente o já conhecido “Os Dissonantes” de Paulo Afonso (BA) ou até mesmo a Super Oara de Garanhuns(PE)

Por lá também eram realizados outros eventos como o Festival da Canção Delmirense ou Festa dos Brotos.

Das minhas lembranças, recordo-me de um baile que foi organizado pela minha turma (concluintes do GVM/1977) com objetivo de angariar fundos para a festa de formatura no final do ano. Neste baile, quem cantou foi a famosa cantora Ângela Maria (a Sapoti). Quem bancou tal apresentação foi o Chico Doutor (dono da construtora Ental) e que funcionava como uma espécie de “mecenas” local.

Seria interessante que alguém trouxesse algumas informações "históricas" ou mesmos "causos" : ano da fundação do clube? Seus presidentes? O que havia antes naquele local? Qual era o nome do rapaz que andava de bicicleta e ia de casa em casa dos sócios para receber as mensalidades? Alguma festa marcante? O nome do dono do bar que funcionava na parte lateral do clube,ou até mesmo alguma "briga" que tenha rolado...

Trazemos algumas imagens anteriormente postadas e imagens feitas em janeiro de 2010.

Agora é com vocês.


Entrada do Palmeirão em janeiro de 2010
Entrada do Clube Palmeirão em janeiro de 2010
Vista Frontal do Palmeirão em janeiro de 2010.

Da esquerda para direita: Valfrido(o famoso Estrela), Pedro Belarmino do Moxotó, Edmo Garoto,Zé Reginaldo(dono de um conjunto), Absalão, Frank “Retratista”, Inaldo(Neguinho do Picolé), Cirinho de Zé Panta e Pelinha de Caterê.

Carnaval no Palmeirão. Foto em família:Aninha”Josiane Brito”, filha de D.Luiza, irmã de Jane do “Mercado Dois Irmãos”,hoje “Cestão”, Bitonho(sobrinho de Manú Balaga), Josélia, Rosângela. Moacir, Joana D’Arc, Jane, Nivaldo Targino, Jáfia, Toinho, Jailma, Bete, Lindo e Ronaldo.Rony Seixas in concert
Uma turma de amigos bebendo no Palmeirão.
Concurso de Brotos(cortesia Marilene Medeiros)
Marile Medeiros desfilando no Concurso de Brotos.

Foto e legenda de Miriam Ramos: Está é a única foto que possuo do Primeiro Festival da Música em Delmiro Gouveia. Nea defendemos a música do Albericio e esta era a torcida nossa. Aliás, a torcida após o anúncio do primeiríssimo luga! Oh delícia ganhar, NE? rs rs rs.... Veja as pessoas que nela aparecem: Beta Monteiro(atrás de Pompéia), Pompéia, Silvano, Petrúcia, Danúbio(filho de Zé Raul e a namorada(acho que de Maceió), um universitário que veio para o festival, atrás dele a professora Cleide, aparecem minha irmã Mércia, Maria Luisa, Zé Carlos(já falecido) Ulisses...(na época prefeito), etc. Foi bom demais.

12 comentários:

Edmo Bezerra disse...

César, Miriam e colegas delmirenses, a última foto, retrata perfeitamente os festivais delmirenses: delírios da platéia! Lembro de uma música de autoria de Fred Clóvis e interpretada pelo mesmo com o título "O presidente e a enxada", que fez muito sucesso num desses festivais. Por falar...Não é que o nosso conterrâneo Tony Clóvis é canditado a governador de Alagoas pela sigla PCB? Salve Tony!

Eduardo Menezes disse...

Por falar em Tony Cloves...

Por causa do vídeo colocado no Youtube. O pessoal de Delmiro tá chamando ele de "o candidato da cueca".

Veja no link abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=n-b2OsYjoJY

César Tavares disse...

Edmo deve lembrar dos Programas de Calouros que por vezes era realizado no palco do Palmeirão. O comando do auditório era alternado entre Argemiro Batalha, Virgílio Gonçalves e as vezes Dr. João do SESP.

Eduardo ficou interessante o video. Ainda tenho pendente de postagem os videos da Mulher Animal cantada pelo Fredy Cloves(acho que seja pai do Tony. No entanto o formato é grande para postagem.Vamos esperar melhorar o sistema de postagem ou tecnologia para resgatarmos esta preciosidade e compartilharmos com o mundo inteiro.(rs)

Edmo Bezerra disse...

César, isso mesmo, o pai do Tony é o Fred. Dado, o nosso governador de cueca é uma mostra da simplicidade e originalidade que só os grandes homens possuem. Por uma questão de justiça, o Tony deve ser chamado de o candidato da cueca honesta. O grande trunfo dele é que não tem rejeição. E o Rony hein? è outra personalidade singular e original
viva Delmiro Gouveia!

Paurílio disse...

César, a garota do concurso de brotos, Noélia, está usando uma coroa. Certamente ela foi a campeã. É isso? Eram bonitas essas meninas e quem as vestiu caprichou no traje. - Gostaria que você explorasse um assunto que me veio à mente agora: é verdade que Alda, irmã de Tita, já concorreu ao miss Alagoas? Ela era muito bonita. (Não sei se estou fazendo confusão com nomes, mas parece-me que já ouvi falar algo a respeito).

César Tavares disse...

Paurílio não sei te informar se a Alda concorreu. De miss Alagoas lembro que o Rubão(Rubens Vilar- que foi candidato a senador e depois foi governador do Amapá(acho que foi Amapá) e cuja familia morava em DG, foi casado com a miss Alagoas.

Eduardo Menezes disse...

Paurílio,

Tinha uma filha de Nozinho Feitosa chamada Arleide, já falecida, que participou do concurso Miss Alagoas, não sei se é a mesma Alda que você fala.
Eu me lembro de ter ido na casa dela e ela estava na sala com aquele maiô preto que elas usam no desfile (ou usavam). Ainda não tinha acontecido o concurso, ela estava experimentando o maiô.
Apesar de minha pouca idade fiquei impressinado com o que vi, naquela época não era comum ver uma mulher com aquele traje, ainda mais um mulherão daquele. Por mim ela nem precisava participar do concurso, bastava passar a faixa pra ela, rsrsrsss.

César Tavares disse...

Eduardo a Alda que o Paurílio cita é irmã do falecido vereador Fernando Aldo. Ela mora aí em Maceió. Ela aparece nas fotos do primeiro site em hpg. www.amigosdedelmirogouveia.hpg.com.br

Falando em concursos de misses. Nas festinhas do GVM sempre tinha as quatro meninas que representavam as estações do ano. Misses Verão, Primavera, Outono e Inverno.

César Tavares disse...

Em tempo:Eduardo quando acabei de postar vi que nesta mesma página na postagem sobre turmas do GVM aparece a Alda numa das fotografias.

Na fotografia: turma de 1977- Meninas na missa. A Alda aparece em pé no lado esquerdo. Basta clicar sobre a fotografia para ampliar.

Anônimo disse...

BOM COMO O TOPICO EHH CLUBES DE SAO PAULO... SEGUE UMA FESTA PARA CURTIR AO VELHOS TEMPOS...

JOÃOZINHO & BANDA SETE
local: Relembrando os momentos dos grandes bailes
cidade : DELMIRO GOUVEIA - AL - CLUBE VICENTE
data : 07/08/2010
Tel.: #
Site : www.giulianoribeiro.com.br
Obs : BAILE DOS PAIS

ATT, Ô_Ô Fernando

Sandrinha de Deus disse...

Kkkkkkkkkk já era um pequeno taradinho. Bjos meu povo amado.

Sandrinha de Deus disse...

É melhor deixar pra lá César, eu não gostaria de ver a mulher animal. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, a gente faz cada loucura né?