Texto na íntegra do nosso
colaborador Eraldo Vilar. Publicado originalmente na primeira versão do blog em
fevereiro de 2006.
MANDRAKE EM DELMIRO !!!!
O DIA EM QUE UM MANDRAKE ESTEVE EM DELMIRO GOUVEIA
Até meados dos anos 60, os espetáculos de hipnotismo não tinham sido ainda proibidos pelo Conselho Nacional de Medicina, de forma que era possível assistir ?shows?, onde uma pessoa treinada nesta intrigante arte (?), fazia verdadeiras mágicas utilizando pessoas da platéia.
Um destes shows, eu assisti em Delmiro, creio que nos ano de 1963, quando tinha 9 anos.
Foi realizado no Clube Vicente de Menezes, à noite.
Lembro-me do salão cheio, da atmosfera de mistério que antecedeu o espetáculo, pois o hipnotizador fazia uma propaganda prévia pelas ruas de Delmiro, prometendo coisas impossíveis, mágicas, e o figurino do mesmo imitava o do famoso mágico Mandrake, gibi que eu lia com intensa atenção.
Não agüentava de ansiedade a hora do show, e ansiedade foi tanta que, ao voltar do Wanderlei Cardoso (WC) , esqueci de abotoar a braguilha da calça , deixando exposto o dito-cujo e assim desfilei por todo o trajeto. Após sentar na platéia, ainda esperando o início, notei que as pessoas vizinhas estavam rindo e olhando para mim, mas continuei sem nada perceber, até que a moça vizinha (a quem serei eternamente agradecido) sussurrou: ?olhe para baixo que vc esqueceu alguma coisa fora do lugar?. Não precisa dizer que, ao notar o desastre, fiquei mais vermelho que a estrela do PT ( que anda muito envergonhada..rs) e comecei a ?derreter?...escorregando suavemente para baixo na cadeira, querendo que o hipnotizador criasse um buraco onde eu pudesse me esconder até a quarta geração. Não preciso dizer que foi meu maior suicídio social em Delmiro...rss. (ei ,foi só eu... É??....que tal todos contarem seus maiores micos delmirenses? ..hein? rs)
Graças a Deus (sei que não acredita que ele existe, César, por isso peço licença pelo uso do termo..rs) o show começou e a platéia cruel esqueceu aquele menino-de-9-anos-parecendo-um-tomate e concentrou-se no palco. Nunca senti tanto alívio. Aos poucos fui voltando a sentar como um ser humano senta...
O hipnotizador era mesmo impressionante (bem, pelo menos para um menino-de-9-anos-parecendo-um-tomate). Com a capa preta e a bengala do Mandrake e com o cabelo engomadíssimo, preto, e sobrancelhas arqueadas por uma pesada maquiagem, compunha uma imagem que até hoje não me sai da cabeça. Era o Mandrake em pessoa!..passei logo a procurar onde estava o Lothar, seu fiel ajudante no gibi, mas este faltou ao show..rss
Pois é..o cara começou o espetáculo....lembro apenas de algumas partes. Uma delas foi com minha irmã Gildete, na época uma mocinha de 14 anos. Ele desceu até a platéia, pediu que ela levantasse e a olhou nos olhos por uns 30 segs....imediatamente minha irmã começou a dormir!...coisa impressionante. Ele a segurou e a fez sentar na cadeira novamente e retornou ao palco. Enquanto todos observavam a estranha cena, pois o mesmo nada falara, ele acendeu um cigarro com um isqueiro barulhento. Nesta mesma hora, minha irmã despertou!...fantástico. Então, o Mandrake explicou que havia deixado um ?comando cerebral? para que ela acordasse quando ouvisse um som metálico de um isqueiro. Foi um ?ohhhh? geral da platéia. Em seguida o aprendiz de feiticeiro, se dirigiu a Jane (filha de Dona Inácia e Sr. Jacinto, se não me engano) e conversou baixinho com ela, na platéia. Após alguns minutos, se despediram, e Jane, rindo e de olhos abertos, sentou-se. Ele então subiu ao palco e tornou a acender o isqueiro...e ..imediatamente...a Jane dormiu!....foi outra comoção quando ele explicou que tinha dado um comando contrário ao de minha irmã, demonstrando seu domínio da arte.
O momento culminante, porém, após muitos outros, foi quando ele compôs uma ?orquestra sem instrumentos?. Ele chamou uns 14 rapazes (lembro apenas de Kleber Lima, hoje vereador e de Ronaldo Macarrão (nosso eterno Raulzito) e , um a um , foram sendo hipnotizados e orientados para tocar um determinado instrumento musical.
Foi engraçado demais ver aqueles 14 marmanjos simulando inconscientemente tocar os mais diversos instrumentos: tuba, tambor, violão, trombone de vara, sax, sanfona, etc...!
Que pena que não havia vídeo na época..rss..a platéia bolava de rir e so 14 músicos? super compenetrados tocando uma sinfonia muda com instrumentos invisíveis!..rsss..
Impagável!...há coisas que o Mastercard não pode fazer por vc..rs
Uma pena que não tenhamos mais estes shows...rss...foi um tempo muito divertido.
Você , César e demais amigos do blog, assistiram algum?...e que tal contar sobre micos delmirenses?.rss
Abraços a todos
Eraldo Vilar
Um comentário:
O Eraldo escreve bem demais, que texto envolvente, acabei me pegando "sonhando acordado" com as descrições que ele fez haha!
Post de 2006, faz quase 20 anos, Cezar, algo mudou na sua percepção sobre Deus e sua existência? Gostaria de um comentário sobre.
Uma coisa que não existe mais é o Clube Vicente de Menezes (ao menos, o que ficava ao lado dos muros da Antiga Fábrica da Pedra, agora é uma Academia lá, ou alguns pontos comerciais), aliás, não sei se o Clube que existe ou existia ao lado do Agro (próximo à Feira da cidade) é também o Clube Vicente de Menezes ou se são coisas completamente diferentes, ou se me enganei sobre os dois.
Aliás, eu acabei de procurar e descobri que o Clube Vicente de Menezes (O qual fica próximo à Feira da Cidade) foi reinaugurado, reformado, enfim, está bem mais moderno aparentemente.
Vi no Instagram @clubevicenteoficial
Um ponto positivo para a cidade, se eles tiverem algum acervo de fotografias dos eventos das décadas anteriores que aconteceram lá, seria de grande valor ter acesso a isso :)
Fui ao Clube próximo à Feira 1 única vez em toda a minha vida, para um aniversário durante a noite, era um espaço muito legal, muitas árvores, brinquedos, casas com escorregador, balanços, enfim, eu gostei do clima noturno de lá, gostaria de ter ido outras vezes.
E também só fui uma única vez naquele salão de festas de mesmo nome que ficava ao lado da Fábrica, em uma festa junina da Escola Delmiro Gouveia, isso em meados de 2009 a 2014, também um espaço diferente, a bilheteria, a lanchonete, os banheiros, um clima de anos 90, sabe? Tenho uma memória afetiva interessante por aquele lugar, ficaria muito empolgado em saber que existem fotos daquele dia, naquele evento, lembrar com mais detalhes não teria preço.
Sobre o Mandrake (diga-se de passagem, hoje, Mandrake não é uma coisa tão legal quanto no Gibi, KKKKKKKK), é estranho pensar que atualmente os "Coaches" fazem esse tipo de hipnose (de uma forma menos mágica que a descrita no post, mas fazem algo semelhante) e ninguém reclama disso ._.
Sei que essa história de olhar nos olhos da Gildete e ela dormir me deixaria INCRÉDULO (assim como fiquei incrédulo/empolgado lendo), algo como essa expressão (Õ.Õ) são olhos arregalados haha
Simplesmente, uma pena não existir filmagens disso.
(Eu, pessoa totalmente não inclinada a tirar fotos e gravar vídeos, estou começando a ter vontade de o fazer para preservar essas memórias, pois já perdi a oportunidade centenas de vezes)
de uma interface de computadores qualquer, River.
Postar um comentário