
A imagem é de um grupo de amigos, talvez num domingo à tarde, num convescote bebericando e petiscando algumas coisas.
O que chama atenção, para mim, nesta fotografia, são as casas da primeira COHAB de Delmiro Gouveia, ainda num estágio em que não haviam sido substancialmente modificadas. No inicio todas eram branquinhas, com uma pequena varanda na parte da frente, sala, cozinha, dois quartos e um banheiro social, e também todas tinham um pequeno quintal ladeado por uma cerca simples de madeira.
Esta COHAB foi construída nos de 1969/70. E da época de sua construção lembro-me dos altos montes de areia, que enquanto construíam, a molecada aproveitava para brincar deslizando-os por cima deles. Assim como também era bastante divertido brincar de esconde-esconde ou cowboy. Quando falo em molecada, eram os meninos que moravam ali pelos lados da Rua da Matriz (meu caso) e das ruas adjacentes: Correios e Palmeirinha. O Ailton Moreira, que de vez em quando comenta aqui no blog, era um deles. Não sei se ele se lembra disto.
Voltando à fotografia. Creio que se trata da última Rua da COHAB. Pois o grupo de pessoas aparece sentado ao fundo das casas e ao longe se vê também parte das simples residências que formavam a rua que leva até o cemitério novo. Não reconheço todas as pessoas que aparecem. Mas alguns eu consegui identificar:
O segundo casal sentado à esquerda é o Cláudio e a Socorro e no lado direito temos o Bira (que está segurando um copo) e logo atrás (de roupa branca) sua esposa Elza. O Bira também foi meu colega na primeira seção que trabalhei na fábrica: a Expedição da Camisaria. Eu o conheço desde maio de 1976. E acho que não o vejo desde 1981. Creio que ainda resida na nossa Macondo.
Deixo agora com vocês algumas perguntas:
Quais suas lembranças da antiga COHAB? Consegue identificar as demais pessoas que aparecem nesta imagem? Quantas casas foram construídas inicialmente? Lembra de algumas pessoas que moraram por lá? Quem eram estas pessoas? O que havia exatamente no centro da COHAB? E neste grupo de pessoas aí que estavam comemorando?