sexta-feira, 4 de março de 2011

Baú Delmirense: Recordações Macondianas da Marly Queiroz

Blog sem movimento por alguns dias. Falta de material. Mas é assim mesmo. Já tivemos outras fases parecidas. É algo cíclico. E agora estamos na semana carnavalesca. E como nunca tivemos nenhuma regra mesmo, não iremos falar de carnaval hoje. Falaremos dos dias de Momo em outras oportunidades. Aliás, já falamos dos velhos carnavais delmirenses algumas vezes. E sim vamos nos deleitar com a abertura do baú das recordações delmirenses da Marly Queiroz.

Marly é da família do seu Ota. Quem não lembra do filho seu Ota? O ruidoso Lau “Bambão”? Pois é. A família morava ali na Rua dos Correios, quase em frente à bodega do Seu Antonio “Perna Santa”.

Marly reside em Recife há vários anos e é pedagoga.

Há várias fotografias em diversos momentos e por isto evitaremos certa unidade temática. Fica mais livre e poderá até gerar mais alguns comentários.

Vamos ao que interessa. E depois é com vocês.


1ª Festa de Debutantes em Delmiro Gouveia(Clube Palmeirão). Quem se habilita em identificar todas as pessoas?
Debutantes com Altemar Dutra. Quem são as meninas?
colação de grau no GVM. Entrando com seu pai.
Recebendo o prêmio: uma poupança do Produban. Quem era o gerente?
Dançando com o cunhado Arnon.
Coroação da rainha do baile.
o famoso cantor Altemar Dutra cantando para a rainha.
Colação de Grau ao lado do Fernando Collor de Mello.

Marly colando grau no GVM e recebendo cumprimentos de Fernando de "Perna Santa"
1º baile de debutantes em DG. Dançando com seu pai.
Rainha do baile com direito a faixa e coroa.
Praça Delmiro Gouveia(praça perto da rua Pedro II) antigamente.
Carlos de Ota e Cleide de Zé Panta. E as outras pessoas quem conhece?
Em seu primeiro emprego. Loja de Seu Dom(Armazém Progresso)

Colegas de trabalho da Loja do Seu Dom.
Piscina do Clube
Piscina do Clube da Fábrica.
Padre Fernando dando a primeira comunhão.
Grupo Escolar Delmiro Gouveia.(quem não tem uma destas? Seria interessante montarmos uma galeria algum dia).
Quem não lembra do Zé Humberto(irmão da Marly). Partiu,bastante jovem ainda, para o andar de cima.

Clã do seu Ota Queiroz(aniversário de 84 anos- fev/2011)
Clã do seu Ota Queiroz. (fev /2011)

16 comentários:

Ô_Ô Fernando Informática disse...

-Praça, delmiro Gouveia... minha mãe fala q era um lugar preferido dos casais para, namorarem, pois antigamente as arvores eram grandes, um bom esconderijo rsrsrs.

-Piscina do Clube Vicente de menezes... acho q é o lugar que mais freqüentei em Delmiro.... rsrs.. lembro dos pés de Manga e os inesquecíveis de UMBU CAJÁ...

-Boa ideia para fazer um poster com as ilustres fotos de lembraças tiradas nas escolas delmirenses.

abraços

César Tavares disse...

Fernando este negócio de ser um bom esconderijo é mais uma lenda urbana...rs

César

Edmo Cavalcante disse...

Parabéns à MarlY pelo excelente material. Na foto nº 1, da esquerda: Tânia, Rinaldo, Sheila e Bosco. São os que consigo identificar. Aliás, Tânia foi minha aluna de matemática na 8ª série. Monteirinho Mafra também era dessa turma. Tive a honra de tê-los como alunos, eram inteligentes!

Anônimo disse...

Edmo não sabia que vc tinha sido prof. do hoje Dr.Monteiro Mafra. Aliás vamos provocá-lo. rs. Agora em janeiro estive em Maceió num evento familiar. E por lá o Monteiro(meu primo querido) teve o "desplante" de dizer que o nosso blog era "elitista". Não entendi o comentário dele. Fica aberto o espaço para ele tecer seus comentários. Ele é um cara que tem muitas histórias para contar. E já saiu em algumas fotografias neste e no blog anterior.

Edmo tb não sabia que vc tinha sido prof. em DG. Foi no GVM tb?

Nas fotos enviadas pela Marly só reconheci o Zé Humberto quando criança e nas fotos atuais acredito que o rapaz de camiseta amarela cercado de moças seja o famoso Lau "Bambão" Pela seu tom de voz sempre alto era uma figura por demais conhecida e querida por todos que moravam ali pelas bandas dos Correios e adjacências.

abraços a todos.

César Tavares

Edmo Cavalcante disse...

Pois é Cesár, foi no GVM que ensinei(todos os meus proventos eram gastos em barzinhos).Passei o ano de 1982 em Delmiro esperando transferência para a UFAL. Deferido o processo,em 1983, vim morar aqui em Maceió.Titito, filho de Padrinho Dimas, também foi meu aluno. Tive o prazer de ensinar delmirenses ilustres. Quanto ao Monterinho dizer que o blog é elitista, nós precisamos marcar um encontro para debater esse assunto...rs

Paurílio disse...

César, em DG temos alguns grupos de família com o sobrenome Queiroz, como por exemplo os da parte de Adão Queiroz, os da sua família. A família de Ota estaria inserida em algum desses grupos?

Agora, tire-me uma dúvida. Quando morei em Delmiro creio que cheguei a conhecer seu Ota Queiroz ou estou confundindo com outo personagem. Ele gostava de animar as festas tocando sanfona. Ou estou enganado?

César Tavares disse...

Paurilio não há parentesco entre o queiroz que herdei do meu avô Antonio Queiroz Mafra(Antonio "Imaginário" com os outros queirozs.

Acho que o Ota que vc fala é este mesmo. Até por ser um nome um tanto raro. Mas a filha dele Marly que cedeu as fotografias poderia se pronunciar.

Unknown disse...

qto ao comentário de que o blog é elitista, sinceramente,cesar não lembro de tê-lo feito. caso tenha feito, realmente não foi um comentário justo, e sim, infeliz.

quanto ao edmo quando da sua passagem pelo GVM enquanto professor, ele não me dava moleza (acho que era para não caracterizar que ele estava aliviando p/ mim, pelo fato de ser irmão do seu grande amigo ricarte)
rsrs

quanto aos Queiroz, um neto de seu ota, afirma que existe algum parentesco entre a gente, pelo fato de nosso sobrenome vir da região de tacaratu e de seu ota, dos escorredores, que é um povoado de pariconha. segundo ele, essa proximidade justificaria a possibilidade de haver algum parentesco.

as quatro debutantes ao lado de altemar são a própria marly, sandra de francisca, monica noia e lussandra de dona arlinda

César Tavares disse...

Olha aí Edmo o Dr.Monteiro apareceu. Foi legal "provocá-lo". Monteiro é um verdadeiro conhecedor das histórias populares delmirenses. Espero vê-lo aqui com maior frequência.

Monteiro pergunto agora: também há algum provável parentesco nosso com o antigo proprietário da "Querozina" o sr. Adão Queiroz?

Lembrançase e abraços a todos por aí.

Paulo da Cruz disse...

Esse parentesco dos Queiroz é muito provável, assim como devem ser parentes (em algum momento do passado tiveram ancestrais comuns) os Freire, os Feitosa, os Correia, etc.

Unknown disse...

Que bom rever as histórias de minha linda e adorada terra (adotada, afinal nasci em Caraibeiras/Tacaratu). Fui professora de Dr. Monteiro e de outros mais, que hoje se destacam em suas profissões, fico muito feliz!!!
Fico feliz também ao ver Lau e sua família, adoro você meu amigo!
Márcia Rejane (Tita)

Anônimo disse...

Tita que bom rever vc por aqui. Grande abraço.

César Tavares

Unknown disse...

Cesar o Edmo Cavalcante também foi meu professor, não lembro o ano, e tudo que eu sei é que ele entrou para substituir o prof. Tadeu Padilha e por coincidência fiquei em recuperação, e foi um dos maiores sufoco da minha vida que realmente tinha reprovação mesmo. E eu fazia parte da oitava série junto com o meu amigo titito no GVM.
O prof. Edmo foi um dos que me ajudou na aprendizagem e fazendo parte do meu futuro. Hoje sou prof. do estado de São Paulo e leciono geografia no ensino fundamental e médio.
Reginaldo de bastião magro.

APRENDER É UM PROCESSO VITAL!!!! disse...

É com imenso prazer que venho agradecer, ao meu conterrâneo Cesar (inda que tardiamente) pela oportunidade de poder colaborar com fotos do fundo do meu baú de recordações e ao mesmo tempo re olhar a minha história de vida no meio em que fui amada e despertada ao mundo.

Nasci e vivi uma boa parte da minha vida em Delmiro Gouveia, morava vizinho a Durval e Francisca na famosa rua do correio, comprei muito na bodega de seu Antonio perna Santa esposo de dona Filó. Lembro-me bem que em minha casa não faltava amigos e diversão, isso é a vantagem de ter uma família grande rsrsr.
Filha de Ota Queiroz , que para quem não sabe, foi o melhor sanfoneiro da região dos Corredores( povoado onde nasceu) tocou até com Luiz Gonzaga. Minha mãe( nasceu no Moxotó) uma linda guerreira que superou dificuldades diversas, ainda assim, encontrou inspiração para escrever um livro com o título: “APRENDI A SOFRER SORRINDO”. Que trago até hoje na minha mesa de cabeceira, como manual de incentivo e lição de vida.
Quem não se lembra da Escola Natércia Serpa de Menezes? Foi lá que comecei as primeiras aprendizagens formais de 1973 á 1975, alguém estudou lá essa época? No período de 1981 á 1986 o 2º grau no velho e conhecido por todos nós GVM, que tal reunir essa turma? Adorei a iniciativa da turma de Sandra de Eurico!!!!
Fico a imaginar nos dias de hoje, como seria criar e educar vinte filhos; pois é eles conseguiram e fizeram muito bem a sua tarefa.
Cada um dos filhos tomou seu rumo; “o ruídoso Lau Bambão”, citado por Cesar, estudou no GVM, eu era pequena, mas, lembro-me de outros atributos além do citado aqui, tocava muito bem seu violão, inclusive fez uma tradução da música café Nice como homenagem ao GVM no baile da saudade! Alguém lembra? Outros foram impedidos de seguir o ciclo da vida, contudo seguimos cada vez mais unidos do que nunca em busca de paz para o mundo.
Minha 1ª homenagem veio em forma de música, em algum lugar do passado por meu pai:
“Marly tu és a flor filha querida
Marly o teu amor não tem mais fim, mesmo eu morrendo e tu vivendo longe de mim,
Marly tu és a flor do meu jardim”.
Para meu velho, eu era a flor que Deus resolveu ousar mais e fazer um jardim em forma de homenagem,
Dando-me o privilégio de gerar uma linda rosa em forma de filha muito especial, morena e doce CACAU.
Foi uma faculdade que não tem preço, ela me ensinou com sua determinação a vencer limitações e obstáculos. Fui a luta depois de aprender na prática , larguei os espinhos da vida , dei a volta por cima e entro na universidade das teorias.
essa força gigantesca me impulsiona a aprender a aprender com ás diferenças.
Obrigado meu amigo Edmo, só enviei o material, por que sei que o blog é confiável e sério. Não podemos deixar morrer as nossas raízes DELMIRENSES.
Quanto às meninas não tinha muita aproximação com todas, só com Fabíola de seu Dimas e Lussandra de dona Arlinda! Um abraço amigo
Ao amigo anônimo que preferiu não se identificar, o rapaz de camiseta amarela , realmente é nosso amado Lau bambão. Agradeço pelo carinho
Com toda certeza Paurílio, somos parentes, de Adão Queiroz, ele era nosso primo ligítimo. Espero ter esclarecido informações que solicitou sobre o meu pai! Vc está certíssimo meu caro era ele mesmo que animava as festas com sua sanfona! abraçosss
Isadora Mafra, temos todas as possibilidades de um parentesco, realmente temos família em Tacaratú e Corredores!! Gostaria de avariguar direito e quem sbe te conhecer!! Bjssssss
Márcia Rejane fico feliz, com suas doces palavras quando se refere ao meu irmão! bjsssssss

Lusandra Gomes disse...

Nossa! Q surpresa boa, esta das fotos da Marly, querida amiga da adolescncia, de hoje e sempre! Maravilhosas aventuras e lembranças juntas. Como essa do nosso baile de debutantes inicio dos anos 80.Tenho uma foto com as 12 deputantes juntas com Altemar Dutra. Mas a 2ª foto onde tem apenas 4 delas com Altemar são da esquerda p direita: Marly Queiroz, Sandra de Francisca dos Anjos, Mônica Noia de Morena e eu Lusandra Gomes filha de Dionizio e Arlinda.

APRENDER É UM PROCESSO VITAL!!!! disse...

QUANTAS LEMBRANÇAS BOAS HEM AMIGA, AGENTE FAZIA SUCESSO RSRSRS
LÚ,ENVIA A FOTO Q ESTAMOS TODAS JUNTAS, MAS Á PROPÓSITO; FALTAM 3 DEBUTANTES EM SUA FOTO, POIS ÉRAMOS 15!
PS- LEMBRA DA JÓIA Q GANHAMOS DE PRESENTE NO REFERIDO BAILE DAS DEBUTANTES? (RISOS)BJSSS