terça-feira, 26 de julho de 2011

Museu Delmiro Gouveia ( Jornal de 1989)

Na falta de material novo fugirei um pouco da proposta do blog. E sendo assim estou “colando” cópias de  jornais de época encontrado na internet e que fala sobre a inauguração do Museu Delmiro Gouveia. Todos os textos abaixo também são cópias de diversos sites.

"Museu Regional de Delmiro Gouveia O Museu Regional de Delmiro Gouveia foi inaugurado em 20 de fevereiro de 1989. Neste museu encontramos diversos objetos pessoais, fotografias e documentos que contam um pouco da história deste conhecido personagem tão importante para o desenvolvimento do município que leva seu nome. Também encontramos peças da antiga estação ferroviária, sendo uma das mais fotografadas a primeira locomotora a vapor acionada por motor elétrico."

"Um acervo com fotos, documentos e máquinas como um antigo projetor de cinema e locomotivas marias-fumaça, que levavam cargas da produção industrial da Pedra até a cidade de Piranhas, nas margens do Rio São Francisco. O Museu funciona na antiga estação ferroviária da Great Western e é mantido pela Fundação Delmiro Gouveia e pela Prefeitura Municipal."


"Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho.

No ano de 1989, a Fundação iniciava sua segunda investida: a construção do Memorial Delmiro Gouveia, em Alagoas. O projeto resgatou a memória do importante empreendedor alagoano e o museu é hoje administrado pela Prefeitura Municipal de Delmiro Gouveia. O empreendimento em Alagoas foi o primeiro projeto cultural da Fundação OJB fora dos limites de sua sede em Cataguases. Um passo que significava um avanço, uma forma de expansão que, com o correr dos anos, entraria no compasso normal de suas atividades, abrindo verdadeiras frentes culturais em várias localidades."

Endereços:

Museu Regional: Avenida Caxangá, antiga Rua da Lagoa, em frente a Fábrica da Pedra, na Saída de Delmiro Gouveia.

Fundação Delmiro Gouveia: Praça Vicente de Menezes, 59, Centro.




3 comentários:

Edmo Cavalcante disse...

Aguardem novidades...ou serão, plagiando o blog do Dado, velhidades?

Paurílio disse...

Grande iniciativa dessa família Junqueiro Botelho que além de industriais, possuía gente com interesse na divulgação de atividades culturais, como foi o caso da organização do Museu Delmiro Gouveia. Não tive oportunidade ainda de conhecer o museu.

César Tavares disse...

O José Bandeira então prefeito, tb exerceu a função de dentista durante algum tempo. Político influente na região, chegou a ser Secretário de Viação e Obras Públicas do Estado e foi prefeito nomeado da capital Maceió.