Resgatando mais um antigo texto e dando uma nova roupagem com acréscimo de uma nova imagem cedida pela Bernadete Feitoza. Não sei se a fotografia "nova" é do mesmo evento. Mas por semelhança e aproximação no mínimo são conexas e correlatas.
Seria bastante interessante se as meninas citadas aparecessem por aqui e nos tirasse esta dúvida tão cruel.
Aguardemos.
![]() |
Bernadete Feitoza |
CONCURSO DE BROTOS 1969 (DELMIRO GOUVEIA-AL)
texto de César Tavares e postado originalmente em 21 de agosto de 2007.
Temos agora a contribuição da Marilene Medeiros que nos remete importantes e espetaculares registros fotográficos do passado social delmirense. Como não veio um texto explicativo cabe a nós divagarmos um pouco.
O Concurso de Brotos provavelmente deixaria as participantes bastante nervosas e apreensivas. Primeiro convencer os pais (geralmente severos) em liberar que as filhotas desfilassem. Passada esta difícil etapa suponho que começava a pesquisa em revistas de moda para a escolha do modelito. Feito à escolha era a hora de ir atrás da costureira. Isto é apenas especulação minha. Mas roupas de griffe(ou comprada prontas) naqueles tempos não era algo tão comum. Então vamos supor que a hipótese da costureira seja verdadeira. Provava-se a roupa, fazia-se um ajuste daqui outro daqui e no dia finalmente estava pronto ao gosto da freguesa.(hoje seria cliente) No dia da festa algumas horas antes se maquiavam e fazia-se o cabelo. E aí as “brotos delmirenses” estavam prontas.
Como chegavam até o clube? Eis aí um ponto que os comentários podem esclarecer. Havia poucos automóveis na cidade. Enfim chegavam de alguma maneira. E na hora do desfile, apesar de todas amigas e conhecidas, em seus corações adolescentes deveria bater sim alguma espécie de rivalidade(sadia, mas mesmo assim rivalidade).
O apresentador(hoje seria um MC) num determinado momento deveria parar o baile que rolava e num tom de suspense anunciava o desfile. O conjunto provavelmente tocaria algo no gênero Ray Connify e as beldades entrariam uma a uma na pista sob aplausos dos parentes e amigos. Depois todas entrariam juntas. E os jurados em tom sério atribuiriam as notas. Seria natural esperar lágrimas de emoção da vencedora e os abraços das amigas. Mas inevitavelmente haveria alguém a reclamar do resultado.
Para um texto ficcional até está crível. Neste ano especificamente eu ainda não tinha idade para ir ao clube.
![]() |
Marilene Medeiros |
Mas sem muito mais enrolada vamos as perguntas: A MarileneMedeiros (hoje uma jovem senhora, educadora em saúde pública(USP) e residindo em Aracaju) ou algum dos leitores ratificam a história? Claro que podem discordar totalmente e darem suas versões para os fatos. Para isto que temos o nosso democrático blog. E fica ainda o mistério para ser desvendado na identificação das outras moças concorrentes que aparecem na foto ou até mesmo de outras que participaram quem seriam elas? E os rapazes da banda que aparecem ao fundo na primeira foto quem são? Quem era o apresentador(a) do evento? Local do evento? Qual era o verdadeiro fundo musical? O sistema de votos era voto direto ou envolvia venda de bilhetes? Bem estas e outras questões ficam em aberto...
Que venham os comentários.
Comentário deixado no antigo blog Amigos de Delmiro Gouveia.
Na fotografia das quatro meninas, a primeira à esquerda é Maria Luisa, irmã de Nininho e filha de "seu" Mané Guilherme
Tairone Feitosa | Email | 19-04-2008 17:18:42