Resgatando mais um antigo texto e dando uma nova roupagem com acréscimo de uma nova imagem cedida pela Bernadete Feitoza. Não sei se a fotografia "nova" é do mesmo evento. Mas por semelhança e aproximação no mínimo são conexas e correlatas.
Seria bastante interessante se as meninas citadas aparecessem por aqui e nos tirasse esta dúvida tão cruel.
Aguardemos.
Bernadete Feitoza |
CONCURSO DE BROTOS 1969 (DELMIRO GOUVEIA-AL)
texto de César Tavares e postado originalmente em 21 de agosto de 2007.
Temos agora a contribuição da Marilene Medeiros que nos remete importantes e espetaculares registros fotográficos do passado social delmirense. Como não veio um texto explicativo cabe a nós divagarmos um pouco.
O Concurso de Brotos provavelmente deixaria as participantes bastante nervosas e apreensivas. Primeiro convencer os pais (geralmente severos) em liberar que as filhotas desfilassem. Passada esta difícil etapa suponho que começava a pesquisa em revistas de moda para a escolha do modelito. Feito à escolha era a hora de ir atrás da costureira. Isto é apenas especulação minha. Mas roupas de griffe(ou comprada prontas) naqueles tempos não era algo tão comum. Então vamos supor que a hipótese da costureira seja verdadeira. Provava-se a roupa, fazia-se um ajuste daqui outro daqui e no dia finalmente estava pronto ao gosto da freguesa.(hoje seria cliente) No dia da festa algumas horas antes se maquiavam e fazia-se o cabelo. E aí as “brotos delmirenses” estavam prontas.
Como chegavam até o clube? Eis aí um ponto que os comentários podem esclarecer. Havia poucos automóveis na cidade. Enfim chegavam de alguma maneira. E na hora do desfile, apesar de todas amigas e conhecidas, em seus corações adolescentes deveria bater sim alguma espécie de rivalidade(sadia, mas mesmo assim rivalidade).
O apresentador(hoje seria um MC) num determinado momento deveria parar o baile que rolava e num tom de suspense anunciava o desfile. O conjunto provavelmente tocaria algo no gênero Ray Connify e as beldades entrariam uma a uma na pista sob aplausos dos parentes e amigos. Depois todas entrariam juntas. E os jurados em tom sério atribuiriam as notas. Seria natural esperar lágrimas de emoção da vencedora e os abraços das amigas. Mas inevitavelmente haveria alguém a reclamar do resultado.
Para um texto ficcional até está crível. Neste ano especificamente eu ainda não tinha idade para ir ao clube.
Marilene Medeiros |
Mas sem muito mais enrolada vamos as perguntas: A MarileneMedeiros (hoje uma jovem senhora, educadora em saúde pública(USP) e residindo em Aracaju) ou algum dos leitores ratificam a história? Claro que podem discordar totalmente e darem suas versões para os fatos. Para isto que temos o nosso democrático blog. E fica ainda o mistério para ser desvendado na identificação das outras moças concorrentes que aparecem na foto ou até mesmo de outras que participaram quem seriam elas? E os rapazes da banda que aparecem ao fundo na primeira foto quem são? Quem era o apresentador(a) do evento? Local do evento? Qual era o verdadeiro fundo musical? O sistema de votos era voto direto ou envolvia venda de bilhetes? Bem estas e outras questões ficam em aberto...
Que venham os comentários.
Comentário deixado no antigo blog Amigos de Delmiro Gouveia.
Na fotografia das quatro meninas, a primeira à esquerda é Maria Luisa, irmã de Nininho e filha de "seu" Mané Guilherme
Tairone Feitosa | Email | 19-04-2008 17:18:42
10 comentários:
César, no post lemos ligeiras informações sobre Maria Luiza e Marilene. Você saberia algo mais sobre as outras? Como os Feitoza sempre se firmaram em Delmiro, possivelmente Bernadete resida por lá. Quanto a Noélia Urias, há algum tempo li no blog que ela é dentista, não sei se na própria Delmiro. São passados mais de 40 anos depois das fotos, então possivelmente algumas já tenham até netos. Eram garotas bonitas que bem representariam nossa cidade em qualquer concurso de beleza.
Paurílio o contato com elas é fácil via facebook. Peguei a foto da Bernadete por lá. Ela reside sim em DG.
César
Eu acho que é Maria do Socorro Firmino quem está entre Marileide Medeiros e Noélia Urias.
Paulo da Cruz
Eu estava nesse acontecimento. Lembro que quando Bernadete desfilava, o público ia ao delírio. Creio que Noélia também reside em Delmiro.
Caro César,
Conheci este blog através de uma prima de Salvador-BA, por causa do post sobre disco voador em Delmiro, achei super interessante e resolvi postar em nosso blog. Estou divulgando seu blog para meus familiares. Muito obrigado!
Grato pela visita e comentário Petrúcio. Já respondi seu email também.
César Tavares
César, aquela história dos pontos de ônibus...tem os pontos, "só não tem os ônibus" rsrs. Estava em Delmiro no final de semana próximo passado e a câmera indiscreta do meu celular flagrou Virgílio Gonçalves a se proteger do sol em um ponto de ônibus...acho que ele estava tirando um bom cochilo rsrs. Por esses dias enviarei as fotos para o blog. Atualmente os pontos servem de abrigo e também para os jovens fazerem farras regadas à Montilla e tira gostos regionais(preá por exemplo) rsrs. Voçê está intimado a postar material sobre o preá, caça?,muito apreciado pelos delmirenses.
Edmo é um bom texto. Mas que tal vc o escrever? Imagens vc já tem. E assim o blog começa a ficar animado novamente. Fico no aguardo do material.
abraços
César
Mas... afinal... quem ganhou o concurso?
Ricardo
Postar um comentário