quarta-feira, 23 de maio de 2012

Uma Delmiro Gouveia com ares londrinos(Fog no sertão das Alagoas)

Uma Delmiro Gouveia com ares londrinos. “Fog” em pleno sertão das Alagoas? Para quem não é da região pode até parecer estranho o fenômeno. Mas afinal na “Macondo Sertaneja” tudo é possível.

A cerração/neblina(fog) acontece em algumas manhãs entre os meses de maio até julho. Nos meus tempos delmirenses, Lembro-me, por vezes, que era tão espessa que tinha até mesmo dificuldade de enxergar o final da rua. Convenhamos que dá um charme especial nos trazendo um certo ar de romantismo ou até mesmo mistério.

As imagens foram capturadas pelas lentes do nosso colaborador/leitor Tiago Moreira dos Santos, que gentilmente nos autorizou a publicação.


E aí você já teve o privilégio de presenciar tais cenas? Quais suas lembranças? Deixe seu recado.

Agora é com vocês.







11 comentários:

Edmo Cavalcante disse...

César a primeira foto eu mostrei a um colega da repartição e ele achou muiiiiiiiiiito bonita rsrs. É isso aí...o sertão é sêca, é cheia, é calor mas também tem a época das temperaturas amenas. Lindas fotos. Parabéns ao Tiago. Em julho de 1996, durante a madrugada, os termômetro marcaram 16 graus centígrados. Creio que foi um recorde em temperatura baixa na nossa queridaaaaaaa macondo.

Anônimo disse...

Edmo estava pensando tb em inserir nesta postagem o vídeo que vc fez e postou no face? Há uma certa similitude contextual. O que achas?

César

Edmo Cavalcante disse...

César, é muito interessante tudo isso. Penso que seria muito bom colocar o meu vídeo, é uma forma de voltar no tempo ao vivo(?) e a cores. Tá lá registrado...como estava Delmiro Gouveia no dia 24 de julho de 2011 às 11:00 hs. Tá lá...estava daquele jeito. Saí a pedalar num Domingo chuvoso e frio e, é claro, aproveitei para filmar. Uma certa nostalgia bateu em mim. Como sabes, dia de domingo em Delmiro, parece que as pessoas se escondem rsrs. O vídeo é mais longo e em um determinado momento minha câmera capta o som do apito de 11:45. Estava um silêncio divino naquele momento e eu pude "curtir" o apito da fábrica. Se quiseres te envio o vídeo completo. Depois do açude grande saí a filmar a cidade...desculpa rsrs a macondo. Gostaria de saber do Tiago a data que ele tirou estas fotos simplesmente belas.

Paulo Roberto disse...

Amigos, nesses períodos, para quem entrava as 06 horas na fábrica e tinha que acordar as 05 horas era pra xingar de Pedro do Padre, Zé de Natércia e Zé Lima(supervisores da tecelagem)ao acordar até a hora de bater o cartão e começar as bricadeiras com os demais colegas.

Paurílio disse...

Nunca imaginei que a nossa Macondo chegava a mostrar essas paisagens. Pra que Serra Gaúcha? Vamos ficar por aqui mesmo.

Anônimo disse...

Esse fog é truque de foto-shop.

André disse...

Em 1979/80, lembro-me que tinha aula obrigatória de educação física com o Sargento Alceu, acho que era este o nome. No intervalo ou antes de começar a 'ginástica' como chamávamos,calçado do famoso KICHUTE, tinha sempre uma pelada no parco gramado do ginásio com traves de 'pedra' e acho que era antes das 07 da manhã, tendo pego muitas vezes cerração igualzinha a estava. Achava que estava extinto tal fenômeno em DG, que aliás, achava muito bonito...

Diego disse...

Só vi imagens assim em Delmiro no período entre a madrugada e a manhã... 6, 7 horas o sol já dissipa a neblina.
Mas sem sombra de dúvidas são imagens lindas

Anônimo disse...

O blog não acabou(ainda). No aguardo de material interessante para postar. Caso não apareça nada novo, devo nos próximos dias fazer algum resgate costumizado de postagens antigas.

Grato e abraços a todos.

César Tavares

Anônimo disse...

Boa noite, não sou desta cidade, mas no entanto meu avô era. O Tiago Moreira dos Santos, tem o mesmo sobrenome do meu avô que se chamava Antonio Moreira dos Santos e morava em São Paulo. Os irmãos dele ainda moravam nesta cidade. Só lembro dos nomes de alguns deles, pois vieram para São Paulo quando ainda era criança: Losa, Antonia Moreira dos Santos e ele tinha outro irmão, mas não lembro o nome. Ele tinha sobrinhas com o nome Maria Aparecida Moreira Silva, algum de vocês conhecem eles, o nome é familiar? Estou tentando encontrá-los. Obrigada, Gláucia.

TiagoXX18 disse...

Querido Edmo as fotos foram tiradas exatamento no dia 7 de agosto de 2011. Carissimo Paurílio ainda temos a região serrana que fica entre Água Branca e Mata Grande onde este clima magnifico se propaga pelos meses frios. Anônimo apesar de ser um ás no photoshopping não careço de modificações as fotos são as capturadas pelas minhas lentes. Diego as fotos sim foram tiradas no inicio do dia até por que o sol dissipa toda essa beleza rapidinho rsrs... Gláucia segue adiante um link com minha arvore genealógica se conhecer algum podemos unir nossas arvores monte a sua sera muito legal, http://www.myheritage.com.br/site-family-tree-123020752/moreira-dos-santos.