quinta-feira, 16 de agosto de 2012

DELMIRO GOUVEIA: " O SENADINHO" UM JORNAL QUE MARCOU ÉPOCA.

Trazemos hoje um espetacular resgate de parte da historia da cidade de Delmiro Gouveiao. Trata-se da cópia de um exemplar do jornal " O SENADINHO". (edição nº 05 de agosto/1985)

Este jornal começou a circular na nossa "Macondo Sertaneja" no ano de 1985. Eu não tive o privilégio de lê-lo naquela época. Fazia quatro que eu tinha vindo para o Recife. E a primeira vez que ouvi falar no mesmo foi em janeiro/2012, num rápido papo com o meu primo Adeilton Mafra.

E agora o Eduardo Menezes(que colabora conosco) há exatos dez anos, nos traz esta verdadeira relíquia. São 12 páginas com notícias de tudo o que rolava na cidade. Desde a política paroquiana até eventos sociais e esportivos. 

Eu, particularmente curti bastante as páginas dos anúncios. Muito interessante também foi relembrar nomes de pessoas bastante conhecidas. Algumas ainda em plena atividade. 

Seria interessante se alguém tivesse guardado as outras edições de " O SENADINHO" e nos enviasse para publicação.

Ficam as perguntas:

Por quanto tempo circulou o jornal?

Qual era sua tiragem? Qual o impacto que o mesmo causava na então sociedade delmirense?

Suas notícias eram comentadas de boca em boca?

E por aí vai...
Bem, agora é só matar parte das saudades daquilo que ficou há, exatos, 27 anos.
Agora é com vocês.

PS: PARA MELHOR VISUALIZAÇÃO BASTA CLICAR EM CIMA DAS IMAGENS. SUGERIMOS TAMBÉM BAIXAR PARA O SEU COMPUTADOR PARA APRECIAR EM TAMANHO ORIGINAL. 



25 comentários:

Anônimo disse...

Olha, não lembro deste jornal em circulação nesses idos dos anos oitenta, como era a circulação deste veículo informativo: era entregue as pessoas consideradas gradas na cidade gratuítamente, ou era vendido na banca de jornal que ficava(ou fica ao lado do antigo Cine Real.

Reginaldo de Bastião.

Edmo Cavalcante disse...

Que maravilha, parabéns ao Eduardo por disponibilizar esse jornal que é uma parte da história delmirense. Da página de anúncios eu copiei:SALÃO ”A TESOURA MÁGICA”
Corte seu cabelo com o popular “Tipó” e fique parecendo um príncipe.
Trav. Castelo Branco,20 rsrs eu cortava cabelo com o Tipó, e certa vez o Tipó destraiu-se e mandou ver tesouradas. Quando me dei conta o meu cabelo estava bem curtinho. Moral da história: NUNCA MAIS CORTEI O CABELO COM O POPULAR TIPÓ rsrs

Paurílio disse...

César, nos dias atuais é editado algum jornal em DG?

Eduardo Menezes disse...

Olhando a seção dos patrocinadores encontrei a AVÍCOLA SOUZA e me lembrei de um episódio:

Certa vez fui comprar uma cacarejante e no interior da avícola tinha alguns passarinhos em suas respectivas gaiolas.
Kelly, que tinha ficado no carro, me chamou e perguntou:
- Como é o nome daquele pássaro preto?
Voltei e repeti a pergunta de minha filha ao Alexandre, que estava do outro lado do balcão.
- Como é o nome daquele pássaro preto?
E ele simplesmente respondeu:
- Pássaro preto!
A resposta me pegou de surpresa, então comentei:
- Sim, tô vendo que ele é preto, mas tô querendo saber o nome.
E ele ratificou.
- Pássaro Preto, o nome dele é Pássaro Preto.
...
- Eu quero uma galinha (mudei o assunto, rsrsrsrsr).

Anônimo disse...

Paurílio não sei te informar.


César

Edmo Cavalcante disse...

Na última página,o SENADINHO anuncia IVANILDO E O SAX DE OURO no Vicentão. Fui a vários bailes do IVANILDO, aliás...acho que naquela época fui a todos os bailes rsrs entre algumas lembranças do Clube Vicente tem o Nelsão(http://www.noticiasdosertao.com.br/ultimas/entrevistas/3368-EXCLUSIVO-ENTREVISTA-COM-NELSO.html) abrindo os bailes dos Dissonantes e do grupo Fantásticos de Paulo Afonso.

Eduardo Menezes disse...

Eu me lembro desse Nelsão, o cabelo dele era bem mais enrolado do que tá nessa foto da entrevista. Usava um tipo de pente chamado de "garfo", o cabo era de madeira e os dentes, 5 ou 6, eram de arames grossos e tinham de 15 a 20 centímetros de comprimento. Para pentear enfiava o pente no cabelo, perpendicular a cabeça, inclinava e puxava. O cabelo ficava bem alto parecendo um "balaio" rsrsrsr.
Quando o Nelsão estava dançando, ele dava umas paradas, ficava esticado e caía de costas, como uma tábua. O cabelo dele protegia a cabeça quando batia no chão. Isso pode ser visto no vídeo, que Nelsão participou, da música Punk da Periferia, de Gilberto Gil, que foi mostrado no Fantástico em mil novecentos e antigamente.
Procurei o vídeo na internet, mas não achei, se alguém encontrar coloca o link aqui, gostaria de ver de novo.

Anônimo disse...

Não havia um cantor chamado "Assisão" que lembra a descrição feita pelo Eduardo em relação ao Nelsão? Ou estou misturando tudo?

César

PAULO ROBERTO disse...

O SENADINHO fazia oposição ao governo municipal deJosé Serpa, era interessante, embora marrom.kkkkkkkkkkkk

Edmo Cavalcante disse...

César, o Assissão é cantor forrozeiro. O Nelsão é dançarino "sexy machine"...a semelhança é pura coincidência capilar rsrs

Edmo Cavalcante disse...

Paulo Roberto, era um jornal ou um comitê eleitoral? kkkkkkk

Anônimo disse...

Edmão na mesma linha dos "ãos" será que vc ainda lembra do Fidelão?

César .

Edmo Cavalcante disse...

kkkkkk quem cargas d'água é Fidelão? Lembra aí César!

Anônimo disse...

Fidelão era um lutador de luta livre que apareceu por lá fazendo umas demonstrações. Será que alguém ainda lembrava disto?

César

Edmo Cavalcante disse...

Fidelão não lembro...mas lembro que certa vez o ultra estúpido Arnaldo não sei de quê(lutador de karatê), obrigou um funcionário do parque de diversões a ficar balançando o alvo para ele atirar com espingarda de chumbinho kkkkkkk outra vez ele tentou quebrar 10 telhas com um soco e por pouco não quebrou a própria mão.

Paurílio disse...

Conheci Fidelão em Paulo Afonso. Lá ele fez alguns espetáculos enfrentando lutadores da Bahia e de Pernambuco. Um circo chegou para uma temporada na cidade e fez anunciar que o lutador iria enfrentar um leão. Interessante é que o próprio Fidelão percorria as ruas da cidade sobre uma caminhonete, em trajes a la gladiador, fazendo a propaganda. Não deu outra. À noite o circo estava lotado. Pobre leão. Fidelão usava uma espécie de tridente ligado à eletricidade e fustigava o coitado do animal que a cada espetada urrava horrivelmente e se urinava. O bichano se entregou, se encolheu num recanto da jaula e Fidelão venceu. (Assim me contaram, eu não estava lá). Não sei se na época já havia a Sociedade Protetora dos Animais...

Paurílio disse...

César, há alguns dias fui de Aracaju a Paulo Afonso e passando por Delmiro vi uma propaganda de EDMO OLIVEIRA como candidato a vereador. É um dos frequentadores deste blog?

Edmo Cavalcante disse...

Paurílio, Edmo Oliveira é candidato a vereador e corretor de imóveis em Delmiro. Tem outro Edmo Oliveira(apelido: Garoto) que é professor de química aqui em Maceió. O Edmo que frequenta assíduamente o blog sou eu, Edmo Cavalcante.

Anônimo disse...

Edmo tá vendo só que o Fidelão não era invencionice minha. O Paurílio lembrava de tal figura. Edmo Cavalcante o Edmo "Garoto" Oliveira era um grande colaborador nas primeiras edições do blog. Nos enviou bastante material. Há bastante tempo ele não comenta por aqui. Mas é uma grande é colaborativa figura delmirense. Estive com seu irmão Gonçalo em janeiro/2010 em DG.

César

Edmo Cavalcante disse...

kkkkk César, eu lembrava da figura só não estava associando o nome. Lembro do Fidelão em cima de uma Rural a desfilar pela Av. Castelo Branco e a meninada eufórica correndo atrás e gritando. O Edmo Garoto e outros personagens delmirenses estão com preguiça rsrs de participar do bate papo do blog...rapazzzz quem eu nunca mais vi foi o gonguinha(Gonçalo)

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Eu lembro, embora vagamente, do Fidelão. Lembro também de já ter ouvido essa história do leão no circo, em Paulo Afonso.

Paulo da Cruz

Paulo Roberto disse...

Edmo Cavalcante,
o cara que lutava caratê, é o Nadinho Boró, irmão de Renato.

André disse...

Que bom saber que este famoso blog ainda ESTÁ VIVO...

Anônimo disse...

So if you truly need to have a superior ab belt, right here are some choices which you can take into account.



My web-site :: Flex Belt Discount