terça-feira, 8 de setembro de 2015

Delmiro Gouveia e Educação na Pedra(Prof. Edvaldo Nascimento).

O professor Edvaldo Nascimento está desenvolvendo pesquisa sobre a Vila da Pedra e a Educação no período de 1930 a 1950. Tendo publicado o Livro "Delmiro Gouveia e Educação na Pedra" e com o objetivo de incluir mais um capítulo sobre a educação na Pedra, o mesmo solicita informações de pessoas que possam dar depoimentos, documentos e fotografias da escola Delmiro Gouveia.


Edvaldo Francisco do Nascimento
(82) 9 9925-4182
         3641-1326




Transcrevemos abaixo íntegra do  resumo do livro publicado pela editora do Senado:


O título do livro de Edvaldo Francisco Nascimento é autoexplicativo: a educação do homem sertanejo. O jogo de palavras e significados está na Pedra, símbolo de uma educação do homem nordestino cantada em poema de João Cabral de Melo Neto e o nome da fábrica criada pelo industrial Delmiro Gouveia. Não uma educação perdida no mapa e no calendário, mas localizada no projeto de modernização e industrialização do interior de Alagoas ao tempo de Delmiro Gouveia. O empreendimento industrial do homem que fundou a Fábrica da Pedra e como se realizou o processo pedagógico e civilizatório dos homens, mulheres e crianças em torno da sua indústria foi o desafio maior do professor Edvaldo.
            Baseado numa visão do estudo da história social de forma moderna, apoiado em autores como Le Goff, Braudel e Marc Bloch, entre outros, o prof. Edvaldo pesquisou em arquivos públicos como o da Fundação Joaquim Nabuco, Museu Regional Delmiro Gouveia, Arquivo Público de Alagoas e o Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas, além de entrevistas com ex-operários e moradores da Pedra.
            O livro faz uma breve biografia de Delmiro Gouveia, desde a infância, primeiros empregos, o regresso forçado ao sertão, passa pela análise da educação na República Velha, a conjuntura sociopolítica da Alagoas naquela época até chegar ao estudo profundo das condições de ensino e do cotidiano na Pedra, suas consequências e um aprofundamento das novas relações sociais e educacionais.
            Professor das redes Municipal e Estadual de Ensino no município de Delmiro Gouveia (AL), e membro fundador da Fundação Delmiro Gouveia, Edvaldo Francisco do Nascimento graduou-se em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB, onde também fez especialização em Psicopedagogia. É Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e doutorando em Educação(UFPE)


fonte: http://livraria.senado.gov.br/todos-os-livros/delmiro-gouveia-e-a-educac-o-na-pedra.html


Um comentário:

Paurílio disse...

Adquiri o livro logo que foi lançado. Excelente obra. Aliás conheci o professor Edvaldo quando, certa manhã, nas minhas caminhadas nas pistas dos bosques da UFPE, me deparei com ele que estava a caminha da faculdade onde faz o doutorado. Eu já tinha visto o professor numa reportagem no jornal Folha Sertaneja, de Paulo Afonso, então foi fácil identificá-lo. Apresentei-me e batemos um papo rápido.