sexta-feira, 11 de julho de 2008

Praça da Igreja Velha em Delmiro Gouveia ou Macondo em Nova Roupagem

O texto e as imagens de hoje ficam por conta do nosso colaborador Ronaldo Lima. E os comentários são por conta de vocês. Afinal o local fotografado por ele é bem conhecido por todos nós. E que venham as histórias, as críticas e/ou elogios as interferências paisagísticas no entorno da velha igreja consagrada à padroeira da cidade: Nossa Senhora do Rosário.

Caro César,

Estive em Delmiro de 23 a 29 de Junho e aproveitei para fotografar a nova praça da igreja velha, pena que viajei às 14 horas e a inauguração estava prevista para as 18 horas. As fotos feitas por volta das 10 da manhã e ainda tinha muitos operários trabalhando na mesma.

Abraços

Ronaldo Lima


15 comentários:

Anônimo disse...

Sempre achei que DG. merecia algo mais que um horizonte empoeirado e algumas algarobeiras esturricadas enfeitando a paisagem. quem visita e compara com fotos do passado vê que melhorou e muito.Há quem discorde alegando que a natureza da cidade foi desvirtuada e invadida por árvores não nativas.(teríamos então que criticar quem plantou as Tamarineiras e as mangueiras que num passado distante vieram da índia no processo de colonização) Gosto de ver a cidade sendo conduzida numa rota de progresso urbanístico e ambiental semelhante às maiores do País.

Anônimo disse...

Oi testando

Anônimo disse...

Antigamente, ao redor da igrejinha, aconteciam as festas de fim de ano, as chamadas festas de largo. As ruas José de Alencar, Rio Branco, Floriano Peixoto com o muro da fábrica formavam um grande quadrado e no meio a igreja. Além da igreja não havia outra construção na grande praça e isso perdurou por muitos anos que para se ter uma idéia, veja-se a foto antiga que César colocou abrindo o blog, nela aparece toda a área onde está a igreja velha. Aos poucos a paisagem foi se modificando e agora, pelas fotografias, mais um ponto em Delmiro que chama a atenção pela beleza. Vamos torcer para que os responsáveis zelem pela permanência dessa beleza. Seria bom mesmo uma fotografia aérea da praça moderna para compararmos com a foto antiga.

Anônimo disse...

Parabens ao atual administrador de DG pela obra, realmente é fantástica e concordo plenamente com os comentários anteriores, nada foi demolido, apenas colocaram no entorno da nossa velha catedral uma bela praçinha, digna da nossa macondo, PARABENS!!!
em tempo: tive lá esta semana e constatei in'loco realmente é mt bonita.

Lima disse...

E a tradicional festa da Padroeira como vai ficar, pelo que vejo nas fotos nao tem como armar o tradicional parque as barracas enfim a praça sem duvida esta bonita e por equanto é funcional, mas será que será conservada...

Ricardo Dreia Ramos de Menezes disse...

Que crítica posso fazer em relação à praça? O que existia, antes, ao redor da igreja? O NADA. Exatamente isso: O NADA, ou o QUASE NADA. O quase nada fica por conta daquele horrendo piso cimentado, com rachaduras, que todos chamavam de Rinque (ou Ringue, ou sei lá o que!). Se é para tudo ficar eternamente intácto, então nem deveria ter existido a Vila da Pedra e toda a área deveria ser eternamente ocupada por chic-chiques, mandacarus, baratas d'água e vagalumes. Nada contra a fauna e flora local. rs...

Micro Center disse...

Amigo César feliz daquele que eternizou o ditado nem mesmo cristo agradou a todo mundo,e seu amigo aqui, acha que, gosto não se discuti apenas se lamenta ,quanto a execução desta obra ficou linda. Eu ainda tenho em meu braço uma marca daquele terreno baudio que ali existiu, voltando de uma bricadeira na noite de sete de setembro de 79, uma cerca de arame farpado, que empedia sem nenhum aviso a passagem de alguém... Na velocidade dei de cara com a minha bicicleta caloi nova e quase quebrei os meus braços, final da cena fui para casa me arrumei e fui ao baile no vicente . forte abraço cesar. Francisco sales. Campinas Sp.

Luiz Orleans disse...

Está difícil entrar no BLOG

Anônimo disse...

Luiz caso tenha dificuldade pode postar na opção anônimo e no meio do texto caso não queira ficar "no anonimato" é fazer o que o Fabrício(Francisco Sales) fez: basta inserir o nome.

Paulo da Cruz disse...

Como deverei ir à DG ainda este mês deixarei para depois os comentários sobre essa mudança visual na cidade.

Anônimo disse...

Os meus comentários virão na proxima semana em virtude de que deverei ir à terrinha rever familiares e amigos de outros tempos. E aproveitar para conferi de perto o seu desenvolvimento.
Abraços a todos do blog.

Luiz Orleans disse...

Escrevi um comentário até significativo, mas esse foi tragado pela voraz besta da desinformação digital (risos). Eu me perdi totalmente na hora de postar. Mas, apesar de toda a lerdeza, eu cosnseguirei, ou melhor, já consegui fazer, mesmo com muita dificuldade, alguma indagação. No mais, estou tentando ir a DG no mês que vem, onde implantaremos um Banco de Germoplasma do Umbuzeiro melhorado, ao qual denominamos Proj. Umbu Cavalão - árvores andantes, nome que sugere a movimentação de variedades de plantas pelo nordeste. Vou ter o maior prazer de observar esse 'toque' de maquiagem que a velha Igreja da Vila recebeu da municipalidade. No mais, viva o Rei, ou Viva o Bastardo, melhor: Viva todos os que temos o que dizer.

Anônimo disse...

testando..

Anônimo disse...

ficou muito bonita a praça,espero que não descaracterize a capela,só
sinto saudade do campo de peladas que tinha ao lado,onde formou grandes graques ao longo dos anos.

Anônimo disse...

Alguém tem fotos antigas das ruas e praças delmirenses (com referência e ano). Caso tenham, por favor, entrem em contato comigo por email geo-urbano@hotmail.com

Regís