quarta-feira, 2 de julho de 2008

Passeios numa bucólica Delmiro Gouveia (Anos 50)

Nos blogs anteriores (cujos links encontram-se no rodapé desta página) já postamos algumas fotografias desencavadas dos fundos dos baús macondianos, onde há imagens deste recanto delmirense e de onde, provavelmente, foi inspirado o nome original do então lugarejo: Pedra.

Não é uma pedra tão imensa quantas outras tantas que há por este imenso país. Mas era a nossa pedra. E em torno dela giram algumas lendas: que em sua pequena gruta abrigavam-se (ou acoitavam-se) cangaceiros; para outros era um local meio que mal-assombrado pela proximidade do Açude Grande, com diversas histórias de afogamento. Em todo caso era um lugar onde algumas pessoas faziam passeios ou mesmo piqueniques (será verdade ou estou exagerando para o assunto ficar comprido?) (risos)



Vamos então ao email e as imagens enviadas pelo nosso colaborador André (Rondonópolis/MS)

César

Mais algumas fotos de passeio a Delmiro, feito por minha mãe e minha tia que moravam em Petrolândia/PE nos anos 50. Lugar também bastante comum por aqui no blog.

André

4 comentários:

Anônimo disse...

A pedra bem na beira do açude já apareceu aqui no blog várias vezes. Como já comentamos, era o local melhor para passeios, piqueniques aos domingos ou feriados. Nas poucas vezes que vou a Delmiro, tenho desejo de ir àquele local, matar a saudade... Porém nem sei mais como chegar lá. Agora toda aquela área é cercada, propriedade do Lula Cabeleira, ficando difícil o acesso.
- - Agora uma curiosidade: a jovem que aparece na última fotografia, parece a Marta Rocha num daqueles desfiles concorrendo o miss universo, apenas faltou o sapato alto e a passarela.

Anônimo disse...

O comentário anterior foi feito por PAURÍLIO. Não tem porque ficar no anonimato. Apenas errei ao clicar na opção. Ainda estou me familiarizando com o novo sistema.

Paulo da Cruz disse...

Histórias envolvendo locais pitorescos, como esse visto nas fotos, sempre fizeram parte do imaginário das pessoas de cidades do interior. A Pedra Velha não poderia fugir a regra. Nossa Macondo sempre teve alguns lugares pitorescos no passado. Será que isso continua acontecendo? Estou planejando uma viagem a DG ainda este mês e terei oportunidade de fazer algumas fotos. Vou tentar capturar algumas imagens que talvez provoquem uma maior quantidade de comentários, o que no momento anda fazendo falta. Eu pelo menos estou sentindo ausência de muita gente por aqui.

Anônimo disse...

Legal após alguns dias férias voltar e encontrar este montão de comentários(risos). Pois é Paurílio tb achei-a meio parecida com as misses que fizeram tanto sucesso por aqueles anos 50: Marta Rocha e Adalgisa Colombo.