sábado, 28 de junho de 2008

Ruas delmirenses: Progresso era seu nome.



Abrindo, oficialmente, os posts temos mais uma espetacular colaboração do Ivã Balbino. Uma antiga imagem da rua do Progresso, depois denominada Carlos Lacerda e atual Av. Presidente Castelo Branco. Ou seja: mudava-se o nome de acordo com quem dava as cartas na política nacional.

Era, e ainda é, a principal artéria da nossa Macondo sertaneja. Hoje, mais do que nunca, talvez o seu nome original faça jus. O progresso pode se ver em cada canto. Praticamente não resta mais nada desta imagem onde havia casas comerciais simples com duas ou três portas. O detalhe é que todas eram muito parecidas entre si. Atualmente as lojas são bastante semelhantes com as encontradas nos grandes centros. É a globalização para o bem ou para o mal. Talvez os puristas, conservadores e saudosistas reclamem. Mas é o "progresso".

Um detalhe curioso é o jeep. Um único veículo motorizado na avenida. E aqui vai uma mera especulação minha: seria o famoso carro do Dr. Ulisses Luna? Ou serei contestado?

Segue cópia do email enviado pelo nosso colaborador(o cabra nem de Delmiro é) e, no entanto, faz um esforço enorme para manter este espaço no ar. E merecedor de abrir o blog com novo endereço.

Caro César,

Lendo umas das suas notas, vi um pouco de desânimo e nao vejo razão para isso. Meu AMIGO, mesmo não sendo DELMIRENSE, vibro todas as vezes que leio os comentários dos seus amigos. Que eles não sejam muitos mas que sejam verdadeiros. Vou mandar mais esta foto para refoçar os comentários dos AMIGOS DE DELMIRO, viu? Vamos ver o quanto rendera. rsrsrsrs

Grande abraço!
Ivã

Agora é com vocês.

PS: Neste novo formato de blog as fotos(ainda) não podem ser publicadas em tamanho maior do que o apresentado. Para quem quiser ver a fotografia com riqueza de detalhes basta clicar com o botão direito em cima da mesma e a salvar em seu pc. E aí ela é restaurada em seu tamanho original. O leitor fazendo isto poderá se ater a alguma minúcia interessante e a socializar via comentários.

14 comentários:

Paulo da Cruz disse...

César, foi uma grata surpresa deparar-me com um novo endereço do Blog. A foto não poderia ser melhor para iniciar essa nova fase. Afinal a Rua do Progresso, a essas alturas já devia ser Av. Carlos Lacerda, era o Centro da cidade. Foi com muita saudade que lembrei de lugares muito conhecidos: o bar de Maninho, a sorveteria de Zé Raul, a farmácia de Seu Quinzinho, o hotel de Luíza, etc. Já copiei a foto a anexei a minha coleção.

Anônimo disse...

Paulo não sei se vc conseguiu abrir a fotografia em seu tamanho original. Mas na mesma é possível ler claramente os nomes de quatro estabelecimentos:Central, Guanabara Móveis, Casa Santana e Lojas Esperança. Perguntas: quem seriam os proprietários? E em qual ramo de negócios atuavam?

Paulo da Cruz disse...

Vamos lá. Hotel Central, de Dona Luíza; Casa Santana, de Seu Inácio, pai de Jane; Loja Esperança, de Antônio "Beicinho"; Guanabara Móveis, não sei, talvez Abrahão saiba. No local onde ficou sediada a Guanabara Móveis funcionou a loja de tecidos do Sr. Antônio Marques, irmão do Sr. David Marques (Seu Davizinho). O estabelecimento vizinho a Casa Santana, com um poste na frente era do pai de Zete, Zulma e Zito. Nele funcionou um bilhar e um bar. No prédio onde está estacionado o "jeep" funcionava o conhecidíssimo bar de Maninho. Não creio que o automóvel fosse do Dr. Ulisses Luna. Dificilmente ele estacionaria seu carro em frente a um bar. Após a farmácia de Seu Quinzinho (a prefeitura funcionou no primeiro andar) ficava a loja de tecidos de Paulo, um pernambucano que fixou residência em DG. Essa loja foi depois vendida a um comerciante de Água Branca (não consigo lembrar o nome) que chegou a ser candidato a governador de Alagoas. Após a loja de Paulo a famosa "A Queirozina" de Seu Adão. Ultimamente vi suas duas filhas aqui em Maceió. O estabelecimento seguinte era a loja do Seu Zé Alves, pai de Edson,Gilda,Gildete, Eraldo e Betinho. Na sequência o bar e bilhar do Seu João do Jogo. A seguir a loja de Seu Antônio Exalto, avô de Tonhão, e por último, na esquina o estabelecimento comercial de Seu Nozinho, irmão de Seu Adão.

Anônimo disse...

César e demais:

O Jeep poderia ser também de "Seu" Zé Lima, marido de Dona Isaura,pai de Gracinha (casada com Zé Adauto dos Correios). Ele residia na rua do ABC, e viajava muito para sua fazenda no Sinimbu, onde passei muitas férias caçando. Era muito amigo de meu pai, Zé Alves.
Paulo: o comerciante de Água Branca era o Antõnio Grilo.

Abraços
Eraldo

Anônimo disse...

Parabéns Cesar!!
Este novo layout ficou mais leve e muito mais atual. Isto mostra a sua vontade de não deixar morrer este espaço que fez com que tantos Delmirenses se reencontrasse.
Quanto ao Jeep, não é mesmo o de Dr. Ulisses, ele era único na cidade, ano 1959, 4 cilindros. Esse modelo era e continua sendo raridade dada a peculiaridade do motor de 4 cilindros montado originalmente na carroçeria a qual havia sido reestilizada naquele ano e permaneceu até o final da produção do Jeep em 1983 pela Ford.

Anônimo disse...

Eraldo e Ailton:
~
Não sei precisar o ano mas lembro tb que os Sr. João Canuto(avô da Aline do RJ) tinha tb um jeep. E na casa de D.Lindaura onde íamos buscar o leite pela manhã o mesmo era trazido por um jeep.

Anônimo disse...

Cesar, realmente existia muitos Jeeps em nossa cidade, mas com as características do Jeep de Dr. Ulisses, só existia o dele mesmo.

Anônimo disse...

Ver o antigo mercado publico no final da fotografia foi de uma satisfação imensa, em outros tempos sempre aos sabados ia nesse local levar alimentos para uma pessoa da familia e ficava observando o cotidiano daquelas pessoas as vezes sem entender nada.
saudades de um tempo magnifico em nossas vidas em DG.

Anônimo disse...

Cezar adorei saber que o blog continua firme e forte eu so não gostei foi do que eu escultei quando fui ao antigo mercado do Derby hj quartel do derbi procurando saber do passado do mesmo e eles não tinham o material devido pra ser sincero eles não tinha material algum de quando erra o mercado do derbi fico triste mais conformado por que tudo foi incinerado mais não custava nada a nimguem ir atraz de mas informação bjs a todos que visitam o blog...

Anônimo disse...

César, fotos antigas da nossa Delmiro Gouveia como essa da rua do Progresso, me fazem voltar no tempo, com meu coração saudosista. Saudosista, sim, porque quando deixei a minha terra, ainda menino, ela era de aspecto simples, pobre, bem diferente da Delmiro dos nossos dias, desenvolvida e hoje entre as maiores do Estado de Alagoas. Eu a vi daquele jeitinho da foto. Andei naquela rua, na feira que era ali mesmo, vendo o trem chegar e partir... Saudades... Vi a minha terra chegar a emancipação e ainda menino fui, com grande multidão, em grande festa, para a rua 13 de Maio esperar o Dr Antenor que vinha de Maceió trazendo a notícia para a nova cidade que até então era distrito de Água Branca. Fotos velhas, amareladas têm história.

Anônimo disse...

No comentário anterior falei sobre a emancipação de Delmiro. Tenho uma revista que traz cópia da folha do Diário Oficial contendo a Lei Estadual que criou o município de Delmiro Gouveia. É a de nº 1628, de 16 de junho de 1952.

Eduardo Menezes disse...

A placa com o nome RUA DO PROGRESSO ainda existe, está pregada em uma casa que fica em uma fazenda de propriedade de Eliseu Gomes (Leleu).

Anônimo disse...

Alguém sabe dizer o ano dessa foto da Rua Progresso onde aparece o suposto geep do Dr. Ulisses Luna?

Unknown disse...

Boa noite. Parabéns. Local onde nasci contou meu pai Adalberto Moreira da Silva dos Correios