quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Delmiro em revista

Caro César,

Esta foto eu achei numa revista. Olhei na contracapa e provavelmente é de 2002. Dá para ter uma idéia de como esta hoje a cidade. Mas desta foto para cá já mudou muita coisa. Lá no cantinho ainda se vê a entrada do Ginásio.

Abraço

Leo.

Caro César,

Resolvi “escanear” mais algumas fotos da revista. Não sou de nenhum partido político da região. Apenas estou mandando as fotos com a intenção de mostrar como era Delmiro em 2002. Mando mais fotos de outros bairros depois.

Abraço

Leo.

O nosso colaborador Leo Oliveira nos enviou mais dois emails. O material parece-me que é parte da revista de “prestação de contas da PMDG em 2002”. A publicação do mesmo por aqui se dá apenas pela nossa curiosidade e hobby em falarmos sobre as coisas da nossa Macondo. Não há nenhuma conotação política da minha parte. Nem para fazer apologia ou criticar qualquer gestor passado ou atual. Para mim é totalmente indiferente, afinal não voto na cidade Também não critico quem faz isto no espaço do blog. Não há censura da minha parte. Apenas questão de estilo e respeito à liberdade de expressão.

Mas deixando esta introdução tão chata e formal vamos ao que interessa.

Não consegui “enxergar poesia” em tais ruas. Quando falo em “poesia” é no sentido figurado. Como são ruas novas não há uma identificação pessoal com elas. Nas ruas da nossa infância sempre há um quê diferente. Afinal era nelas em que brincávamos de bater pelada, de esconder-se, de garrafão, de roubar bandeira... ou até mesmo colocarmos uma cadeira em frente da casa no final do dia para ver a vida passar (e por que não falar da vida alheia?). Mas, certamente, os moradores das ruas que aparecem por aqui vejam as coisas com outras cores, o que é perfeitamente compreensível.

No entanto, leitores, eis que constato que estamos ficando “velhos”. Pois algumas das ruas foram nominadas homenageando pessoas que conhecemos em vida tais como os senhores Eliseu Gomes e Dr. Luiz Luna. Até então me sentia “jovem”, pois não conhecia os que recebiam a honraria de transformarem-se em artérias delmirenses. Rui Barbosa, D.Pedro II, Castelo Branco... todos figuras históricas e perdidas na poeira do tempo.

Então os desafios do post de hoje são:

O que você lembra ou sabe dos personagens que deram nome às novas ruas macondianas? Ou quem você conhece para quem estas ruas têm um sabor de infância?

Enfim, deixe o seu recado.






11 comentários:

César Tavares disse...

Grato mais uma vez ao Leo. Lembramos mais uma vez que para melhor visualização das fotos basta clicar em cima das mesmas que elas abrirão em tamanho maior.

Anônimo disse...

É um prazer colaborar com esse blog...sempre que tiver fotos ou um material interessante compartilharei com todos...

Eu estava vendo as fotos e me surgiu uma duvida....quem é o Sr de camisa azul xadrez, calça preta, chapéu que parece na maioria das fotos??

um abração a todos

Anônimo disse...

A primeira foto já apareceu no blog, sob outro ângulo. Se não me engano, à direita de quem olha a foto, onde há um posto BR, está a pista de entrada da cidade, para quem vem pelo Bom Sossego. Nas demais, não sei em que parte da cidade estão as ruas mostradas, mas há alguns nomes conhecidos: Arnom de Melo - ex-governador de Alagoas, pai de Fernando Collor; Cel Ulisses Luna, pai do Dr Ulisses; Graciliano Ramos, famoso escritor alagoano, de Quebrangulo; Olavo Bezerra - não sei se se trata de um antigo delmirense, funcionário da fábrica que tinha um filho com o mesmo nome; Eliseu Gomes - morou na rua do Banco do Brasil, abaixo da casa de Zé Inácio, era um senhor bem de vida, sogro de Miguel Gandu; Teotônio Vilela - dispensa comentários; Ana Nery - se não houve alguma pessoa famosa na cidade com tal nome, deve tratar-se da enfermeira histórica brasileira; Humberto Campos - também, se não houve um homem famoso na Macondo, com tal nome, creio que se trata do famoso escritor brasileiro Humberto de Campos.

César Tavares disse...

O Dr. Luiz Torres tb virou nome de rua. Pai da Rita de Cássia, nossa colega de turma do GVM. Dentista, com um forte vozeirão era torcedor fanático do Fluminense. E como morava em frente aos Correios costumava "tirar onda" com o seu Vírgilio(chefe dos Correios) e que morava numa casa situada atrás dos correios, quando o Vasco perdia. Dr. Luiz tb diretor ou bastante ligado ao Barbosinha(time da Rua Rui Barbosa) e que usava um padrão igual ao Fluminense carioca, e que costumava de vez em quando infligir derrotas ao Palmeirinha(time pelo qual eu torcia).

Dr. Luiz foi um dos oradores na festa de conclusão da 8ª série do GVM em 1977. Faleceu pouco tempo depois. Era uma figura bastante popular. Uma justa homenagem.

Eduardo Menezes disse...

Esse "Sr de camisa azul xadrez, calça preta" é Michel (não sei se é assim que escreve). Ele é suíço e foi Secretário de Obras, ou coisa parecida, durante o governo de Lula Cabeleira no mandato anterior. Antes disso ele trabalhava em uma das empresas que construiu a barragem Xingó.

Anônimo disse...

César, o Dr. Luiz ao que sabemos, morreu de leptospirose ao beber água contaminada por mijo de rato, num filtro localizado em sua fazenda. Isso se deu já nos anos 80 não é? A pergunta de Leó continua sem resposta: o homem que aparece na maioria das fotos, de calça preta e camisa quadriculada. Bem provavelmente é um fiscal de obras da prefeitura à época. Mas quem sabe o nome? César, tb aguarde um material que peguei agora em janeiro em DG. O título será...Caçadas em Delmiro Gouveia!

Anônimo disse...

Bem amigos sempre que posso vou a delmiro visitar meus parentes e agora vendo essas fotos, me lembrei de uma coisa que me encomoda muito quando vou a Delmiro,uma quantidade imensa de mosquitos e "pernilongos"e em determinadas épocas sapos no meio da rua,o bairro que sempre fico chamasse Eldorado.Se há saneamento básico,qual o motivo para essa infestação.

Anônimo disse...

Ademir, quanto a mosquitos e pernilongos, o país inteiro têm. Eles se criam na mais mísera quantidade de água, portanto, praticamente impossível evitar, mas sim, amenizar, pois fatores como:clima quente e qualquer leve descuido com água, gera isso.Sabia que segundo a "Enciclopédia dos Municípios Alagoanos"(do Jornal Gazeta de Alagoas/2008), Delmiro gouveia tem o MELHOR SANEAMENTO de Alagoas?Melhor até mesmo do que a capital? Ah, com relação a sapos,isso é motivo de alegria a existência deles, pois mostra ainda algum sinal de natureza presente el Delmiro, sem contar que os spinhos nos ajudam a combater esses mesmos insetos irritantes que você citou...rsss

Paulo da Cruz disse...

Os maiores focos de proliferação de mosquitos em DG infelizmente são os açudes com suas águas paradas e sem receberem nenhum tipo de ação que combata os pernilongos.

Anônimo disse...

Amigos,agradeço os esclarecimentos e fico feliz em saber que estão investindo em saneamento básico em Delmiro e espero que dêem uma atenção especial aos açudes para que amenize esses mosquitos....

Luiz Orleans disse...

Qual o nome do Cemitério? Quem é seu primeiro "inquilino"? São perguntas importantes para quem está vivo, desnecessárias para quem já se foi. Eis uma provocação para os amigos. Do correspondente em Soterópolis, Luiz Orleans.