terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Uma certa árvore em Delmiro Gouveia.


Caro César,

No meio do muro tinha uma árvore.
Tinha uma árvore no meio do muro.
Tinha não, tem!


Gostaria de ver a turma da Pedra de Delmiro descobrir em qual casa delmirense está esta árvore. E o que existia de avanço prá época e para os dias de hoje, ao lado desta casa no passado.

Grande abraço e felicidades!Sucesso e paz ao povo Delmirense!

Do vizinho

Ivã(Olhos D´Água do Casado)

25 comentários:

César Tavares disse...

Tá aí o desafio do Ivã. Eu não sei responder. E vcs?

Unknown disse...

hehe eu passei la quando fui a delmiro fica na vila operaria pertinho de onde era uma academia se naum mim engane o nome era multi forma heheh abracos para todos que visitam o blog logo logo estarei enviando lindas fotos de mil novecentos e bolinha rsrsr

Anônimo disse...

Até agora está frio. Muito frio!! rsrsrs
Vamos colocar estas mentes brilhantes em funcionamento, gente!!
Grande abraço e um muito obrigado ao César pela publicação.
"Acunha, acunha!!"

Lima 51 disse...

Ivã, vou procurar essa árvore em DG, parece que vi um pedaço de asfalto na foto, já é uma bela dica.

Abraços.

Anônimo disse...

Pessoal, o Tiago até que tem uma certa razão, porém falta muito na informação ainda, viu?
Seria covardia dizer que ele está totalmente errado, mas que falta muito, falta! rsrsrs
Se eu soubesse fazer daquelas charadas do poeta Virgílio Gonçalves, daria mais algumas dicas, porém colocando o encerramento do alfabeto e iniciando com minha inicial, já dá prá começar a desvendar.
Ah pessoal, vamos deixar de goga e dizer logo, tá?
Grande abraço aos delmirenses de bons corações!!!

Eduardo Menezes disse...

Senta que lá vem história...

Não sei quais foram os primeiros moradores, mas os três últimos foram José Aureliano de Menezes (meu avô, meu pai nasceu nela), Pedro Manoel do Nascimento (conhecido por todos como Pedro Camilo, pai de Zélia Camilo, irmão de Edivaldo Camilo...) e Antonio Luiz (falecido recentemente, Avô de Blênio do Posto Aldo).

A casa localiza-se na esquina da Rua José de Alencar com a Rua Floriano Peixoto na Vila Operária, sendo que a árvore da foto fica do lado direito da casa na Rua Floriano Peixoto. Quando a Vila Operária foi construída só quatro casas tinham banheiro e água encanada: as duas esquinas da Rua José de Alencar e as duas esquinas de Rua Floriano Peixoto. Essas casas eram destinadas aos funcionários da fábrica que tinham um cargo mais elevado.

Anônimo disse...

A árvore é de grande porte, será uma baraúna? Pois há bastante por lá.

Eduardo Menezes disse...

Ah! É uma algaroba. Esqueci de dizer isso.

Anônimo disse...

O meu velho e bom amigo "Dado", como o conheci, tem razão ao mencionar a casa do Sr. Antônio Luiz e da dona Marinete. Eles são realmente pais da Marluce do Posto Aldo. Quanto a árvore, acredito ser uma caraibeira.
Não deixemos dúvidas.
Quanto ao que existia ao lado, lembro de uma gráfica, estou certo?
Grande abraço aos amigos.

Eduardo Menezes disse...

Ivã Balbino, grande admirador do Pink Floyd.

Rapaz, eu não lembrava mais da existência dessa gráfica, mas é verdade.
O prédio ficava onde hoje é a Vidraçaria Ferreira, esquina oposta da tal casa em questão. Primeiro lá ficava o transformador da fábrica, depois passou a funcionar a gráfica que pertencia a Vivi Feitosa, depois passou a funcionar uma oficina mecânica que pertencia a um cara chama Elias que foi casado com Maria José, que tinha sido minha professora na época em que a escola da fábrica funcionava onde hoje é a Casal. A oficina fechou depois que Elias matou Carlos de Ota e fugiu, passou um bom tempo foragido depois foi preso. Não sei quanto tempo ficou preso, mas depois que saiu passou-se um tempo e mataram ele.
Se foi vingança? Não sei, pode ser que sim, pode ser que não, mas o mais provável é: Quem sabe?

Eduardo Menezes disse...

Quanto a árvore é uma algaroba mesmo. Se você prestar atenção na foto dá pra ver as vargens (ou como a gente dizia quando era menino "as bage"

César Tavares disse...

Eduardo creio que há um equívoco seu. O dono da gráfica era Zizi Feitosa não Vivi. Pai de Ipojucan que casou com Ivonete de Quinca de Dunga e de Ivã que casou com Tita irmã de Alda e Fernado Aldo(falecido) e tb de uma filha que não lembro o nome. Zizi era tio do nosso colega Cleiton. Confirma ou errei tudo?

Eduardo Menezes disse...

Ôpa! É isso mesmo. Desculpa, foi que o dedo escorregou, rsrsrsss.

Anônimo disse...

Grande "DADO" !!!!
Bom que o enígma tenha sido desvendado. Fico contente em poder de alguma forma mostrar o amor que tenho por esta terra que é Delmiro Gouveia.
Pois foi nela que fiz bons amigos iguais a esse Eduardo Menezes, Zito Menezes, Dona Amália (mãe de Vanda), Sr. Nininho, Armando... e mais uma "ruma" ou melhor dizendo, uma "carrada" de gente boa.
Viva Delmiro Gouveia!!!
Grande abraço a todos!!!

Anônimo disse...

De fato, quando a foto é ampliada podemos ver as "bage". - César, vc deve se lembrar que certa vez Abrahão observou que este blog é eclético. Uma simples algaroba encostada num muro despertou comentários diversos e por fim, Eduardo e Ivã relembram nomes de famílias antigas que em mim despertam saudades por causa também da convivência da minha família com elas. Por exemplo, Antonio Luiz, os Feitosa, D. Amália e Vanda (Divarci é desta família) amicíssimas da minha mãe. Não é em vão que o "Amigos de Delmiro Gouveia" chamou a atenção de Luciano Vanderley, tomando-o como tema para a sua monografia na UFAL.

Luiz Orleans disse...

Trata-se da Craibeira (Tabebuia aurea, ou Tabebuia caraiba), árvore símbolo de Alaggoas. Na primavera se desfolha, brotando flores de um amarelo forte, as vagens verdes são medianas bem verdes, ao amadurecer se abrem lançando sementes aladas ao vento. Me lembro dessa árvore pois frequentei a casa dos avós de Marquinhos-do-Posto, contemporâneo de escola e amigo. Do correspondente em Soterópolis, Luiz Orleans.

Anônimo disse...

A árvore não teria sido "plantada" por Luiz Orleans?

Anônimo disse...

a gente eu sei onde fica rsrrsrsr mais adoraria que postasem uma foto da rua inteira hehehe alguem que tiver acesso abracos a todos hehehe

Anônimo disse...

Eu fui criada nessa rua,por Corália Teles,éramos vizinhas de Luiz Torquato,parceiro do Zé do Carmo do Bacalhau.Lenilda.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Jaka jest najlepsza stronka po polsku o kredycie sms? Szukam mozliwie jak najszybciej chwilowki albo pozyczki sms.

Znalazlem ta strone, jest ona najlepsza [url=http://studencki-kredyt.pl/kredyt-sms.html]kredyt sms[/url].

Licze na to ze ci to pomoglo, pozdrawiam z Polski.

Anônimo disse...

What's up

It is my first post here wanted to say hi

Cheerio

Anônimo disse...

hiya


Just saying hello while I read through the posts


hopefully this is just what im looking for, looks like i have a lot to read.

Anônimo disse...

[url=http://pinterest.com/tidehats/]snapback hats[/url]
a wide range of winter jackets available online for men
This really is obviously a simple method and is not without its flaws. However, when combined with the feature prioritization matrix (available on the 280 Group website for free and in the merchandise Roadmap Toolkit) and other techniques it may provide valuable additional insight about where to focus your efforts. It should be also noted that this could be a useful tool for both waterfall and agile development methods (although the risk in making use of this with Agile is the fact that for teams short sprints you'll more often than not focus on Quadrant IV and Quadrant II will likely not get the investment that it needs.).


[url=http://www.picknewera.com/]Cheap Snapback Hats[/url]
A pair of waders is really a necessity for kids who will be flyfishing. Look for waders made from a synthetic material, like neoprene, which will stay dry although not bog them down. Children's waders should also have adjustable connectors for any snug fit along with a quality tread around the rubber shoe, so kids won't slip and slide on rocky and slippery surfaces.
Now, a high level teetotaler, a b - Ball is seriously not the area that you should be. There will be drinking. Lots of drinking.
any man of favor recognizes that bags have grown to be a necessary tool and style accessory

[url=http://pinterest.com/tidehats/]snapback hats[/url]
[url=http://www.chaussuresjordannike.fr/]chaussures Jordan pas cher[/url]
[url=http://www.picknewera.com/]new era hats[/url]