quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Caras Brancas e Caras Pretas(Origens?)

Lembro-me que naqueles tempos a política na nossa Macondo Sertaneja, era divida entre dois blocos distintos: os Caras Brancas e os Caras Pretas. Quando cheguei por lá em 1969, com apenas sete anos de idade, era assim que os grupos adversários eram conhecidos. Ora, já era tempo do bipartidarismo (ARENA e MDB) imposto pela ditadura. No entanto, a criação da cidade data de 1954, portanto, foi anterior à malfadada “gloriosa revolução de 64 (Golpe Militar mesmo)”, portanto não eram tempos de apenas dois blocos distintos.

Talvez já nos primórdios da cidade, mesmo havendo os então fortes partidos (UDN, PTB e PSD), os adversários se chamassem de Caras brancas e Pretas e isto passou para geração seguinte. Isto é mera especulação minha. E aí, apelo para os universitários (Paurílio, David, Eduardo, Abrahão, Paulo....entre tantos outros).

Mas vamos ao que interessa: Hoje posto algumas cópias documentais enviadas pelo Eduardo Menezes. E aí temos: a posse de Alfredizio Menezes (primeiro prefeito nomeado), a renúncia de Dr. Antenor Serpa (primeiro prefeito eleito) e a nomeação de José Bandeira.

Não sei o que houve na época para o Dr. Antenor renunciar. Creio que deve ter sido algum arranjo político para abrir caminho para a ascensão do Bandeira.

Agora é com vocês.





Posse de Alfredísio

Renúncia de Dr. Antenor Serpa





Posse de Dr. José Bandeira

5 comentários:

César Tavares disse...

Lembramos que para visualizar documentos em tamanho original basta clicar em cima da imagem.

Eduardo Menezes disse...

Dr. Antenor renunciou para candidatar-se a deputado.
Essa é uma prática que nuca concordei.

Anônimo disse...

À época da renúncia do cargo de prefeito, o Antenor Serpa pertencia à UDN, sendo eleito Deputado Estadual por esse partido na legislatura 1955-58, eleito com 1417 votos; pela coligação Pdc-Psp-Pst no período 1959-62 eleito com 1441 votos. Salvo engano, como suplente, de novo pela UDN em 1963-66. Por fim, pela ARENA no período 1967-70, sendo o 22º mais votado no Estado com 2.296 votos.
Por David

Paulo da Cruz disse...

Em 1963 Dr. Antenor concorreu com Hamilton Cardeal. A eleição foi muito polarizada e nenhum dos dois conseguiu número suficiente de votos para se eleger. Durante essa legislatura Delmiro ficou sem representante na Assembléia Legislativa.

Tiego Gomes disse...

Qual o período de governo de Serpa como prefeito de Delmiro Gouveia?