sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Lembranças Delmirenses: Iremar de Paula.

Drª Amélia, Ezequiel e Lenilda(colação de Grau no GVM)
Iracema na Rua do Desvio em outubro de 1973

O famoso João Costela e família.



O nosso blog tem oportunizado o reencontro via net de pessoas com as quais o contato há muito havia se perdido. E por estes dias tivemos a grata surpresa da visita com comentários do Iremar de Paula.

Fomos vizinhos de parede colada nos idos de 1970/72, na Rua da Matriz(aquela ao lado da igreja nova). Então eu ainda na casa dos meus avôs Augusto e Carlota, quando a família do Sr. Gabriel e D.Teté vindos de Caruaru(PE) chegaram na Macondo Sertaneja. Era uma família bastante numerosa: João, Iracema, Iremar, Ezequiel, Vavá, Acidália, Vânia, Erivan...
Durante algum tempo o seu Gabriel manteve um fabrico de pirulitos. Lembro-me ainda das pequenas formas de aço divididas em duas partes com uma pequena abertura para inserção do palito. Minha memória olfativa também consegue lembrar-se do cheiro adocicado que predominava quando o tacho estava no fogo com os ingredientes secretos (água, açúcar e acho que limão...)
O Iremar atualmente mora em Angra do Reis(RJ), onde trabalha como professor para crianças surdas e também é ligado as artes cênicas atuando como ator, e também é blogueiro. http://fiofofeliz.blogspot.com/

E hoje ele nos traz algumas fotografias dos tempos delmirenses e ainda acrescenta uma de um de seus/nossos antigos vizinhos: O João Costela.

Vamos ao texto enviado pelo Iremar.


Caríssimo,

Ezequiel, acompanhado por Lenilda, está recebendo o diploma. A professora é a Dra. Amélia, esposa do Dr. Petrúcio. Durante a festa, Ezequiel exagerou na bebida, entrou em coma e a professora necessitou chamar o Dr. Petrúcio para atendê-lo. Aliás, o Dr. Petrúcio foi meu professor de Programa de Saúde.
Lembro-me de uma aluna, acho que seu nome era Gorete, que faltara a aula e, na aula seguinte o Dr. Petrúcio aplicou uma prova oral. Gorete havia faltado a aula, mas estudara.
Quando o Dr. Petrúcio perguntou-lhe qual era a fórmula da água, ela respondeu de pronto: H20!! (agá dois zero) Foi aquela gozação. Mas o Dr. Petrúcio, inteligentemente, considerou a resposta como certa.
Você se lembra da professora Noélia, de História? Ela confiscou um gibi que eu estava lendo durante sua aula. Esquálidus - acho que era um lançamento da Disney. Confiscou e não me devolveu. O gibi, como a maioria do que eu lia, era emprestado. O garoto que me emprestou era filho do dono de um restaurante, localizado próximo do GVM. Infelizmente, não me recordo do nome dele. O livro custava, em moeda da época, duas entradas e meia no Cine Real. Felizmente, o garoto tranquilizou-me, dizendo que eu não precisava pagar. Eu não teria como.
Durante muito tempo, a professora Noélia desfrutou da minha “simpatia”.

Você decide como e quando postar, meu caro.

Um abraço.

Iremar de Paula.



Agora pessoal é com vocês.

16 comentários:

Zennus disse...

Faz muito tempo que não tenho noticias dos filhos do joão costela.Se não me falha a memória estudei com os dois filhos dele no Luiz Augusto. Pessoas Simples, mas de um carater invejavel. Gostaria muito de saber por onde eles andam para matar as saldades.

César Tavares disse...

Zennus parece-me que o João Costela chegou a ser proprietário de um bar. Lembro-me dele ainda quando trabalhaa com uma carroça fazendo "carretos".

Eduardo Menezes disse...

O João Costela ainda tem o bar, fica na rua joão Dantas Feitosa(ou Feitosa Dantas, sei lá), ao lado da Matriz, próximo a praça Pe. Cícero. Nos últimos anos de vida de Capitão Pedinho foi o João quem tomou conta dele (já foi falado alguma coisa sobre isso aqui no blog).
O filho mais velho do João é da polícia militar, se não me engano ele é, ou foi, subdelegado de Pariconha e/ou alguma coisa assim em Delmiro (putz, as informações que estou dando são precisamente imprecisas, rsrsrsrsrs..)

Anônimo disse...

Caros amigos, fiz uma pesquisa na WEB com o título IREMAR DE PAULA e ela despejou uma torrente de opções interessantíssimas encabeçadas com o nosso ilustre colega. "o homi é um ator da gota serena" contracenando com nomes de peso no cenário artístico nacional. Ví uma encenação da Paixão de Cristo em que ele e o Milton Gonçalves dão um show. Sua versatilidade fica comprovada também na "fuga de Nicolau" (façam buscas no google e comprovem). Fico feliz em saber que mais um conterrâneo de Delmiro Gouveia prova para o mundo que as fronteiras da cidade não ficaram na Ponte do desvio ou na lanchonete da Maria Bode e alçou vôo solo alto e constante. Orgulho-me também de ter estudado com ele e que naquela época éramos amigos. Mando daqui um grande abraço p/ IREMAR DE PAULA.

Danubio de Oliveira disse...

Ops. o bicho endoidou.

Danubio de Oliveira disse...

Acho que eu é que tô ficando doido. a busca por FUGA DE NICOLAU é no Youtube. vejam e comprovem.

Unknown disse...

Danúbio, quanta saudade!!! Como vai o Murilo?
A propósito do youtube, dê uma olhada na "NOTA DE FALECIMENTO", inspirei-me no PRPC - Lembra? -(Ponto Regional de Propagandas Comerciais)e na nossa classe política pra cria-la.
Um abração, amigo.

César Tavares disse...

Iremar uma curiosidade: De quem era o fusca no qual sua irmã Iracema está dentro?

Danubio de Oliveira disse...

Ví o "Nota de Falecimento" e achei sensacional. Quando na narração ouví: "Desde já agradece a todos por este ato de fé e piedade cristã"... , lembrei do vozeirão do Virgílio Gonçalves e aquele fundo musical - Ave Maria, anunciando que alguem havia batido as botas. Tornei-me fâ desde já e para sempre, do Iremar de Paula meu irmão e camarada. Agora torço para vê-lo alçando vôos mais altos. Aos amigosdedelmirogouveia, sugiro que vejam a performance do nosso ilustre amigo. eu quase mijo nas calças em vê-lo no " A fuga de Nicolau"

Anônimo disse...

Danubio no texto deste coloquei o link para o blog do Iremar. Basta clicar em cima que chega lá. Tá muito bom mesmo.

César

César Tavares disse...

Pessoal de vez em quando alguém visita os primeiros blogs(talvez não saibam chegar a este apesar dos links e deixam uns comentários interessantes) E assim trago hoje algo que comentaram no post sobre o Pedrinho do LUdugero, pq o comentário tem a ver com o atual post.

"o lendario pedro de ludugero durante os seus ultimos anos de vida foi adotado por João Costela, vizinho e amigo do Seu Augusto, e ainda hoje aquele reside na rua da Matriz, vendendo seu caldo de cana e contando historias do Pedro Ludugero, o velho capitão, assim como historias do Almucreve Seu Augusto de Dona Carlota, e ainda de lampião, padre cicero e principalmente Delmiro Augusto da Cruz Gouveia, por quem expressa grande admiraçao, que quiser saber historias dos grandes nordestinos, passe no caldo de cana sao joão e podera ainda tomar uma cerveja ouvindo historias fidedignas dessas figuras e outras da historia delmirense, a exemplo o coronel ulisses lu

carlos antonio angel | Email | 07-11-2009 18:37:10

Danubio de Oliveira disse...

Acho que o Pedro Ludugero, o Tarzan, (aquele do berimbau) e o Ciço doido. ( era assim que o identificavam) Três figuras lendárias que pulverizam as lembranças de minha infância e adolescencia em Delmiro Gouveia. Dos três sei que o "Ciço" tinha como local de pousada, a casa da d. Madalena e Sr. Manuzinho ferreiro que eram meus vizinhos e tios do Cica-. (aquele da Moto rabo-duro). O Tarzan, acho que lá pela Freitas Cavalcante junto com o Ludugero. Outra lembrança é olfativa. O fedor era incruado numa mistura de Sovaco, grude e muafo que deixavam pistas por onde passassem.

Anônimo disse...

Danubio, você lembra do Bal Cagado, este também fedia pra caramba,lembro que o via todas os dias, quando ia pra escola que era no Grupo Escolar Delmiro Gouveia. Cleide.
Em Tempo. Estive em Delmiro no feriado e visitei seu pai, é incrível, apesar dos seus 81 anos, ainda me reconheceu depois de mais de 25 anos. Parabéns.

Danubio de Oliveira disse...

No Egito, diz-se, que ... "o Tempo teme as pirâmides"... Acho que a falta de umidade, o calor, as pessoas... isso faz com que as coisas aconteçam devagar e se perpetuem de maneira bem marcante. Lá em Delmiro parece que esses fatores contribuam para a boa memória das pessoas. Sinceramente quando visito a velha "Macondo" me deparo com pessoas que não identifico num primeiro contato, mas eles lembram de detalhes que já estavam no "arquivo morto" de minhas lembrançase aí as coisas vem devagarinho e acende minha memória. É o sol na moleira que conserva o juízo das pessoas

Geórgia Damatis disse...

Cesár, sou esposa do Iremar. Respondendo à sua pergunta: O fusquinha é do Zé Galego, da fábrica. (Iracema, a motorista, está ao meu lado).

César Tavares disse...

Uma nota triste. O Iremar informou-me por email sobre "passagem para o andar de cima" do seu irmão Caçula: Erivan. Isto foi agora no final de dezembro/2009. Lembro-me do pequeno e loirinho Erivan correndo pela rua da matriz e nos "ajudando ou atrapalhando" no fabrico de pirulitos na "fábrica" do seu pai Seu Gabriel.