domingo, 14 de fevereiro de 2010

Turma da Fubuia: Uma lenda delmirense?

Para os que achavam que era apenas uma lenda urbana delmirense, o Ricardo Menezes, nos traz texto e imagens comprovando sua veracidade.

TURMA DA FUBUIA

Prezado César.

Aproveitando estes dias carnavalescos, estou enviando as fotos da Turma da Fubuia.

A famosa Turma da Fubuia é da primeira metade da década de 80.

A Turma era constituída, na maior parte, de estudantes exilados em Maceió, Campina Grande, Recife e Salvador, que se encontrava em Delmiro Gouveia, durante as férias escolares, para se desopilar da vida apertada no exílio.

As atividades da Turma da Fubuia se resumiam, basicamente, a encher o rabo cachaça (cachaça mesmo). Pois com a grana proveniente das mesadas apertadas era o que dava para rolar.

Os grandes momentos aconteciam durante o carnaval.
Chegamos a organizar encontros em Maceió e Recife.


Eu tenho muitas histórias das muitas peripécias que aprontamos, mas prefiro que alguns, ao verem as fotos, contem suas próprias histórias.

Não vou citar os nomes dos que participaram, sob pena de excluir alguns nomes, até porque já esqueci o nome de alguns.

Mas as imagens falam por si.

Carnaval de 1981 (?, Gemima, Telma, Eduardo, Célia, Ricardo, ?, ?)

Carnaval de 1981 (Gemima, Valdinho, ?, ?, ?, Nadege, ?, Ricardo, Rita, Hugo, Sandra, Bega, Telma, Eduardo, Célia)

Em Recife/1981 (Edmo, Samuel, Magali)

Em Recife/1981 (Édmo, Eduardo, Telma, ?, Hugo, Rejane, Ricardo)

Em Recife/1981 (Ricardo, Rejane, Telma, Eduardo)

Em Recife/1981 (Edmo, Eduardo, Telma, Hugo, Rejane, Ricardo)

Em Delmiro/1982 (Elias, Samuel, Ricardo, Maecelo)

Em Delmiro/Carnaval de 1982 (Ricardo, Rubinho, Rejane, Sandra)

21 comentários:

César Tavares disse...

Agradeço ao Ricardo pela contribuição ao blog. Eu pensava que o "Edson Borracha" fizesse parte da Turma da Fubuia. No entanto ele não aparece nestas imagens. Legal tb rever o Bega em imagens. Num dos posts do primeiro blog, no texto sobre o Círculo do Livro eu citava o Bega.(faleceu bastante jovem).

Desta turma o Eduardo terminou casand com a Telma.

Ricardo Dreia Ramos de Menezes disse...

Infelizmente não tenho as fotos ondem aparecem outros integrantes da Turma da Fubuia: Borracha, Pregão, Maurício Bandeira, Claudio Bandeira, Lulinha, Ricarti, Williams, Patrícia, Chico (irmão do rubinho), Cleiton, e outros tantos. Quem tiver mais fotos...

Edmo Cavalcante disse...

Cesár e Ricardo, que outro nome eu daria à turma da Fubuia? TURMA ALTO ASTRAL.Eu vivi intensamente a turma da fubuia,as férias em Degê que o digam. É verdade que o dinheiro era pouco, mas tivemos a sorte de ter dois padrinhos que nos socorriam nas horas difíceis (pagar a conta): o conhecidíssimo Tonhão e o engenheiro Nilton Pereira (atual Sec. de Habitação de Maceió). Com pouco dinheiro.,alguns fiados, padrinhos e alto astral, tomamos todas.

Unknown disse...

Edmo/Ricardo, o Tonhão citado era o filho de Antônio Exalto(não sei a grafia vai esta então),comerciante bastante conhecido?

Anônimo disse...

Ou seria Antonio Isalto?

Eduardo Menezes disse...

A grana era pouca mas sempre se dava um jeito de arranjar.
muitas vezes colocamos corda na pista, na esquina da Rua José de Alencar, na vila, para arrecadar dinheiro com os motoristas que passavam por ali. E sempre tinha ajuda de um policial. No final da empreitada íamos para um bar.

Eduardo Menezes disse...

Eu era um dos exilados no Recife. Em uma das férias, quando cheguei em Delmiro, soube que Hugo Cardeal tinha pego uma foto minha no IBGE, onde meu pai morava, e saiu com o pessoal, no meio da feira, pedindo dinheiro pra ajudar no meu enterro dizendo que eu tinha morrido de cirrose. alguns feirantes ficavam comovidos e deziam:
- Coitado... tão novo...
No final do dia juntarm o apurado e foram "encher o rabo" de cachaça.

César Tavares disse...

Ricardo/Eduardo/Edmo- Será que algum de vcs têm uma fotografia do Tonhão? Há uma colega minha de trabalho que conheceu uma pessoa de DG e que era conhecida pelo mesmo nome. Seria a mesma pessoa? (teoria dos seis graus de separação)

Eduardo Menezes disse...

César, é bem possível.
A mãe de Tonhão morava no Recife, ele estava sempre indo praí.
Não sei se tenho foto dele, vou dar uma olhada, mas acho pouco prvável.
Mas diga pra sua amiga que ele era um cara alto (por isso o nome Tonhão), forte (mais pra gordura, rsrss) usava barba e bigode, falava sempre alto e tinha uma risada exagerada.
Tinha não, Tem. Porque, pelo que me consta, ele tá vivo. Só não sei como tá agora, rsrsrsrsss.
Ah! ele é mesmo o filho de Antônio EXALTO.

Edmo Cavalcante disse...

César e Dado, ele é neto de Antonio Exalto e filho do Sr. Inocêncio. Atualmente, por problemas de saúde , não bebe mais, mas na época era fácil reconhecê-lo: um homem alto , barbudo que andava de jipe e chegava nas festas com um copo personalizado abarrotado de cuba libre, aliás este poderia ser o seu apelido na época: cuba libre. Agora eu pergunto, alguém sabe quem fundou a turma da fubuia?

Eduardo Menezes disse...

Ôpa! È verdade edmo, ele é filho de Inocêncio, peço desculpa pela minha inocência, rsrsrsrs (essa foi boa).

Edmo, essa é uma pergunta que, talvez, ninguém saiba responder. Foi em uma das muitas indas e vindas a Delmiro Gouveia, que ao
chegar em Delmiro tive a notícia recem-formada Turma da Fubúia, mas acredito que quem deu o nome foi Hugo Cardeal.

Edmo Cavalcante disse...

Dado, agora é sério. Do FUBUIÊS:
Bufado- Indivíduo por fora, que não se entrosa com a turma.Indivíduo que não bebe nem fuma etc.
Chega pêida colorau-Expressão usada para coroar um acontecimento, exemplo: um casal dançando forró e o suor pingando, então alguém da turma gritava: chega pêida colorau!
Miauôa-Expressão usada para acompanhar gargalhadas e também como admiração: fulano comprou um carro 0KM! Então alguém dizia: Miauôa!
Alguém sabe quem inventou estas perólas?



































/

Eduardo Menezes disse...

"Atenção: A turma da Fubúia informa que hoje a noite haverá ataque feminino, e amanhã de manhã haverá ataque masculino."

"Atenção: Hugo, filho de Hamilton Cardeal; Edmo e Valdinho, filhos de Edivaldo da Eletrônica; Sandra, filha de Eurico; Ricardo e Eduardo, filhos de Zito do IBGE; Célia, filha do prefeito da cidade; Nadege, filha de Zé de Olavo; (...). A Turma da Fubúia Informa: Hoje a noite haverá reunião na Teia"

Esses eram alguns dos avisos que a Turma da Fubúia dava no PRPC, na voz do Galego do PRPC (ex-Galego do Cine Real).


GLOSSÁRIO:

ATAQUE - Arrecadação monetária dos Fubuienses. O ataque feminino era sempre a noite, isso deixava muita gente que ouvia o aviso no PRPC com uma "pulga atrás da orelha".

A TEIA - Local de reuniões dos fubuienses. Localizava-se nos fundos do prédio do IBGE. O nome se deu porque quando a gente tava limpando um quartinho sem uso que ficava parte de trás do IBGE, tinha muita teia de aranha. Não tenho certeza, mas acho que foi Edmo que batizou com esse nome.

André disse...

Belo resgate fotográfico. Êta ano bom esse de 81. Ricardo, na primeira foto parece que vc foi brincar o carnaval de sunga rapaz!.........kkkkkkkkk. César, quem era esse tal de Bega?Morreu do quê? Tinha quantos anos?

Ricardo Dreia Ramos de Menezes disse...

Era sunga mesmo. Rs...

Anônimo disse...

Ricardo, você andou "causando" muitas em delmiro com esses seus pernões. Nas férias em que você ia pra Delmiro só dava você e sua barba. Arranhava muito mas era boa.Beijos.Saudades (Kelly)

César Tavares disse...

André não sei ao certo. Mas acho que o Bega faleceu antes ou pouco depois dos 30. E parece-me tb que foi uma das primeiras vítimas da SIDA. Era uma pessoa bastante inteligente. Lembro-me que quando rapazinho trabalhava(ajudava) sua tia Sinhá num mercadinho que ficava ao lado da lanchonete dos Pambus. Depois foi para Maceió estudar e sempre vinha nas férias. Geralmente conversávamos sobre livros e filmes.

Anônimo disse...

Gostei dos textos do tópico e relembrar a gloriosa Escola Francisca Rosa da Costa! A professora Francisca Rosa, que, aliás, era paraibana de nascimento e foi parar na Vila da Pedra atendendo solicitação do coronel Delmiro Gouveia para lecionar nas escolas da vila.
Por David

Unknown disse...

Noooooooooossa!!! A Sandra eu conheço!!! O tempo foi muito justo com ela!!! Sempre de bem com a vida!!! Será q um dia eu encontro alguem da minha familia por aki? Ficaria honrada!!!

César Tavares disse...

Iraneide basta pesquisar neste e nos outros blogs e vai que de repente vc encontra mais alguém conhecido e até mesmo de sua família.

Grato por sua visita. Espero que comente sempre e querendo enviar algum material para ser publicado por aqui, basta entrar em contato comigo via email.

grato e abraços.

Anônimo disse...

Lembro muito bem de um ocorrido, na rua 13 de maio, estávamos arrecadando donativos quando um motorista de caminhonete arrastou a corda juntamento com um poste de sinalização do Detran em frente a casa de beta Monteiro, rua 13 de maio. Quem nos ajudou foi o delegado Marcolino que foi atrás do motorista irregular?