segunda-feira, 15 de março de 2010

Em busca da Jurubeba Perdida e a peleja de Zezinho Padeiro X Waldick Soriano: Bares e botecos delmirenses(em destaque: Bar da Tripa)


Alguns poucos bares,bodegas e pequenas mercearias delmirenses são o alvo de nosso olhar neste post. Nas imagens captadas agora em janeiro de 2010, tentei registrar suas antigas localizações Não sei se a memória me traiu. Talvez os leitores tenham maiores informações.

Aproveitando a ocasião, e só para fazer o “H”, parei num boteco que fica numa das ruas laterais do novo mercado público, e pedi uma jurubeba. Tudo bem que não era a “Leão do Norte” de fabricação/venda da antiga "Querozina". Mas era Jurubeba legitima e servida naqueles tradicionais copos americanos. Para fazer um registro fotográfico saudosista acho que valeu o sacríficio.

E aí você tem alguma lembrança destes lugares? Quais outros ficaram de fora? Ainda lembrava da Jurubeba ? Ou preferia Catuaba?

Agora é com vocês.

Botecos "novos" ao lado do Mercado Público Municipal.
Sábado dia de feira. Movimento grande.
Provando Jurubeba. Seu Antonio é dono do botequim. Detalhe: Gentilmente não queria receber pela dose servida. As fotos foram feitas numa segunda feira. Movimento tranquilo ou sem movimento mesmo.

No local da loja de Moto Peças ficava o quê? Dono quem era? O que vendia?
Atualmente funciona no local uma marcenaria. Mas é no passado? Qual rua?
Final da Rua do ABC: Numa destas lojas funcionava uma mercearia/bodega. De quem?
Quem lembra deste local? O que funciona(va) nele? Perto de onde? Dono?

Este aqui estava fechado. Mas já foi tema de post. Fica onde? Mais conhecido como....? Seu dono?

PS: Há alguns dias o Edmo Cavalcanti enviou o email, cujo texto transcrevo abaixo. Como não enviou imagens, mas a história narrada em versos se passa em bares delmirenses, e os bares citados não aparecem nas imagens que fiz. Então creio que dá um belo complemento a este post.


Email do Edmo:

Caro César e colegas delmirenses, pouco a pouco nós vamos contando a história(sou testemunha deste capítulo) da nossa querida Dêgê e de seus personagens marcantes. Senão vejamos:

Zezinho X Waldick
Texto de Edmo Cavalcanti.

O cantante, o falante, o elegante Zezinho Padeiro
O seresteiro
Chapéu preto, roupa branca, bigode fininho. Estilo, digamos...Zezinho!
Respaldado por um gogó privilegiado e de tons graves, sapecava em seu repertório,
sucessos de Vicente Celestino, Waldick Soriano e Nelson Gonçalves
Uma dose, outra dose...ôpa! Parecia que ele estava fumaçando.
Mais outra dose, era só Zezinho afinando
Ali no bar de tia Helena(Bar da Viúva) Zezinho cantava encantando
Daí, que numa sexta-feira de meados dos anos 70, não lembro bem o mês nem o ano,
Patrôa passou alardeando:
-Waldick tá no bar de seu Ismael! Waldick tá no bar de seu Ismael!!
Correria, gente se aglomerando, curiosos observando
Na verdade, uma cena incomum no nosso cotidiano:
Acompanhado por duas quengas e uma garrafa de aguardente,
lá estava no bar de seu Ismael, Waldick Soriano em forma de gente
Zezinho não demorou, personalista inconteste, foi logo tomando a frente
Olhou, olhou, temperou a garganta e num tom grave mandou:
-Waldick, voçê curte muito!
Risos da platéia improvisada
Waldick, não menos personalista, em cima da bucha devolveu:
-Curto, por quê posso!
Risos da platéia improvisada
Sonoras gargalhadas
A simpática turma de curiosos estava gostando
Waldick continuou bebendo
Zezinho continuou olhando



Texto complementar postado em 29/03/2010
Já falamos por aqui, que o bom do blog é não ter regras. E isto dá certo dinamismo. Fizemos uma postagem dupla onde eu trouxe fotos dos locais dos antigos bares e bodegas delmirenses e o Edmo Cavalcanti entrava com um texto sobre um fato ocorrido num antigo bar delmirense. E agora coroaremos de forma tríplice com o complemento trazido pelo Eduardo Menezes: fotos antigas do Bar da Tripa. Será que alguém consegue identificar quem aparece nas imagens?

Vamos ao email do Eduardo.

ôpa,
Eu não tinha mandado, ainda, porque o Bar da Tripa já foi assunto de várias postagem, mas aproveitando o tema de bares e botecos e a busca da jurubeba perdida, acho que pode ser aproveitada para inserir na postagem (ou não), quem sabe a jurubeba esteja por lá, rsrsrsrss.A foto do pessoal na mesa eu já tinha comigo há muito tempo, mas não lembrava qual era o bar. Depois que peguei com Zé de Gordinho a foto que aparece o balcão lembrei-me da foto que tinha e comparei as duas vi que era do Bar da Tripa. Embora a foto estivesse comigo, eu não estou nela.

Eduardo Menezes.
Onde houver fé, que eu leve a dúvida.


11 comentários:

ADEMIR FEITOSA disse...

Me lembro a muitos anos atrás quando ia passar férias em Delmiro,que toda semana ia a feira que ainda era no centro da cidade,no meio da rua, com meu vô e ele parava nas "budegas" a caminho da feira pra tomar uma tal de "genebre"acho que é esse o nome,algun de vs conhece essa tal bebida.ADEMIR

César Tavares disse...

Ademir no blog anterior teve uma postagem justamente sobre a famosa "genebra/zinebra". Vide link

http://www.amigosdedelmirogouveia2.blogger.com.br/2006_08_01_archive.html

Grato pela visita e comentário.

César Tavares disse...

Mais de uma semana sem comentário. Blog caindo pelas tabelas..rs.

Lugares: Loja de motopeças funcionava a mercearia/bar do Rosalvo Souza.

No final da rua do ABC no local da foto funcionava a bodega do seu Leite.

Bar da Tripa perto do Palmeirão.

Onde hoje é uma marcenaria já foi uma sorveteria e nos anos 80, era um bar chamado Chaplin.(perto da casa do Danúbio).

E onde hoje é apenas uma edificação quase em ruínas era o bar de Pedro Santana. Ficava próximo da casa do Zé Lisboa(filho de Herminio encanador) e perto do clube Palmeirão e da Telasa.

Paulo da Cruz disse...

César,

Vendo essa foto da Rua do ABC, hoje totalmente descaracterizada em relação aos tempos da minha infância, tentei voltar ao passado e recuperar na memória o formato da antiga bodega do Seu Zé Leite. Na verdade, acredito eu, a bodega era de D. Rita, sua esposa, pois o Seu Zé Leite já estava aposentado. Bem, pelo menos era ela quem eu via sentada atrás do balcão e atendendo a freguesia. Quanto a casa hoje está bastante descaracterizada. Creio que uma parte dela foi demolida, assim como uma casa vizinha, para dar lugar ao acesso as ruas que ficam por trás da Rua do ABC. anteriormente esse acesso era feito pelo local onde hoje funciona uma escola. Onde hoje se vê um grande portão verde era a residência do casal, sua filha D. Cacilda e seu neto Antonio. Se não me falha a memória tinha uma porta e duas janelas. A área onde hoje está um escritório de contabilidade, e aparece na foto com uma porta branca, era um espaço intermediário, coberto e com um meio portão, que interligava a bodega e a residência. O Seu Zé Leite era também proprietário de uma pequena casa, próxima a residência do Sr. Lourenço, atual proprietário da Pousada da Pedra, onde foi encontrada um botija. Essa história eu já contei aqui.

César Tavares disse...

Paulo grato pelo comentário. Eu tb não lembro mais a exata localização da bodega. Tanto que fotografei as casas do entorno. Há uma foto num dos blogs anteriores onde aparece dentro da bodega o Ailton e Jal, filhos de Mané Pedrão, e que moravam tb na rua do ABC. Talvez seja interessante eu resgatar esta fotografia e inserir nesta postagem.

Eduardo Menezes disse...

César,

Aproveitando o assunto de bares e botecos, tõ enviando duas fotos tiradas dentro do Bar da Tripa, vamos ver se alguém reconhece os fregueses

César Tavares disse...

Eduardo grato pelo material enviado.

Quanto as pessoas nas fotografias. Vamos aos chutes:

Na primeira fotografia: Geraldo Bocão, Ronaldo Macarrão, Telma, João Tubiba e o rapaz com costeletas a Lá Elvis não tenho menor ideia.

Na segunda fotografia tá muito dificil reconhecer. Mas seria o rapaz magro e loiro em pé no balcão o César Pregão? em pé de camisa branca seria O Nêgo Fia? E sentado olhando para trás seria o Luizinho de Lula Ferro?

Eduardo Menezes disse...

Vou repassar como me informaram a primeira foto, embora falta decifrar melhor, rsrss

Maria Luiza Menezes está atrás de Dr. Aldo de óculos de grau, Dr. Vanderlei de óculos escuro, Telma, claudinete de lenço na cabeça, os rapazes de frente são de Salvador.

Na segunda foto só sei que o cara de calça verde o pessoal chama de... Sabiá... Passarinho... Bentivi... Sei lá, só sei que é um bicho que voa, rsrsrsrsrsss

André disse...

Eduardo e César, colaborando com vcs, o nome do sujeito magro da segunda foto é: CANÁRIO...rss.
Eduardo, se vc lance do futebol, eu diria que vc chutou na trave, bateu na linha do gol e não entrou!!

Unknown disse...

Eduardo/André.

Em termos de chute eu acertei apenas a Telma. A Maria Luiza eu nem cheguei a ver na foto. Vou tentar clarear...

Eduardo Menezes disse...

Tem uma pessoa atrás do que tá com o braço levantado, colocando chifre em telma. Tem outra pessoa entre o cara que tá com o copo na mão e o que tá com a mão na testa.

Há! Na época que essa foto foi tirada, eu não conhecia ninguém, nem mesmo Telma