sábado, 17 de julho de 2010

Delmiro Gouveia vista por cima.


Eis uma raridade. Uma imagem aérea da cidade de Delmiro Gouveia em maio de 1994. Para os que gostam de observar os detalhes das mudanças na paisagem urbana é uma boa oportunidade.
A fotografia nos enviada pelo Edmo Cavalcanti que a conseguiu com o seu irmão Valdinho.

Eis o email do Edmo:

César,

Olha, envio uma fotografia aérea de DG(cortesia de Edivaldo Jr. -mano) tirada em maio de 1994 . Se puder exibi-la, peço que coloque o seguinte texto:

Aos colegas delmirenses:

A velha praça
A pracinha
A rua do Cine Pedra
A igrejinha
O açude grande
A rua do A
A rua do B
A rua do C
O Clube Vicente de Menê

Edmo.

E agora leitores será que você é capaz de identificar outros locais que não foram citados pelo nosso colaborador?
Por exemplo, fiquei a observar os detalhes do antigo Mercado Público.
Lembramos mais uma vez para melhor visualização basta clicar em cima da fotografia.

Agora é com vocês.

Foto cortesia de Paulo da Cruz.

Em 22/07/2010.
Complementando o texto e a imagem enviada pelo Edmo, aproveito e resgato esta outra fotografia áerea de Delmiro Gouveia. Sendo que esta é dos anos 20. Mas é possível fazer comparações com a outra. Principalmente na localização dos prédios da antiga Cia Agro Fabril Mercantil.

11 comentários:

César Tavares disse...

Edmo o que chama atenção na fotografia é o tamanho da fábrica. Pude identificar claramente dois dos prédios onde trabalhei durante quatro anos e oito meses.

Edmo Cavalcante disse...

César, pelo pouco movimento de pedestres, a foto deve ter sido tirada no horário do almoço. Em Delmiro é assim, no horário do almoço a cidade ressona. Que maravilha!

César Tavares disse...

Edmo segundo Ricarti Mafra na hora de almoço se vc procurar um restaurante aberto em DG não encontra. A desculpa é que o dono foi almoçar em casa. Talvez a fotografia tenha sido feita num domingo.Em janeiro fiz diversas fotografias com pouco movimento nas ruas tb(mas era feriado)

Anônimo disse...

Que foto bacana! DEMAIS! Penso que foi tirada num domingo. Será que foi no domingo de maio, no qual faleceu o grande Ayrton SENNA?

Por David

César Tavares disse...

Para os bons observadores de fotografias. Tirem minha dúvida: na segunda fotografia a foto foi tomada como se alguém viesse dos lados do açude pequeno? Há uma cobertura parecida com eucaliptos?

Também no lado esquerdo há umas construções como se fosse umas "casa de vila". Mas não é a vila que conhecemos ou seria alguma área da fábrica que posteriomente foi derrubada?

Façam os contrapontos com a foto enviada pelo Edmo.

Edmo Cavalcante disse...

César, será que a segunda foto foi tirada por alguém à bordo do famoso avião de Antonio carlos? Houve uma época em Delmiro que qualquer avião de pequeno porte que sobrevoasse, a criançada já dizia: é o avião de "Seu" Antonio Carlos! Sim, a cobertura é de eucaliptos.

César Tavares disse...

Edmo quando foi repassada a fotografia disseram que foto era dos anos 20. Acredito então que não foi do avião de Antonio Carlos. Vamos aguardar o pessoal se pronunciar.

Ricardo Dreia Ramos de Menezes disse...

Esta segunda foto está me parecendo uma paisagem de clima temperado. Não parece ser Delmiro.

Ricardo Dreia Ramos de Menezes disse...

Parece ser um campo de concentração da Segunda Guerra, na Alemanha.

Paulo da Cruz disse...

Esta foto da fábrica é de fato bastante antiga, os eucaliptos ainda eram novos. Pode-se ver ao fundo a igreja e as ruas que a circundavam. No quintal da casa de D. Natércia pode-se ver algumas árvores. Só não dá para identificar o que são. Uma delas é um pé de tamareira. Ainda hoje está lá. A parte descampada hoje está repleta de vegetação. Isto pode ser visto pela foto que a antecede. Eu não lembro onde adquiri esta foto. Sei apenas que foi durante uma das pesquisas que fiz sobre DG. O que eu lembro é que já aconteceu uma discussão aqui no blog sobre como a foto tinha sido tirada em 1920. Afinal de contas é uma vista aérea. Uma das hipóteses foi que tinha sido de dirigivel.

Anônimo disse...

Aos fundos: A mini "cordilheira de Água Branca, a serra do padre e a serrs do craunã.