quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Grandes Figuras "Delmirenses": Dr.Watson Gusmão

Mais uma vez resgato um texto postado no primeiro blog da série Amigos de Delmiro Gouveia. O texto fala do Dr. Watson Gusmão(diretor do Ginásio Vicente de Menezes nos anos 70/80) e foi postado originalmente em 16 de novembro de 2006.

Sendo que agora dou uma customizada.Trago um comentário feito por sua filha Paty Gusmão Adur(que reside nos EUA) e só viu a postagem quatro anos depois.

Também pincei todos os comentários feitos pelos leitores de então e onde era citado o nome do homenageado.

Relembro que os comentários “sumiram” da visão de quem visita os antigos sites. No entanto, os mesmos ficam no gerenciador do sistema ao qual eu tenho acesso. O único problema é que não fica o nome de quem o fez.

Sei que o texto final ficou bastante extenso. Mas para um “delmirense fanático” acho que vale à pena encarar o desafio até o fim. E, talvez, sejainteressante quem comentou na época tentar identificar o seu texto ou dos amigos que o fizeram. E aí, aproveita a ocasião, e faz algum adendo ou até mesmo um novo comentário. Afinal, a figura do Dr. Watson, deve ser ainda lembrada por muitos macondianos.

Dadas as devidas explicações vamos ao que interessa.


DR. WATSON: DIRETOR DO GVM.
Texto de César Tavares e originalmente postado em 16/novembro/2006


A cidade de Delmiro Gouveia, também teve o seu Dr. Watson. Não era o amigo inseparável do personagem de história de detetives Sherlock Holmes e sim o Diretor do Ginásio Vicente de Menezes. Era o famoso Watson Clementino de Gusmão e Silva.

Dr. Watson além de diretor do GVM também exercia o oficio de cirurgião-dentista. Um dos poucos então na cidade. E gostava de jogar uma bolinha. Lembro-me de um gol de falta que ele fez numa certa tarde batendo uma pelada com o pessoal do Palmeirinha.

No GVM tínhamos um medo terrível dele. Ir na parar na diretoria por ter aprontado alguma trela nas dependências da escola poderia implicar em suspensão. E aviso de suspensão para alguns alunos poderia implicar em levar alguns cascudos ao chegar em casa com o famigerado aviso. Mas ele apenas cumpria o seu papel. Era enérgico quando cabia. Mas tudo dentro da cordialidade.

E fazendo uma analogia com aquela antiga propaganda da Valiseré "que o primeiro sutiã ninguém esquece" Então da primeira suspensão ninguém esquece também. E das duas que levei no GVM a primeira foi dada por ele. Mas nada que eu não merecesse. Mas aí é outra história.


Dr. Watson faleceu no início dos anos 80.(não lembro o ano). Parece-me que foi de acidente de automóvel. E ele ainda era bastante jovem. Talvez nem tivesse ainda chegado aos 40. E talvez seja uma das poucas pessoas que conheci em vida que virou nome de prédio público. Nada mais justo que homenagear alguém que participou da formação dos jovens delmirenses dando o seu nome a uma escola.

E aí você conheceu o Watson? Você também era um dos que em surdina e com ele por longe o chamava de Capacete? Sabe a origem deste carinhoso apelido? Enfim registre suas lembranças.

Turma de 1977(minha turma). Dr. Watson e sua esposa Marli (em pé no lado direito)
Dr. Watson com os concluintes da turma de 1976 do GVM.
Comentário feito no blog anterior.

Fiquei super feliz de ver este texto q vc escreveu sobre meu pai...sou a Patricia a filha mais velha dele, so corrigindo meu pai morreu com 34 anos em 1982( lamentavel)... Eu, minha mãe( Marly, q esta na foto sentanda de preto ) e Gustavo meu irmão agradecemos a tão bela homenagem... Tenho algumas lembranças de Delmiro( onde vivi a minha maravilhosa infância) uma dia quando voltar ao Brasil pretendo ir visitar a cidade, pois atualmente moro fora do Brasil(USA) Um grande abraço Patricia Gusmao Adur

Paty Gusmao Adur 17-05-2010 21:13:32



Comentários feitos no blog anterior e resgatados do gerenciador do programa.
Obs: Não há identificação da pessoa.

Na foto tb aparecem além do Watson e da Márcia(filha da prof. D.Lacir) o sargento Alceu(então delegado e prof. de Ed.Física. não tenho certeza se a senhora que está ao lado é a Valdinha(secretária do GVM), prof. Marly(esposa do Watson) e D.Delma(prof. de Português e que morava ali na Freitas Cavalcante). Dentro dos mesmos moldes dos comentários anteriores em outros posts poderá haver algum comentário sobre tais pessoas.
18-11-2006 17:11:32

Cesar, Justa homenagem. Watson foi o único diretor durante os 4 anos que estudei no GVM. Nos primeiros anos ele também ensinou matemática. Pessoa afável fora do ginário, lá ele era realmente muito rigoroso e contava a preciosa ajuda de Seu Monteiro. Também sofri muito na sua cadeira de dentista, porque ele exerceu a profissão numa época em que o dentista se preocupava muito pouco com o sofrimento dos pacientes.
18-11-2006 11:57:36

Conheci muito pouco, tb, o Prof. Watson. Quando ele lá chegou, eu já estudava fora. Mas, meu irmão Absalão, Garoto, Carequinha, Januario e outros dessa faixa etária, deram muito trabalho a ele e ao Seu Monteiro, no GVM. Fala Garoto!!!!
1-11-2006 17:11:23

Conheci muito pouco, tb, o prof. Watson. Mas, meu irmão Absalão, Garoto, Careca, Januario e outros dessa faixa etária, deram muito trabalho a ele e Seu Monteiro no GVM.
21-11-2006 17:08:21

Conheci o Watson muito superficialmente. Acho que fui apresentado a ele e só. Acredito que ele foi para DG convidado por José Bandeira, para assumir a direção do GVM e cuidar da saúde bucal do delmirenses. Bandeira tinha sido eleito deputado estadual e precisava passar algumas atividades, exercidas por ele, para outra pessoa. Acho que isso deve ter ocorrido em 1971. Lembro desse fato porque Bandeira nesse ano entrou, por equivalência, no curso de administração, que funcionava à noite, onde foi meu colega de turma. Acho que devido a seus outros afazeres em pouco tempo abandonou o curso.
20-11-2006 12:32:08

Olá César, sobre a morte do Dr. Watson eu tenho certeza que ocorreu em 1982, não me lembro o mês...rss...é que uma vizinha nossa entrou lá em casa, esbaforida dizendo: "vocês não souberam? O Dr. Watson morreu agorinha de acidente de carro, me parece vindo de Piranhas...",causando grande impacto lá em casa, acho que era um dia de sábado, à noite. Estudei com Márcia, filha de D. laci, aliás, não sei do paredeiro de nenhuma das duas...D. Laci ainda é viva? Mora em DG?O Sgto. Alceu foi professor de Ed. Física lá pelos anos de 79,80...nos fazia correr até perto dos Morros(Rumo a Maria Bode0, muito neguinho se escodia pelo caminhos em arbustos......KKKKK....nas proximidades do Bom Sossego ou até mesmo antes, no famoso "H" (assim chamadas as colunas de concreto com a placa de inauguração do asfalto, que aliás eu assisti no dia com as filmagens da "Caetés Filmes" de Maceio- Aliás César- Eis aí outro assunto que pode ser espichado...rss...quem não se lembra da empresa que fazia as propaganda oficiais dos polít. de Al?
23-11-2006 00:37:52

Amigos, já depois de muito tempo, morando em Maceió, é que soube da origem do apelido "capacete" atribuído a Watson. Dizem que era por conta do estilo de trato no cabelo que os jovens da época cultuavam em homenagem aos ídolos Tim Maia e Toni Tornado. Watson retirou o seu ¿capacete¿ quando foi nomeado diretor do GVM e dentista substituto do então deputado José Bandeira (Dr. Rubens). Com relação à carequinha, esse era o apelido de Rosalvo Teotônio da Silva, irmão de Mané Totó. Esse, juntamente com Absalão, realmente foi os que deram mais trabalho a Watson Clementino Gusmão Silva, vulgo capacete, e que Deus o tenha.
22-11-2006 21:22:24


O Dr. Watson que tambem foi meu diretor no GVM de (77 a 80), faleceu de acidente automobilístico entre as cidades de Piranhas e O A casado já próximo de XINGÓ. Quanto ao asfalto de DG a M bode, foi inaugurado em 77 e construído pela TERRANA. Lembram-se dos proprietários e engenheiros da CIVELETRO descendo de para-quedas, principalmente nas tardes de domingo no campo do AGRO, o ano era o mesmo. ADAILTON
23-11-2006 20:03:17

Escola Watson Gusmão em Delmiro Gouveia

No link abaixo há um texto sobre a atual Escola Watson Gusmão e de onde retirei o quadro e as seguintes informações:

"ESTRUTURA E LOCALIZAÇÃO

A instituição pertence à Rede Pública Estadual e oferece aos alunos o ensino regular no Ensino Fundamental (4º ao 9º Ano) e Ensino Médio (1º ao 3º Ano). Dispõe de 16 salas de aula, sala de TV, biblioteca, laboratório de informática, laboratório de ciências e tecnologia, cantina, refeitório, auditório, sala de grêmio estudantil, área de pátio de recreação coberta, rampas para deficientes físicos e estacionamento.

Atualmente divide seu espaço com a Universidade Federal de Alagoas – Campus do Sertão, enquanto o prédio da mesma está sendo construído.

Retirado do Projeto Político Pedagógico e adaptado por Gedya Gomes de Sá".

10 comentários:

Paulo da Cruz disse...

César, o post 20-11-2006 12:32:08
é de minha autoria. Acho que nesse acidente também faleceram Vevé e Luiz de Pastor. Luiz de Pastor hoje dá nome a antiga Rua da Travessa.

César Tavares disse...

Paulo no acidente do Watson ele faleceu só. O de Vevé tb foi nos anos 80. Mas nele faleceu uma colega nossa de turma do GVM.(Telma - filha de Antonio "Beicinho" comerciante conhecido) Acho que foi isto mesmo. Mas alguém poderia confirmar?

Eduardo Menezes disse...

Faleceu também a filha de Telma

Paulo da Cruz disse...

César, foi confusão minha. Nessa época eu já não residia mais em DG. Minhas lembranças de Telma são ainda de quando ela era garotinha. Os dois episódios chegaram ao meu conhecimento através de informações de terceiros, e como sempre, carregados de emoção pelo fato dos envolvidos serem pessoas conhecidas.

César Tavares disse...

Da Paty(filha do Watson) que escreveu o email que aparece aqui nesta postagem, lembro-me ainda dela bem garotinha, talvez, uns 3/4 anos de idade, branquinha e com cabelos encaracolados. A casa deles ficava a pouca distância da nossa.

De sua mãe Marly(que aparece numa das fotos) foi minha professora de geografia geral no primeiro ano do segundo grau do GVM, isto em 1978.

André disse...

César, identifiquei meu e-mail, ele é o que contém a seguinte numeração: "23-11-2006 00:37:52".

Especulações: A filha de Watson não mencionou se só quem está nos EUA é ela ou também lá se encontra o irmão e a mãe. É casada com um gringo de lá? Calculo que ela tenha uns 37, 38 anos atualmente.

André disse...

Opsss...corrigindo: e-mail não, mensagem, rsss, ando com e-mails na cabeça!

Paty disse...

Querido amigo César,td bem?

Ficou show a customizada que tu deu no texto e na foto do meu pai... Morri de vergonha que vc escreveu q so vi a postagem depois de 4 anos, kkk (brincadeira).

Enfim, mais uma vez muito obrigada pela homenagem!Tu escreveste em um comentario q eu morava perto de ti... ainda existe a casa q eu morei? Lembro que era vizinha a casa do Padre. Lembro tb da Igreja branca da foto do teu blog que ficava pertinho de casa.

Um grande abraço

Thanks!
Paty

César Tavares disse...

Paty eu tenho algumas fotos da rua. Não aparece sua antiga casa de forma frontal. Mas talvez a visão da geral dê para vc relembrar um pouco. Caso te interesse é só passar algum endereço de email que remeto.

Grato pela visita e pelos comentários.
abraços

Anônimo disse...

Isso mesmo!!!