sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Ponto de...De que Mesmo?

Texto e imagens são do Eduardo Menezes, que, originalmente postou em seu blog:www.retratagem.blogspot.com, que é devidamente linkado por nós do Amigos(vide rodapé), e com sua devida autorização publicamos por aqui.

Vamos ao seu texto e depois é com vocês.



Ponto de...De que Mesmo?

Delmiro Gouveia. Cidade do interior de Alagoas, 300 quilômetros de distância da capital, sendo assim a mais afastada de Maceió, vizinha da conhecida Paulo Afonso, cidade do interior baiano.
Morei lá por muito tempo e me considero um cidadão delmirense.

Quando morava por lá dizíamos que Delmiro era a cidade das contradições, por exemplo:

O bairro Desvio é uma reta e não desvia pra lugar nenhum;
O bairro Bonsossego não é tranqüilo;
Zé Grande é um cara baixinho;
Zé Pequeno é um sujeito alto;
Zé Crente é católico;
Manoel Bispo nunca foi nem padre;
E...
O ponto de ônibus NÃO é de ônibus!!!

O que?? Como assim???!!??
Um ponto de ônibus que não é ponto de ônibus???
Essa eu não entendi.



Então vamos lá...

Em 2003 o prefeito Lula Cabeleira (que além de ter o cabelo curto é calvo), estranhamente colocou vários pontos de ônibus por toda a cidade. O fato de espalhar pontos de ônibus na comunidade seria digno de aplauso se não fosse por um fato no mínimo curioso que foi até matéria no ALTV, programa da TV Gazeta, afiliada da Rede Globo em Alagoas. Delmiro Gouveia, a cidade mais bem servida de ponto de ônibus em Alagoas não existe ônibus coletivo. Mas tem uma coisa que a TV não citou: O anteparo colocado no lado esquerdo do ponto deveria estar do lado direito, pois, do jeito que foi feito, quem estiver dentro do ponto não dá para ver se vem algum ônibus, muito menos o letreiro dizendo para onde ele vai, quando o passageiro menos esperar, se colocarem coletivos na cidade, o transporte já tá passando na frente dele pegando-o de surpresa. E o motorista do ônibus não vê se tem alguém esperando. Quem quiser esperar algum transporte tem que ficar do lado de fora. Portanto, os pontos do jeito que estão só servem para namorar ou se proteger da chuva ou, como disse um entrevistado pela TV Gazeta,”é bom pra ficar na sombra chupando picolé nos dias de calor”. O cara que projetou esses pontos deve ter tirado o modelo de um ponto da Inglaterra, onde o trânsito flui do lado contrário do nosso.

As fotos foram tiradas em novembro de 2005, nessa época o prefeito era outro.

22 comentários:

César Tavares disse...

Grato ao Eduardo pela autorização e mais uma colaboração.

Na Lista das contradições delmirensesgeralmente citavam também que a rua conhecida como das Sete Casas tinha mais de quarenta...

Edmo Cavalcante disse...

Continuando contradições: O Ponto Chique é paupérrimo! Quanto aos pontos de ônibus, sabiamente o povo resolveu o problema... chupar picolé na sombra nos dias quentes!Alguém sabe que utilidade tinha o arco? Qual prefeito construiu? Qual prefeito destruiu? Acho que o arco, tal qual os pontos de ônibus,foi uma obra com custo-benefício muito alto!

Paulo da Cruz disse...

O arco foi construído na gestão de Dr. Ulisses Luma. É possível que a motivação fosse ter algo macondiano semelhante ao Arco do Triunfo parisiense. O triunfo a ser comemorado era a vitória contra alguns inimigos da saúde dos delmirenses. Na sua gestão foram retirados de dentro da cidade os lixões, foi implantada a coleta de lixo (feita através de uma caçamba) e melhorado o sistema de esgotos. Na atual Av. Castelo Branco passava um esgoto a céu aberto que cruzava a atual Freitas Cavalcante e atual Pe. Anchieta indo desaguar no riacho que corre próximo ao cemitério. Como médico preocupado com saúde popular o Dr. Ulisses em sua gestão atacou principalmente as falhas existentes nessa área. Dado que não era engenheiro e provavelmente se valia das opiniões dos mestres de obras os trabalhos no esgoto da Castelo Branco deixaram algumas falhas que outras gestões nunca resolveram e creio nunca serão resolvidas dado o montante de recursos que será necessário para tal. Quando chove torrencialmente o esgoto transborda e pode inundar algumas casas da parte mais baixa da Castelo Branco, aí incluídas, entre outras, a casa de minha mãe. Felizmente nos últimos anos não tem chovido torrencialmente. Com a palavra meus irmãos Zennus e Orleans, frequentadores deste blog.

Eduardo Menezes disse...

O antigo Arco que ficava no fim da Av. Carlos Lacerda, atual Av. Presidente Castelo Branco, foi construído para indicar a entrada da cidade, pois aquela era a principal via de acesso para quem ía e vinha de Paulo Afonso e Petrolândia. Além disso, a partir dali só tinha mato e não se imaginava, na época, que a cidade não iria crescer além daquele limite.

Alguns prefeitos tiveram interesse de retirar o Arco, mas ninguém queria fazer essa “desfeita” com Dr. Ulisses Luna. Quem demoliu o Arco foi o prefeito José Bandeira, que já tinha um desafeto político com Dr. Ulisses e não tava ligando para o que ele achava.

Houve uma divisão de opinião com relação a retirado do Arco. Eu achei correto, a cidade estava desenvolvendo e dificultava a passagem de caminhões por aquele local, pois o espaço entre uma coluna e outra era muito pequeno, se o Arco tivesse sido construído sem a coluna do meio, então poderia ter ficado até hoje, sem problema nenhum.


Com relação as contradições delmirenses, agradeço por lembrar de mais aulgumas, vou fazer um complemanto lá no Retratagem.

Anônimo disse...

Paulo e Dado, e a história da praça que virou posto de combustível? Por acaso sabem por que ela foi demolida? É lamentável que isto tenha acontecido, para mim não existe justificativa!

Edmo Cavalcante disse...

Paulo e Dado, e a história da praça que virou posto de combustível? Por acaso sabem por que ela foi demolida? É lamentável que isto tenha acontecido, para mim não existe justificativa!

César Tavares disse...

Era além do antigo arco que ficava o trecho conhecido como "Cacete Armado"? E pq este singelo nome?

Eduardo Menezes disse...

Rua do Cacete Armado, era lá que se encontrava a maioria dos cabarés da cidade, entre elas o da famosa Percília. Talvez o nome seja porque tinham algumas brigas por lá ou, quem sabe, pelas alterações sexuais dos frequentadores das Casas de Tolerâncias, rsrsrsss.
Mas o fato é que depois que acabaram com cabarés a rua mudou de nome para Alto da Paz.

César Tavares disse...

De vez em quando falamos no antigo arco. Mas até hoje(blogs/site) indo para seu oitavo ano e ainda não apareceu uma antiga fotografia com o mesmo. Será que alguém teria alguma que pudesse nos enviar? De repente até imagem de algum quadro(pintura).Lembro que tinha uma senhora que fazia uns quadros(acho que ela morava na casa do Zé Maria). Era uma senhora elegante com cabelos grisalhos que ficava a pintar. Mas isto acho que era nos idos de 1969/70 por ai. Alguém lembra disto?

Eduardo Menezes disse...

Eu não sei onde o Zé Maria morava, mas lembro de uma mulher que morava próxima a loja de Davizinho (Miscelânea Marques) que pintava quadros. Certa vez fui lá ver ela pintar e ela tava pintando o Grupo Escolar Delmiro Gouveia, ela ficava olhando para o Grupo através da janela, esticava o braço com o pincel na mão em direção ao grupo, marcava a medida da parte a ser pintada no cabo do pincel com o polegar e colocava a medida marcada na tela. Eu nunca tinha visto aquilo e perguntei o que ela tava fazendo, aí ela explicou que era para a pintura ficar certa e me deu o pincel para que eu fizesse também e me explicou melhor.
Rapaz, eu nem lembrava mais disso. E agora fiquei aqui pensativo, acho que essa foi minha primeira aula de pintura, rsrss.

César, não sei se essa era a mulher que você tá falando, mas esse assunto me trouxe boas recordações.

César Tavares disse...

Era esta senhora mesmo Eduardo. A Casa de Zé Maria ficava ao lado ou próxima da loja de Davizinho. Eu nunca falei com esta senhora mas meus olhos de criança olhava-a com uma certa reverência. Não é claro na minha mente mas sempre vem algo como já a vi pintando o que seria o "Arco".

Eduardo se foi a sua primeira aula de pintura nem vc sabe. Mas certamente vc aprendeu(ou sempre teve o dom) da pintura.

Vamos aguardar se o Paulo/Abrahão/Eraldo/Braulio...e outros lembram desta senhora e nos conte mais histórias.

César Tavares disse...

(contem)

Anônimo disse...

Caros leitores com relação ao ponto de onibus..hj em dia eles estão servindo...a cidade possue 2 onibus da real alagoas que fazem a linha Delmiro Paulo Afonso, e Bestas e Sprinters, como concorrencia dos onibus, além das D20 para cidades vizinhas como Agua Branca, Pariconha, Mata grande Etc, então Hoje em dia serve os pontos, Delmiro esta crescendo, hoje em dia existe até SMTT, orgão de transito na cidade...

abraços

Eduardo Menezes disse...

Caro Anônimo, pelo que me consta esses transportes que você citou, inclusive os ônibus, existem muito antes da colocação dos Pontos e eles são intermunicipais e interestaduais. Os Pontos colocados por toda a cidade foi para ônibus coletivos urbanos. Os transportes que você citou não percorrem a cidade, pelos bairros, onde foram colocados outros Pontos, Eles simplesmente passam pala avenida principal que é o percurso normal para a saída da cidade.

Eduardo Menezes disse...

Mas fico feliz em saber que, finalmente, depois de 8 anos resolveram utilizar essa pequena parcela de Pontos. Mesmo não sendo com o fim para que foi idealizado, para ônibus coletivos urbanos.

Cleonice disse...

Eduardo é sempre uma delicia ler suas informações sobre nossa querida DG.São 8:49h eu acesso esse blog e deparo com seu senso de humor sempre tão afiado. Sempre adorei conversar contigo.Bjs,Cleonice.

César Tavares disse...

Aproveitando que o Eduardo é bem humorado acho que ficará mais fácil defender a minha tese.

Preferia que os pontos de ônibus continuassem sem uso. Pois foi assim que o fato ganhou notoriedade na mídia nacional. E cidades com paradas de ônibus funcionando direitinho tem um montão. Então o fato ficou tipicamente macondiano(no sentido literário mesmo).

Creio que fica bastante complicado para quaisquer empresas que queiram explorar linhas urbanas em cidades interioranas de pequeno/médio porte após o advento dos mototáxis. Eles são mais rápidos e mais baratos. Agora quanto a segurança são outros quinhentos.

Eduardo Menezes disse...

Já se tentou colocar ônibus coletivo urbano em Delmiro, acho que por duas vezes, não sei ao certo, mas pelo menos uma vez tentaram. Lembro-me muito bem do dito cujo percorrendo a cidade, acho que foi antes dos pontos serem colocados. Ouvi dizer que houve subsídio por parte da prefeitura para ver se a coisa pegava, mas não deu certo, as pessoas que mais precisavam eram justamente as que não dispunham de numerário para gastar com o transporte. Os ônibus só enchiam nos dias de feira e ficavam superlotados de bolsas e sacolas.

Obrigado Cleonice, também gostava de nossos papos, eram bem divertidos, beijos.

Pois é César, concordo com você. Mas o uso dos Pontos não está sendo oficial, pois a gente sabe que os transportes param em qualquer lugar, então os Pontos continuam não sendo Pontos , rsrsrsrss.

César Tavares disse...

São "pontos turísticos"? !!!

Lima 51 disse...

Cidade das contradições, realmente, tem um bar em DG onde o dono fica com raiva quando comem todo o estoque de tiragosto, ele fala que assim sua mulher vai ter mais trabalho pra fazer outros.
Essa me contaram, quem sabe que bar é esse??

Abraços a todos.

César Tavares disse...

O bar deve ser o famoso "pau do urubu" aquele que não dá sombra para ninguém(o antigo abrigo do Ciço Gobeu)Será?

Luiz Orleans disse...

Sobre as boas polêmicas: 1) ARCO - era um obelisco que definia o fim de logradouro, a Carlos Lacerda, atual Castelo Branco, apesar que, para nós, era o fator delimitante dos sagrados territórios das galeras dessa avenida (ou gangues juvenis?), sendo a turma do "Arco" a mais pauleira - costumava desmanchar bailes...; 2) PONTO DE ÔNIBUS - seria mais um investimento das organizações "padim, pede a Ciço?"; e 3) PRAÇA VIVENTE DE MENEZES QUE VIROU POSTO DE GASOLINA, diz-se que local mau-assobrado, só contava com uma velha Baraúna, onde alguém lastimou o insucesso de retirar uma butija e só encontrar carvão (dado à malfadada publicidade que o sujeito deu ao assunto, esquecendo-se do pedido da alma penada: fazer longe da curiosidade alheia. Uma lenda urbana?), era ponto de feira, local de amarrar animália, depois virou praça, em seguida um posto de gasolina. Na oportunidade, levantamos a voz contra essa manobra do prefeito de ocasião (não citarei o nome porque não merece nem ser lembrado...), colocamos uma faixa condenando o fato, polemizamos. Quanto ao favorecido, esse, pior, não se sabe porquê [sic] ganhou um mimo do erário: um logradouro, conseguiu montar um posto, sabe-se lá como se ajeitou tudo isso... Mas já era. Pelo menos não tentaram me prender de novo, por defender patrimônio público (risos). Então, caro Edmo, foi assim, com mais detalhes, mas aqui é um Blog de amigos, fica para outro ambiente outros elementos de mais uma manobra. O que importa é que "Não é o mundo que é pequeno, Delmiro que é grande (frase conjunta de Luiz Orleans e Abraão Pinto, dois delmirenses na Soterópolis). Abraço forte @luizorleans