sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Sugismundo ( tempos delmirenses/ anos 70)

Resgatando mais um pequeno texto do primeiro blog (Sugismundo em novembro de 2004). O tema se concatena com o post anterior (Lixão em Delmiro Gouveia/ por Profª Jane Cleide dos Santos)

E o bom da internet é o seu dinamismo. Quando da postagem original não existia ainda o Youtube. Mas graças a esta ferramenta, nossa antiga postagem ganha movimentação. E sendo assim trazemos à baila novamente o velho personagem do Sugismundo.


Sugismundo.
Texto originalmente postado em 11/novembro/2004.

Televisor preto e branco. Em cores ninguém na cidade ainda possuía. Quem não corria para a sala quando ouvia a voz do Sugismundo?
O Sugismundo era o protagonista das campanhas educativas, incentivando higiene e limpeza, lançadas pelo governo federal.
Creio que naqueles tempos bicudos de ditadura militar, talvez ele fosse a única coisa suave, engraçada e simpáica.

Saudades do Sugismundo.

E aí você ainda lembrava-se dele?  Então agora matemos nossas saudades revendo antigos vídeos. E depois que tal deixar o seu comentário?  

21 comentários:

César Tavares disse...

Talvez os educadores possam até por curiosidade histórica apresentar o antigo personagem para seus alunos. O tema ainda é pertinente.

Momento bullying: Quem nunca praticou o que hoje é chamado com este nome? Era o nosso "bulir" com os outros. E sendo assim em quase todas as turmas do Ginásio Vicente de Menezes, tinha algum aluno não muito chegado a banho. E portanto era chamado entre outras coisas de Sugismundo.

Não vou revelar quem era o da nossa turma de quinta e sexta série. Talvez o Edmo lembre muito bem. Dicas: era de uma cidade vizinha e que havia se mudado para DG e não tinha um porte avantajado. Quem seria?

Anônimo disse...

Edmo os anos embotam a mente. Memória falha minha. Veja bem: a quinta e sexta série foi nos anos 1974/75. E o Sugismundo é de 77. Portanto nosso colega não poderia ter nominado assim.

César

Anônimo disse...

É Cesar, esse tema é realmente produtivo em termos de comentários. Aonde quer que vc vá, encontrará um indivíduo com as características do sugismundo. Eu, particularmente, conheço um. Ha!!! que saudade que deu daquela época; me fez lembrar de alguns desenhos que eu assitia, todos em preto e branco, ainda, mas era muito bom. Super Dínamo, príncipe planeta, Super Homem do espaço... e outros.

Edmo Cavalcante disse...

César, tô ferrado de memória. O tal sujeito era apelidado de anão?

Anônimo disse...

O mesmo !

César

Edmo Cavalcante disse...

César, eu conheci outras figurinhas carimbadas que não eram chegadas a tomar banho, mas não vou revelar nomes, a não o ser o chefe dos escoteiros. Ele e aquela testa sebosa que os escoteiros beijavam sem o menor constrangimento. O chefinho caiu de paraquedas na nossa macondo, ganhou umas centenas de beijinhos e disse tchau. Tu sabe César por que chamavam o díscipulo dele de "sujeirirnha"? ehehehe

Ricardo Dreia Ramos de Menezes disse...

Na década de 70, em recife, numa eleição para vereador, houve uma votação maciça no Sugismundo. Um candidato a vereador, Sigismundo, entrou com recusos do TRE solicitando para si os voto no Sugismundo, alegando que os vontantes no Sugismundo estavam na verdade querendo votar no Sigismundo. Não deus certo. O TRE negou a apelação.

Danúbio de Oliveira disse...

Um exemplo de como as coisas mudam e que cada época personifica alguns detalhes da nossa vida, está no último quadro de apresentações do Sugismundo. (uma senhora aconselha que ele procure uma farmácia e compre um "Antibiótico") - sem receituário médico. Imaginem: isso hoje não é mais possível. Lembro com muita saudade dessa campanha, do seriado Daniel Boone, Família Robinson, Sítio do Pica pau Amarelo e de um comercial da margarina Bentevi. TV ainda em preto e branco e aquela sintonia horrível que obrigava a fincar uns tubos de ferro com antenas gigantes p/captar o sinal da repetidora de Água Branca

Danúbio de Oliveira disse...

Faz um bom tempo que vinha tentando encaixar uma folguinha de fim de semana para visitar nossa Macondo. Aproveitei que minha turma de colegas de graduação na UFAL tinha que fazer uma visita de campo em um museu para formatação dos TCC's e, em caravana,- certa de 40 pessoas - por sugestão minha fomos a Delmiro Gouveia, Piranhas e demos uma escapadinha até a Usina de Angiquinho. Foi um fim de semana bem proveitoso para todos e particularmente para mim que ha aproximadamente 06 anos não pisava na terrinha, tive a oportunidade de rever algumas pessoas. Nossos orientadores ficaram encantados com a visão futurista de Delmiro Gouveia, com o material do cangaço em Piranhas, e deu embasamento para agendar novas visitas com as próximas turmas de graduandos nas áreas correlatas, tentando-se incluir na grade acadêmica pelo - vasto campo de pesquisa que temos tão próximos de nós e que certamente dará "panos pra mangas" de quem se interesse em levar ao conhecimento de outros nossas curiosidades.

Anônimo disse...

Bem que o nosso Danúbio poderia ter feito umas fotografias legais e ai era só bolar um texto e teríamos um post novinho em folha. Fica a ideia/cobrança em aberto.

César

Ricardo Dreia Ramos de Menezes disse...

Lula com câncer e a Dilma também com câncer (o câncer dela fatalmente retornará), o próximo presidente será o... tan tan tan... ele mesmo!!! o PC Farias do Lula... quem? JOSÉ DIRCEU. Aí meu amigos estaremos todos fodidos. Junto com o Dirceu retornará toda a cambada corrupta do PT: Gushikem, Palloci, José Genoíno,...

Ricardo Dreia Ramos de Menezes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Edmo Cavalcante disse...

Danúbio, neste passeio não vistes por lá o sujeirinha, ou roseirinha...como queira kkkkkkk

Edmo Cavalcante disse...

Danúbio, estás formando em quê?

Ricardo Dreia Ramos de Menezes disse...

Ontem fui à rodoviária de Maceió e me deparei com uma cena bizarra: Uma enorme estátua do criminoso Lampião, em frente à rodoviária. O mais estapafúrdio é que a estátua mostra o bandido lendo um livro. Fique, e ainda estou, revoltado. Deu, e ainda estou, com vontade de pegar um martelete pneumático e demolir aquela porcaria de estátua, homenageando um crápula. Como nordestino e alagoano me senti, e ainda estou, envergonhado. Depois reclamam da fama de bandidos que os alagoanos têm no Brasil. Façam estátua de alagoanos exemplares: Graciliano Ramos, Sérgio Buarque de Holanda, Pontes de Miranda, e outros. Colocar uma estátua de Lampião é tão grotesco quanto colocar em plena praia de Copacabana uma estátua de Fernandinho Beira-Mar, Escadinha ou o Maníaco do Parque.

Edmo Cavalcante disse...

Ricardo, quem colocou a estátua do Lampião certamente não foi vítima de alguma ação do cangaço. Há algum tempo atrás, um equipe de tv entrevistou uma sobrinha de Maria Bonita. Ela disse: -Essa história é bonita agora, mas na época do cangaço minha família sofreu horrores.Ficou conhecida como família de bandidos. Djavan é um raro talento. Saiu da pobreza e com pouco apoio, honestidade e cabeça erguida construiu uma carreira fantástica. O professor Edmilson Pontes era um gênio na arte de ensinar matemática.A médica Nise da Silveira levou o nome de Alagoas para o mundo inteiro. Quantos médicos , professores e escritores construíram alagoas e sua cultura? Faz estátua para os bons exemplos e tá tudo certo.

Danúbio de Oliveira disse...

Olá Edmo Cavalcante e demais amigos.
Estou aguardando o fim de semana (com mais tempo) para enviar umas fotos da nossa viagem de campo a Angiquinho, Delmiro Gouveia e Piranhas que nós da turma de graduandos do curso de Biblioteconomia / Ufal, fizemos há cerca de duas semanas. Será uma repaginação de assuntos já tratados no post e comentados por amigos que visitam.

Edmo Cavalcante disse...

Danúbio, parabéns pela formatura. Voçê escolheu um belo curso. Imagina...trabalhar dentro de um ambiente inundado de informações, descobertas, histórias...

Anônimo disse...

Danúbio envia logo este material que o nosso blog está a míngua...Praticamente as últimas postagens foram "remasterizações". Fico no aguardo. Parabéns pela formatura.

Abraços

César

Gilmar Teixeira disse...

César sou Gilmar Teixeira,escritor,pesquisador,acabei de lançar um livro sobre a morte de Delmiro Gouveia,revelando toda a trama que resultou na sua morte,inclusive com os nomes dos verdadeiros assassinos e mandantes,veja no Google,pesquisando o livro,"Quem matou Delmiro Gouveia" e você terá detalhes do livro,inclusive o jornal do commercio-Recife,deu duas páginas de destaque ao livro,meu cntato é gilmar.ts@hotmail.com
qualquer coisa estou a disposição,abraços Gilmar Teixeira.

César Tavares disse...

Oi Gilmar eu li a matéria no Jornal do Comércio(Recife) quando do lançamento do seu livro. Parabéns pelo trabalho.



Cèsar Tavares