domingo, 8 de janeiro de 2012

2012- Chico´s Bar abrindo seus arquivos delmirenses

Eis 2012, e por enquanto o mundo ainda não acabou e nem o nosso blog !(em suas mais variadas versões vai entrando em seu décimo ano se incluirmos a velha página ainda em formato hpg-está foi retirada do ar pelo provedor).

E após quase dois meses sem nenhuma postagem nova, vamos retomar aos poucos a saga de falarmos da nossa “Macondo Sertaneja”.

Agora nos final de dezembro/2011 e primeiros dias de janeiro/2012, estive por cinco dias na terrinha para visitar parentes e amigos. Aproveitei e fiz algumas imagens que postarei na medida do possível. Nenhuma grande novidade. Apenas retomando temas já falados.No entanto para minha alegria no dia da volta, quando já nos preparando para pegar estrada, eis que chega na pousada onde estávamos hospedados o Gilmar de Neneco(receberá um post em sua homenagem em breve), Rubinho e Chico de Seu Nininho. E o Chico apareceu com um envelope com algumas fotografias bastante interessantes. Obviamente foram feitas imediatamente copias das mesmas.

E assim, aos poucos, vamos postando. Algo engraçado eu pergunto: “Chico qual o seu sobrenome para colocar nos créditos ? Ele responde: Coloca “Chico´s Bar” que é como todo mundo me conhece mesmo”.
Vamos então ao que interessa. E depois conto com os comentários dos abnegados leitores/visitantes.

Chico mostrando para César velhas fotos delmirenses(jan/2012)
Dr. Serpa com sua irmã Socorro. Baile de Formatura. Dr. Serpa foi  prefeito de DG nos anos 70.
Eis uma rara imagem:  Alfredisio Menezes(primeiro prefeito de DG), Chico Serpa ainda  garoto, Natércia Serpa(educadora de gerações de delmirenses), Dr. Antenor Serpa(também foi prefeito em DG) e D.Oga.

10 comentários:

Edmo Cavalcante disse...

Ô César, tem uma grande novidade sim! É a sua presença na macondo. Recebeste meu e-mail? Houve um encontro maravilhoso da nossa turma, no Chicos´s Bar. Não lembro o ano. O organizador foi o Cleitinho. Chico´s Bar teve os seus dias de glória e como quase todos os bares...fechou as portas. Creio que o bar mais antigo da cidade é o pau do urubu(Cícero Gobeu). Para quem não sabe, a D. Natércia foi madrinha do VEC(Vencedores Esporte Clube) agremiação esportiva de propriedade do chefe dos escoteiros, Sr. Valdemar do Patrocínio Souza. O professor Valdemar não se fazia de rogado, e a cada jogo do VEC pedia a benção financeira da simpática D. Natércia. Era em torno de uma hora de conversa para convençê-la a liberar a tão querida granolina. O transporte do VEC era patrocinado por Filú(filho de Odilon Pambú), em uma caminhonete com a carroceria descoberta, e pouco preocupava os resultados dos jogos. O que todos queriam mesmo era fazer algazarra durante as viagens para Inhapi, Água Branca e adjacências. kkkkkkk isso é história e cultura delmirense.

Anônimo disse...

Edmo recebi sim seu material. Estive com o Cleiton tambémm. Demos algumas boas risadas dos fatos do passado. Merece um post com imagem e tudo mais.

César

Blog do Etevaldo disse...

Muito bom ler uma nova postagem.

Anônimo disse...

Ufa!!! Finalmente!!!

Anônimo disse...

Nesta postagem seria interessante alguém talvez levantar o tema dos feitos dos primeiros prefeitos delmirenses.

César

Paurílio disse...

César, tô veinho mesmo. Conheci toda essa turma. Eles ficaram na história da nossa terra. Dona Natércia era diretora do Grupo Escolar Delmiro Gouveia quando lá estudei no início dos anos 50. Dr Antenor foi médico de gerações e gerações de delmirenses. Um dos meus tios foi curado de uma pleurisia por ele que todos os dias ia à nossa casa na vila operária, até o garoto se restabelecer. Tanto ele como D. Olga eram donos de grande coração. Muitos devem àquele grande, simples e humilde médico.

Anônimo disse...

Chico Serpa faleceu há poucos dias vítima de acidente automobilístico. A postagem se deu alguns dias antes.

Lamentamos !

César

Paulo da Cruz disse...

César, não é só o Paurílio que se sente velho, eu também ando com esse sentimento, rs. A última foto deste "post" é de fato uma raridade. Conheci todos eles bem de perto, pois frequentava suas casas. Chico Serpa foi um grande amigo de infância e lamentei profundamente seu falecimento, principalmente nas circunstâncias que ocorreu. D. Natércia, além de ter sido minha professora de português e história, tinha um grande apreço por mim. Sempre a visitava nas minhas idas a DG e tinhamos boas conversas. Ela tinha uma cultura excelente. Tenho boas lembranças de Seu Alfredísio, D. Olga e Dr. Antenor. Foi na sua biblioteca que absorvi muitos conhecimentos. Seu Alfredísio e D. Natércia tiveram quatro filhos: Ciríaco, José, Socorro e Francisco. Ciríaco foi o único que não conheci. Socorro foi minha colega de turma na faculdade. A família Serpa fez história e a emancipação política da Pedra foi uma consequência dos esforços dela, juntamente com o de outros cidadãos que também fizeram história e hoje estão esquecidos. Os Correia Serpa eram originários da Várzea do Pico (um lugarejo que foi muito importante no passado, principalmente por conta de sua feira de gado). Éramos parentes pelo ramo dos Correia (José Correia de Figueiredo, o Zezé Correia, genro do Cel. Ulisses Luna e antigo proprietário da casa que foi de Luiz Xavier, pertencia a esse ramo).

Anônimo disse...

Paulo, sou filho de socorro, obrigado pelo seu texto.
minha mãe manda um abraço [infelizmente ainda não conseguimos faze-la usa a net]
um abraço,
sérgio menezes

Caio Botêlho disse...

Alguem conheceu meu pai Raimundo de Menezes irmao de Zito, Lela, Gena, Dando, filho de Aureliano e d. Balbina acessa meu Email caiolmenezes@ig.com.br e manda noticias ah tenho um blog aqui em Joao Pessoa sonhomeusaude.blogspot.com me sigam tem muitas coisas boas e vai vir mais sou primo de Eduardo e Ricardo tento me comunicar com eles mais nao consigo.