sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Grandes Figuras Delmirenses: Gilmar de Neneco.

Sim eu vi Gilmar de Neneco jogar. Tive este privilégio. Quantos delmirenses natos ou adotados podem dizer tal frase? Creio que mesmo até aqueles que não são muito chegados a apreciar uma partida de futebol já tenham ouvido falar da lendária figura.

Gilmar de Neneco era uma das raras figuras no cenário futebolístico delmirense nos anos 70, que era uma verdadeira unanimidade. Até os adversários do Palmeirinha e o elogiavam. Jogador de raciocínio rápido e com habilidade ímpar. Seus dribles desconcertavam os adversários e levavam o público ao delírio. Goleador nato. Passes perfeitos e visão completa do jogo. E fazia tudo isto com um sorriso, quase permanente, estampado no rosto. Uma figura querida por todos e sempre bem humorado.

A habilidade futebolística era uma característica de sua família. Não sei se alguém poderá dizer que era algo genético. Sobrinho do famoso Bado (de quem já falamos por aqui.( Veja neste link http://amigosdedelmirogouveia.blogspot.com/2010/12/bado-um-icone-do-futebol-delmirense.html ) e também sobrinho do Zé Preto. E obviamente seu pai Neneco a quem não vi jogar mas já ouvi dizer que era muito bom. Em rápida conversa com Bado , disse-me ele que já ouviu muito que:“Neneco que era o melhor jogador da família”.

E nos primeiros dias de 2012, quando em Delmiro Gouveia, tive o prazer de ser informado pelo Rubinho de seu Nininho que o Gilmar estava na cidade estava querendo falar comigo. Bem o encontro aconteceu no dia seguinte quando eu já estava de quase partida para o Recife. Mas mesmo assim foi possível travarmos um rápido papo onde todos mataram um pouco das saudades. E neste papo foi relembrando uma pequena historia de quando o Gilmar ainda garoto e morando na rua dos Correios, nas peladas que eram travadas no campinho onde hoje é o prédio da prefeitura, a meninada não deixava o mesmo “jogar na linha” porque isto desequilibraria totalmente o jogo. Mas o Gilmar para não ficar de fora era “obrigado a jogar de goleiro”
Gilmar de Neneco atualmente mora em Rondônia e trabalha nas obras das grandes usinas hidroelétricas que se constroem na região norte do país. E também estava fazendo uma rápida visita aos seus parentes em Delmiro Gouveia.

Querendo relembrar ou até mesmo conhecer um pouco do passado do futebol delmirense é só consultar este link http://amigosdedelmirogouveia.blogspot.com/2009/12/futebol-delmirense-craques-do-passado.html
Agora é com vocês.
Gilmar de Neneco "a lenda do futebol delmirense", César e Rubinho de seu Nininho  (DG  jan/2012)
César e Gilmar de Neneco "O Craque lendário"
Gilmar e o seu filho também chamado Gilmar. Será que o garoto também será um  craque?
Time do Palmerinha nos anos 70. Gilmar é quarto jogador agachado(da esquerda para direita)
Time de pelada dos meninos da rua dos Correios e adjacências. Gilmar  neste time era "forçado a ser goleiro"
Time do Palmeirinha nos anos 60.  Adivinhe que é "mascote do  time"? Isto mesmo o garotinho  é o Gilmar.
Formandos do Ginásio Vicente de Menezes turma de 1974. Gilmar  é  de camisa branca com mangas compridas.
Momento de lazer na piscina do Clube Vicente de Menezes nos  70. Gilmar e seus colegas. 

27 comentários:

Edmo Cavalcante disse...

César, sabes quem é o 4. peladeiro da esquerda para a direita,"Time de pelada dos meninos da rua dos Correios e adjacências" ? João Camba. E o sexto? Zé Humberto. Na foto abaixo aparece o Nivinha...famoso pelas discussões intermináveis. Nivinha gostava de questionar o talento do Pelé. Talvez uma das "única"s pessoas a questionar o rei do futebol.

Eduardo Menezes disse...

César,

Não vou comentar sobre futebol, porque desse bicho eu não entendo nada.

Então, pra não passar em branco, quero só falar da primeira foto que ficou engraçada.

A mangueira do caminhão pipa, que está ao fundo, ficou parecendo que você tá usando um brinco de um canibal africano, rsrsrsrs

Anônimo disse...

Edmo é o João Camba e o Zé Humberto sim. Estas fotografias antigas já foram postadas em outros textos. E em alguns deles há a quase completa identificação dos craques. Deixei sem legenda justamente para "puxar assunto".

O Zé Humberto foi colega meu de turma e tb trabalhamos na fábrica na mesma época. E agora na festa do reveillon tive a grata surpresa de reencontrá-lo após uns 30 anos. juntamente com o seu irmão Vaval

Eduardo eu não tinha percebido o detalhe. Mas dou completa razão a você. Realmente fiquei com cara de canibal africano pelo uso do suposto brinco. Enfim ficou engraçado.

César

Anônimo disse...

Detalhe Rubinho de seu Nininho que aparece na primeira fotografia também está presente na sétima (Turma do GVM).

César

Anônimo disse...

César, foi muito bom rever os saudosos amigos, daqueles tempos, tanto nas fotos antigas, como nas atuais. Forte abraço, Genilson.

Edmo Cavalcante disse...

Já que o assunto é futebol, vou dar um chute: -Na foto com Seu Virgílio e Nivinha, o penúltimo jogador agachado é o Zezito.Confere?

Anônimo disse...

Sim Edmo. É o Zezito sim. Jogador elegante em campo. Passes perfeitos. Para o craque Bado ele era o "melhor jogador da cidade". E olhe que o Bado sempre foi considerado o maior de todos os craques".

César

Anônimo disse...

Bom ter de volta os comentários do Genilson Oliveira por aqui. Genilson aparece em algumas das fotografias desta postagem(nas duas últimas) e seu pai Seu Virgílio(entusiasta e incentivador do futebol delmirense) aparece nas fotos com os times.

Gilmar de Neneco morava quase vizinho ao Genilson. E havia uma calçada mesa de ping pong a separar as casas e que fazia a alegria da meninada da ruas dos Correios e adjacências.

César

Paulo Roberto disse...

O time de pelada dos meninos da rua dos correios necessita de identificação. Costumava brincar no campinho onde hoje é a Prefeitura e antes de limpar e construir o campo da igreja, era no campinho que jogavamos e vimos Renato Martins jogar. Morava na rua Delmiro Gouveia, vizinho do marchante João Marcelino(Pai de Divaci, Vanildo, Moacir, Leninha, Fátima, etc.)meu nome é Beto, Beto de Dolores(miha mãe,In memoriun)hoje resido em Piranhas e adoro as estórias e histórias da nossa Macondo. Parabéns César pelo espaço.

Paulo Roberto disse...

Tive o prazer de ver jogar futebol em Delmiro Gouveia os craques como: Zezito Cavanhaque(não sei o por que do nome),Tonho de Euzébio, Bado, Gessi, Zominho, Chico, Bico Fino, Nego Bero,Gilmar de Nenenco, Osmar Galego, Erasmo, João Carlos. Na Foto do time do Palmeirinha vou identificar;em pé, ? Bode, motorista de José Serpa, Mario Butita, Moacir, Renato Guedes, Jegue da Telasa, ...da Telasa, Gessi, chefe correios,...Adelmo(meu tio)Agachados, Ninha, Osmar Galego, Chico, Gilmar de Neneco e Rubão. Posso ter errado uns, favor corrigirem.

Anônimo disse...

De pé: Paulinho, Neguinho(era vizinho de Gilmar), Gilmar, João Camba, Ailton, Zé Humberto e Edinho.
Agachados: Vavau (irmão de Zé Humberto), Miguel, Miro de Dna. Zefa, Braulio e Carlinhos(Futrica).


Eis a escalação do time dos meninos da Rua dos Correios. Imagem foi uma cortesia do Ailton Moreira. O mesmo reside em S.PAulo SP há muitos anos é soube que é engenheiro automobilístico. Esta foto já foi postada nos antigos blogs.

César Tavares

Anônimo disse...

Paulo Roberto seja bem vindo. E querendo enviar qualquer material para publicação no blog basta entrar em contato.

Grato

César

Paulo Roberto disse...

Gostaria de saber se JOSÈ REGINALDO SILVA professor em Santana do Ipanema é irmão de Reginaldo(cantor) e Noélia, pois estudei no GVM com o mesmo eramos colegas de turma.
Pois também sou professor de geografia.

Edmo Cavalcante disse...

César, que viagem...esse time dos meninos da rua dos correios. Lembro que era um orgulho enorme tirar uma foto dessas. Certa feita, quando jogava no Fluminense de Júnior de Zé Adauto,nos treinos de cobrança de penaltis tive melhor performance que Márcio de D. Lacir. No dia do jogo, houve um penalti e eu fiquei nervoso. Márcio que era o goleiro do time(imposto, pois diziam que ele era muito bom de bola e não podia jogar na linha)percebeu e apresentou-se para fazer a cobrança. O goleiro adversário era o Galego do Bom Sossego. GOL! Ganhamos o jogo por 1 a 0. O time que mais vezes joguei foi o INDEPENDENTE da rua do ABC. Não sabia jogar bola, mas tinha prazer em jogar. Quando entrava em campo com a camisa do INDEPENDENTE sentia-me realizado.

Paulo Roberto disse...

Edmo,

O Fluminense era de Zé Lobinho e seu irmão Marcelo. O Junior de Zé Adauto tinha o Flamengo. Houve um campeonato mirim promovido por Sr. Joval e Cica(funcionário da Casal) no Palmeirão e Marcio de Dona Lacir e Futrica (acho que por idade)não competiram na linha e sim no gol. Desse campeonato surgiu, entre muitos os craques mirins; Ricarte, Nego Nau, Pedoquinha, jacaré, Cado, Tinho, Besouro, Careca, Vado, Maurozinho, Silas e outros. Nesse campeonato tivemos a participação do Independente, Palmeirinha, Guarani, Bom Sossego, Santos e outros.

Um abraço

Paulo Roberto (beto)

Paulo Roberto disse...

César,

o nome do colega de GVM é Luis Reginaldo, irmão do reginaldo (músico). Será o mesmo dos comentários aqui.

César Tavares disse...

Dos craques mirins citados pelo Paulo Roberto posso comentar de dois.

Ricarte(meu primo). Não o vi jogando em campo. No entanto em futebol de salão(pós aula de educação física) e nos intervalos(recreios) do GVM. Tinha um domínio de bola espetacular. E olha que tinha miopia em alto grau e tinha que jogar sem os óculos.

Cado amigo das ruas do Palmeirinha e com quem trocava ideias quando criança. Um verdadeiro craque nas peladas que eram travadas nas ruas. Mesmo sendo em cima das pedras de calçamento e jogando quase sempre com pés descalços já se percebia o dom que o cara tinha para jogar bola. Não vejo o Cado há mais de 30 anos.

César Tavares

PS: Paulo não sei te informar sobre os parentescos perguntados. O Reginaldo que comenta por aqui não conheço(ainda) pessoalmente.

PS: em tempo dos craques citados também conheci Jacaré e Pedoca(irmão de Arnazildo).

Edmo Cavalcante disse...

Paulo Roberto, cometi um "pequeno" engano. "Sóóóóó" troquei Fluminense por Flamengo kkkkkkkkkk
Valeu pela correção.

Anônimo disse...

Caro cesar o Pedoca que o Paulo Roberto está falando não é Buchão irmão do Arnalzido conhecido como Eron. Este Pedoquinha que ele está se referindo é o irmão de Sessé que
morava atrás do campo do palmeirinha. E lembrando que o Antenor filho do dr. Serpa tinha o palmeiras que fazia o classico com o flamengo do Júnior de Ze Adauto.

Reginaldo de Bastiao Magro

Paulo Roberto disse...

Reginaldo, quero elmbrar que fazia parte do Palmeiras de Antenor e modestia a parte era "o craque".

Paulo Roberto.

Anônimo disse...

Seria interessante alguém garimpar fotografias dos times citados. Daria uma bela postagem.Fica a sugestão.

César

Anônimo disse...

Beto estou morando perto de uma gama de Delmirense, ou melhor trabalho praticamente no reduto dos conterrâneos vira e mexe estou na casa de alguém revendo o passado e colocando o assunto em dia. Eis os colegas da nossa infancia: Buchão, Nego Deda lembra... que jogava pra caramba, Jose augusto que era vizinho do Cesar e do Cleiton Feitoza e viajou pra terrinha esses dias, e os irmãos de Zé vieira que vc. conhece muito bem... e outros e outros que moram na cidade de Jandira.
Reginaldo de Bastião.

Anônimo disse...

Beto, só prá lembrar também tinha um time muito bom, no nosso tempo de menino, que era o Internacional do finado Marcelo de Chico Dr. que revelou o "Mino" como um dos zagueiros mais temido e habilidoso até hoje. Vc. também deve lembrar que este "galego do seguro" ou melhor Galego do Pinico foi um dos melhores goleiros da nossa época.
Reginaldo de Bastião

Edmo Cavalcante disse...

Que beleza essa lembrança do Reginaldo de Bastião. Realmente o Palmeiras era do Antenor. Salvo engano Ada era o goleiro. Quanto ao Flamengo, o Jr. mesmo sendo propietário vez por outra era barrado e amargava um banco de reservas federal kkkkkkkkkkkkk

Sérgio Menezes disse...

Cesar,

Meu nome é Sérgio, Sou filho de Socorro Serpa e quero me meter na conversa de vcs.
Como não sabia jogar nada tbm fui dono de time, o Cruzeiro, Beto, Ricart, Silvio de Lalinha,Tuxinha, Cado, Noia,Renato Boró e tantos outros jogaram nesse time.
Vale lembrar que os donos de time na época eram os Pernas de pau, Eu, Antenor, Junior e Zé lobinho.

Um Abraço e parabéns pelo Blog.

Sérgio Menezes disse...

Apesar de ser dono do time, só me deixavam jogar os últimos dez minutos, se o time estivesse ganhando claro. Beto se lembra bem dessa época pois era nosso volante.

Um abraço

Caio Botêlho disse...

Alguem conheceu meu pai Raimundo de Menezes irmao de Zito, Lela, Gena, Dando, filho de Aureliano e d. Balbina acessa meu Email caiolmenezes@ig.com.br e manda noticias ah tenho um blog aqui em Joao Pessoa sonhomeusaude.blogspot.com me sigam tem muitas coisas boas e vai vir mais sou primo de Eduardo e Ricardo tento me comunicar com eles mais nao consigo.