quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Bado: Um Ícone do futebol Delmirense

A postagem de hoje foge um pouco aos padrões do blog. Mas quais padrões? Nunca houve nenhum. E, além disto, é bastante extensa. Mas explico:

Habitualmente procuramos não “copiar material”. Entendemos que é preferível que o leitor busque suas fontes de informações. No entanto, a matéria que copiamos na íntegra, mas damos os devidos créditos e links, tem completa relação com outras já postadas em nossos blogs. Trata-se de matéria publicada em 30/10/2010 no site: www.maisnoticias.net.br e feita pelo radialista/jornalista Tadeu Gobeu. O texto do Tadeu nos traz notícias atualizadas sobre um ícone do futebol delmirense: Bado.

Então postamos em primeiro plano o trabalho do Tadeu e logo em seguida faço pequenos excertos com textos e imagens já postadas em nosso blog, e onde o famoso jogador Bado e outros personagens são citados.

Portanto, peço paciência aos leitores(raros) que acompanhem os textos e seus detalhes até o fim. Pode ter certeza que vale à pena, mais este resgate da história de uma figura mitológica do imaginário coletivo da nossa “Macondo Sertaneja”.

Bado: uma referência no Futebol delmirense
Matéria de Tadeu Gobeu em 30/10/2010 e publicada no site:
http://www.maisnoticias.net.br/noticia.php?id=3094&cat=1&sub=9

José Ednaldo Simão recebe em sua casa o repórter Tadeu Gobeu e conta como foi sua carreira no futebol alagoano. No início, com apenas 18 anos de idade, Bado como é carinhosamente chamado por todos, contou para nossa reportagem, que foi muito difícil e que foi levado por Dr. Valter Veloso que na época -1965 - era Juiz da Comarca de Delmiro Gouveia, para o time do Capelense, em Alagoas onde jogou durante um ano. No começo, seu pai não queria que o filho fosse jogar fora da sua cidade, foi aí que entrou o Juiz Valter Veloso que conversou e convenceu o pai a liberar Bado para que o mesmo fosse jogar no time do Capelense. Depois passou por vários times como: Penedense, Santa Cruz – PE, ASA de Arapiraca, Confiança em Sergipe, entre outros grandes clubes brasileiros.
Para Bado, o que ele ganhou durante sua carreira foi gasto na sua diversão, na vaidade, no seu lazer e diz que não se arrependeu, às vezes, conta Bado, que chegava nas boates e mandava fechar as portas e pagava todas as contas. Mas lembra com muita saudade do apoio e do carinho que sempre recebe das pessoas que o cumprimentam nas ruas e nas cidades que jogou e complementa falando que gozou a vida. "Sou um cara muito feliz e só deixei amigos por onde passei, algumas pessoas até me pedem autógrafos, o que me deixa mais feliz ainda. Gozei a vida, eu fiz o que gostava," completa Bado com um sorriso. Aos 62 anos, aposentado por tempo de serviço e não pelo futebol, o jogador que era uma espécie de galã da época ainda bate uma bolinha aos finais de semana e se diverte criando passarinhos e batendo papo com amigos. Quanto as "matadas de peito" sua marca oficial, Bado afirma que isso é um dom dado por Deus. Perguntado sobre sua definição como jogador, Bado humildemente responde dizendo que da sua geração o jogador destaque foi Zezito Cavanhaque.
Insistimos perguntando se ele se considerava um dos maiores jogadores de Delmiro Gouveia, para nossa surpresa, Bado responde sabiamente: Quem viu é quem pode falar. Quem viu, viu! Quem não viu não vê mais. Tomamos a liberdade e num papo franco ainda perguntamos ao ídolo delmirense: o gol que uma suposta amante daquela época defendeu por sua causa no campo do palmeirinha, o que isso significou para você? Novamente Bado se esquiva e diz que à época nem estava em Delmiro Gouveia e o ato daquela pessoa a quem ele tinha muita amizade, foi apenas porque ela torcia pelo time que ele jogava, nada mais que isso. Afirmou.
No final da entrevista, Bado agradeceu a iniciativa do Jornal Correio Regional por resgatar a História daqueles que fazem e fizeram por Delmiro Gouveia.


Abaixo excertos do que já foi falado do Bado em nosso blog.

Em 2005 em texto poético de Edmo Cavalcante, o Bado era citado. E logo em seguida eu trazia algumas explicações aos personagens que apareciam no texto.

BARBOSA X PALMEIRINHA
Texto de Edmo Cavalcante e postado originalmente em 16/06/2005

Hoje tem futebol no campo do Agro
É Barbosa e Palmeirinha que vão jogar
Hoje vai muita gente lá para torcer
Virgílio Gonçalves já anuncio no PRPC
Hoje é domingo e tem Barbosa e Palmeirinha pra variar
Dr.Luiz já está pra lá e pra cá com bandeira do Barbosa no carro
Seu Virgílio dos Correios já falou que de qualquer jeito vai ver o seu
Palmeirinha ganhar

Sacol com certeza hoje vai apostar
Bico Fino, Bado, Tonho de Eusébio, João Carlos e Gilmar
Os eternos craques vão fazer suas jogadas e o público vai aplaudir
Ouvi dizer que Adelmo vai apitar
Pelo jeito hoje o campo fica lotado
Capaz até de D.Percília invadir o gramado
Tem Barbosa e Palmeirinha hoje
Em todo sertão o clássico mais respeitado.

Texto de César Tavares

Breves explicações sobre alguns personagens dos texto. Quem se interessar pela postagem na íntegra é só pesquisar no primeiro blog da série Amigos de Delmiro;

Bado: Grande jogador. Tornou-se profissional já com idade adiantada. Jogou pelo ASA(Arapiraca),tinha a fama de ser um sujeito beneficiado pela natureza: Ou seja o cara era bem avantajado.(NB: esta informação nunca tive o menor interesse em comprovar.(risos). Aqui é apenas o registro histórico de um boato daqueles tempos. Ele foi o primeiro jogador delmirense a ser posteriormente contratado por um time profissional.

D.Percília: Era a dona do puteiro mais famoso da cidade. E vez por outra em momentos de comemoração de algum gol, ela adentrava em campo para abraçar os jogadores. Notadamente o maior craque: Bado.


Passeio sentimental pelas ruas delmirenses.(1)

Texto postado em 02 de fevereiro de 2010. Neste texto apresentava algumas fotos das ruas delmirenses. E aí fiz esta foto e legenda.

Rua dos Correios: numa destas casas morava os famosos jogadores de futebol: Gilmar de Neneco e seu tio Bado.

Apesar de que em várias postagens do nosso blog falamos e postamos vez por outra textos e imagens do futebol delmirense do passado, não há (ainda) nenhuma foto de time onde esteja o Bado. No entanto, pesquisando na net acho no blog do Marcos Rodrigues (de Arapiraca) uma imagem do time do ASA em 1973, num dia em que o Garrinha jogou por lá. E nela temos o nosso homenageado.

Blog Jornal do Ócio do Marcos “Tchôla” Rodrigues
http://jornaldoocio.blogspot.com/2009/01/garrincha-com-camisa-do-asa.html


Em pé: Lula(massagista), Júlio Silva, Clóvis, Géo, Tião, Zito,Lula e Veludo. Agachados: Santos, Garrinha, Bado, Laranjeira, Canhoto e Bió;


Em 07 de outubro de 2005, com texto e imagens enviadas pelo Bráulio Oliveira, falávamos além do Gilmar de Neneco(sobrinho do Bado) era lembrado outro craque do passado delmirense: Zezito (que na matéria do Tadeu Gobeu é citado pelo Bado)


CRAQUES DO PASSADO DELMIRENSE (ANOS 60 E 70)

Em 02 maio de 2005 o texto era sobre o Gilmar de Neneco, mas o nome do Bado também era lembrado.

FUNDO DO BAÚ

Gilmar de Neneco. Este era considerado na época o melhor jogador de futebol de campo da cidade. Era de uma família de futebolistas. A coisa era genética. Seu pai, a quem não vi jogar, diziam que era um craque. O seu tio Bado chegou a jogar profissionalmente. A grande polêmica na cidade é quem era melhor se Gilmar ou Nego Fia. Ambos craques. Mas com estilos diferentes. O Gilmar era aquele jogador gaiato. Dribles rápidos e depois não se agüentava, ria um bocado do que fazia. Não sei por onde anda atualmente ou o que faz. Seria interessante alguém que o conhecesse resgatar sua história por aqui.


E aí você lembrava de todos estes craques? O Gilmar de Neneco vi atuando. O cara era brilhante. Seus dribles eram algo impressionante. Legal também ver o Zezito ainda garotão.(anos 60) ainda o vi jogar nos 70. Lançamentos precisos e de longa distância. E o Penteado(de quem o Braulio não citou o nome) seus chutes assustavam qualquer goleiro.

)?, Bode, Ronaldo Priquitinho, Mauro,?, Renato Guedes, Funcionário da Telasa 1, Funcionário da Telasa 2, ?, Seu Virgílio, Nelson Liberato, Juiz(esse eu não me perdôo por esquecer o nome!) Ninha, ?, ?, Gilmar de Neneco, ?(lembro dele, mas não lembro o nome).

O Gilmar de Neneco é sobrinho do Bado

Seu Virgílio, Antonio Feitosa, Chicão(irmão de Ailton de dona Mazé), ?,goleiro(?), Murilo de João Liberato, Tito(tio de Edinho, que morava próximo a seu avô), ?, Eurico, Gilmar de Neneco(criança), Birino, Zominho, Neneco, Zezito, ?(suponho que era o pai de Edinho?), Nivinha.


E por fim em 05 de outubro de 2005, o nosso blog trazia um recorte de jornal “Correio Delmirense-edição de 27 de outubro de 1963) e que foi enviada pela Bia Menezes/RJ(sobrinha do Antonio Carlos-dono da Agro Fabril),l onde há o relato de uma partida de futebol e que aparece o nome do Bado.

Clique sobre a imagem para melhor visualização.

26 comentários:

Anônimo disse...

Como o Marco fez o seu comentário na outra postagem(praça do Derby) reproduzo o texto por aqui.

Marcos "Tchôla" Rodrigues disse...
Caro César,

estou muito feliz que vc tenha encontrado nosso blog. Eu já havia localizado o que vc faz e coloquei links em minha página para os antigos endereços. Sem querer vc acabou achando outra pessoa que tem uma ligação com Delmiro.
Minha mãe, Maria Rodrigues de Souza Correia, cresceu e estudou por lá. Sou neto de Sr. Enoc (o do braço mecânico) que vc outro dia chegou a postar uma foto-a qual capturei. Adorei passar minhas férias em Delmiro onde fiz bons amigos, a exemplo do ex-vereador Oberman e sua família. Também conheço os filhos da professora Maria Pinto (in memoriam)Abraão, Absalão e Edna. Atualmente, minha tia Lurdes ainda mora por lá (na rua Euclides da Cunha). Minha prima Aparecida (Cida) se casou com Everaldo, irmão de Aleide (in memoriam). Estou devendo uma visita a todos por lá, principalmente porque meu irmão caçula (Maurício) está iniciando sua carreira como professor de Ed. Física na cidade. Enfim, fico feliz em saber que de algum modo possa ter contribuído com sua produção memorial. Aliás, quem me apresentou este espaço foi o jornalista Luciano Wanderley, com quem trabalhei no Jornal Gazeta de Alagoas, onde ainda atuo como repórter. Grande abraço para vc e sucesso. Soube que tem um grupo de delmirenses que se encontram, anualmente, aqui em Maceió. Me avise para comparecer ao próximo.

Grande abraço e sucesso!

2 de dezembro de 2010 16:28

César Tavares disse...

Grato ao Marcos pela cessão da imagem utilizada e pelos links e referências feitas ao nosso trabalho.

E que feliz coincidência as ligações dele com nossa Macondo e ainda mais ser neto de uma figura por demais conhecida o Sr. Enoc.

abraços.

Paulo da Cruz disse...

O Bado é uma figura que lembra minha infância. Lembro bem dele como aluno na escola de minha mãe de criação. Cheio de gracejos, pondo apelidos na meninada. Foi ele quem apelidou meu irmão de Zé Bodinho, nome que perdura até hoje. O Zé também é outra figura que tem história. Um dos poucos delmirenses a andar pelo Oriente Médio, ainda hoje percorre este Brasil imenso, chefiando turmas de ampliação e manutenção de redes elétricas.

Edmo Cavalcante disse...

César, como voçê consegue,rapaz,inovar coisas velhas?
No meu "textinho", se voçê me der a honra de exibí-lo novamente, peço que corrija: "Virgílio Gonçalves já anunciou no PRPC".Quanto a : "Ouvi dizer que Adelmo vai apitar", foi porque, Adelmo(irmão de Pedulinha)era indesejado.Na verdade as pessoas queriam árbitro de fora,e estratégicamente o PRPC anunciava que o juiz que iria apitar o jogo viria de Maceió. Era uma forma de atrair mais público. No entanto à boca miúda eu ouvia que era mesmo o Adelmo que iria apitar. E na hora que começava o jogo e Adelmo adentrava a vaia era geral com os famosos gritos: Juiz ladrão!

Edmo Cavalcante disse...

César e colegas delmirenses,o lendário Garrincha,no ano de 1973,defendeu a seleção de Delmiro em um amistoso contra a seleção de Paulo Afonso, em partida disputada no campo do Agro.Será que alguém tem foto da passagem de Garrincha por Delmiro?

César Tavares disse...

Edmo deixa o texto como tá mesmo....e as correções ficam no seu comentário. Afinal os comentários são a alma do negócio aqui. Não importa a veracidade dos fatos. O que vale mesmo é a versão rs rs...

Acho que o jogo que o Garrincha jogou não foi contra a seleção de Paulo Afonso e sim contra a de Pão de Açucar. E quem jogava no time de Pão de Açucar e fez um gol naquela partida foi o primo do Genilson/Bráulio acho que ele se chamava Buri ou algo parecido. E tb acho que o jogo foi em 1972. Pois era ano da minicopa e lembro que o João Batista da rua do ABC foi a única pessoa que estava no campo do Agro e que pegou um autografo do Mané Garrincha. E ele fez isto numa tabelinha da copa. Tabelinha de cor amarela. No entanto a foto que Bado aparece jogando com o craque no ASA é dada como de 1973. Acho meio difícil que ele(Garrincha) tenha feito mais de uma excursão/exibição caça-níquel em final de carreira por cidades do interior do nordeste.

geraldo cardeal barros disse...

Olá César, gostaria de fazer uma correção quanto ao comentário do amigo Edmo, o Adelmo, juiz de futebol da época não era irmão de Pedro Linha e sim, filho, ok?
Um abraço

César Tavares disse...

Falando do juiz Adelmo de Pedro Linha não é ele que aparece na foto do Palmeirinha(1ª foto desta postagem) O último em pé da esquerda para direita?

Grato ao Geraldo pelo comentário e convidando-o, caso tenha algum material, para postar por aqui é só enviar por email.

abraços.

Paurílio disse...

Em uma das fotografias aparece Bode. No passado ele foi um grande goleiro delmirense. É cunhado de Benedito Freire.

Genilson disse...

Caro César,

Você está certo, quanto ao jogo que Garricha participou em Delmiro. O time era o Internacional de Pão de Açucar, no qual jogava o meu primo que tinha o apelido de Guri, que fez o gol da equipe visitante. Tenho uma vaga lembrança, que o gol do time de Delmiro foi marcado por Tito Caboré, de penalti. Não me recordo se o placar final foi 1 x 1.

César Tavares disse...

Genilson será que foi o Tito Caboré ou foi o Tonho de Eusébio?

Tito Caboré lembro do nome mas não da fisionomia? Era irmão do Ailton Moreira(filho de D.Mazé) ou era um tio do Edinho(neto de D.Antonia Cebola)? ambas famílias eram nossas vizinhas na rua da Matriz.

César Tavares disse...

Paurilio ainda conheci o Bode como goleiro do Palmeirinha. Depois ele foi substituído pelo Boi(de Paulo Afonso) Acho que havia uma fixação animal por parte da direção(rs). O Mauro tb foi goleiro do Palmeirinha.

Anônimo disse...

Tito Caboré é tio de Edinho e irmão de Carlos Bezerra, que tinha o apelido de Carlinho orelhão e era seu vizinho, na rua da Matriz.

Genilson disse...

Tito Caboré é tio de Edinho e irmão de Carlos Bezerra, que tinha o apelido de Carlinho orelhão e era seu vizinho, na rua da Matriz.

Paurílio disse...

De fato, César, interessante como tem nome de bicho nesse mundo do futebol. Cheguei a conhecer, em Pauo Afonso, o goleiro Boi. - Em Paulo Afonso também conheci na década de 60 um grande joador, Inseto. Este tinha um irmão bom de bola, Boi (não o goleiro) que chegou a jogar no Sport do Recife. Outros nomes interessantes: Zé Bucho, João Doido, Farmácia, Pirrita... e por aí vai, todos em Paulo Afonso.

Paurílio disse...

César, esse seu Virgílio sempre aparece nas fotos do Palmeirinha. Ele era o dono do clube ou técnico?

César Tavares disse...

Paurilio o seu Virgilio é o pai do Genilson que comentou aqui neste post. Acho que ele poderá falar melhor. Mas vamos lá: Seu Vírgilio era um entusiasta do futebol.Não lembro se ele diretor do Palmeirinha. Acho que não. Pq neste mesmo blog há fotos dele também junto ao Atlético Clube Delmirense.

Seu Virgílio era o chefe dos Correios. E nas calçadas dos Correios, principalmente nas segundas-feiras havia muita gente comentando sobre futebol. Tanto os jogos realizados em DG quanto os jogos nacionais. Os jogos nacionais eram acompanhandos via rádio(quem não tinha um motoradio?). Seu Virgílio era vascaíno apaixonado. Dos seus filhos apenas o Genilson e o Danilo acompanharam na paixão pelo time carioca. Os outros filhos: Paulinho era torcedor do Corinthians Paulista e o Braulio(que de vez em quando comenta e colabora por aqui) era talvez o único torcedor na cidade do Cruzeiro.



Minhas lembranças particulares era que sempre que me via o Seu Virgilio dizia que eu era o César Lattes(cientista). Eu não sabia naqueles tempos quem diabos era César Lattes . Mas ficava todo orgulhoso. Bem depois soube que foi talvez o maior físico brasileiro e que foi "quase um nobel"(garfaram seu prêmio).

E na copa de 1974 nas bandas da rua da Matriz e os Correios era na casa de seu Virgilio que havia uma dos poucos aparelhos de tv. E generosamente ele convidava a meninada toda para assistir por lá. Eu, um bom pé-frio, no dia que fui o Brasil perdeu para Holanda. E na segunda vez perdeu para Polônia. (rs).

geraldo cardeal barros disse...

César, vc diz não lembrar da fisionomia do Tito Caboré, veja na foto que tem Sr. Vírgilio e Nelson Liberato, o Tito está a esquerda do Murilo e este entre Tito e Nelson é o Zé Pequeno, irmão do George Carcará.
Quanto ao Adelmo de Pedro de Pedro Linha veja a Foto dele ao lado de Eurico.
Abaraços,

geraldo cardeal barros disse...

César, quero fazer uma ressalva, onde foi citado Nelson leia-se Eurico. (Foto que tem Sr Vogílio de um lado e Eurico do outro)Portanto o Adelmo está ao lado de Nelson.
Desculpe a confusão.
Grato

Edmo Cavalcante disse...

César e colegas delmirenses, gosto de ler os comentários pois me divirto e também vou avivando minha memória.E o Sacol? que figura marcante! Quando ele chegava no campo, era um rebuliço, logo começavam a desafiá-lo para as apostas. Várias vezes presenciei ele apostando, ao mesmo tempo, a favor do
Barbosa e a favor do Palmeirinha.

César Tavares disse...

Geraldo/Genilson.

Acho que o Tito deve ter se mudado para S.Paulo um pouco antes da minha chegada em DG. Lembro-me do seu irmão Carlinhos e de sua irmã Cida. Mas acho que Genilson lembra que por volta de 1970, eles foram embora. O Edinho foi acho que 1971. Em 72 eu tb sai da rua da Matriz. Talvez o Tito tenha ido embora antes de junho de 69. A foto do time é anterior a esta data.

Paurílio disse...

No meu tempo de menino conheci na minha rua, a Rui Barbosa, um garoto que tinha o nome de Tito e inclusive estudamos juntos no Grupo Escolar Delmiro Gouveia. Pela fisionomia do jogador que está na foto, creio que é mesmo o meu amigo do passado. A tia do Tito era dona Antonia Cebola.

César Tavares disse...

Paurilio então o é mesmo Tito.

Genilson disse...

César,
Você definiu muito bem Papai. Ele era um entusiasta e amante do futebol. Fez parte da diretoria do Palmeirinha e tinha o respeito de todos os que faziam o futebol em Delmiro. Após a sua transferência para a cidade de Palmeira dos Indios, continuou envolvido com o futebol, ao ponto de hoje ter seu nome consignado como Rua, em sua homenagem. Genilson

caçula disse...

amigos, com relação ao grande craque
BADO, ele foi o jogador mais completo que eu conheci,e veja bem cheguei a ver eme jogar já em fim de carreira.
chutava forte com os dois pés,com tambem fazia gols de falta,matava a bola no peito com extrema elegancia,
emfim era bom craque.
ele lembra leonardo,ex flamengo e
tambem o messi,sem exageros.
boas festas aos amigos.

caçula disse...

amigos, com relação ao grande craque
BADO, ele foi o jogador mais completo que eu conheci,e veja bem cheguei a ver eme jogar já em fim de carreira.
chutava forte com os dois pés,com tambem fazia gols de falta,matava a bola no peito com extrema elegancia,
emfim era bom craque.
ele lembra leonardo,ex flamengo e
tambem o messi,sem exageros.
boas festas aos amigos.