A Construção da Estrada de Ferro Paulo Afonso.
O tema antigo trem que passava por Delmiro Gouveia, já foi abordado algumas vezes neste blog. Não alcancei esta época. Mas houve muitos comentários interessantes sobre o mesmo. Mas eis que agora chega uma verdadeira obra literária e trabalho de pesquisa exaustivo. E o melhor de tudo feito por um delmirense.
David Roberto Bandeira da Silva é pesquisador do Programa de Estudos de Administração Brasileira da Universidade Federal Fluminense- (ABRAS/PPGad/UFF), e com o financiamento do Governo do Estado de Alagoas através de convênio firmado entre o Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas, lança o livro: A CONSTRUÇÃO DA ESTRADA DE FERRO PAULO AFONSO - FOTOGRAFIA E HISTORIA.
O livro é fartamente ilustrado. Traz dezenas de fotografias de época: documentos, construção, trajetos, obras,moradias..,
David Roberto Bandeira da Silva dividiu em quatro capítulos a saber:
Primeiro:: O transporte ferroviário no sertão: O início de uma nova jornada
Segundo: A Construção da ferrovia: aspectos sociais, políticos e econômicos
Terceiro: Fora dos trilhos: os trágicos acidentes de 1880 e 1891
Quarto: A Estrada em foco: a fotografia da Estrada de Ferro Paulo Afonso.
Álvaro Antônio Machado(secretário chefe do Gabinete CIvil-AL) diz sobre o trabalho do nosso David Roberto: " o autor nos aproxima de personagens e movimentos, interesses e arranjos diversos, que caracterizam o contexto-cenário da construção da ferrovia, sempre com um olhar voltado para o Rio São Francisco e para a necessidade de viabilizar a região sertaneja"
Jayme Lustosa de Altavila(presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas) também diz: "Mais um trabalho do pesquisador David Roberto Bandeira da Silva está sendo pujblicado pelo IHGAL... e Trata-se de uma pesquisa iniciada em 2010 mediante coleta de dados em livros, jornais, revistas, relatórios e manuscritos sobre o assunto. O livro reúne cerca de 160 notas bibliográficas e mais de 90 fotografias"
Enfim, creio que seja um trabalho para deixar todos nós delmirenses natos e adotados orgulhosos do trabalho de um conterrâneo.
Agora e´com vocês Leiam a obra. E corram para adquirir seu exemplar. Vale à pena ter um em sua estante.
Abaixo algumas imagens desta monumental obra.
15 comentários:
Onde encontrar o livro? Já está à venda?
Em 2011 estive em Piranhas, fazendo um levantamento topográfico para elaboração de um projeto de um pequeno trecho de via férrea para um trem turístico (Maria-Fumaça).
Piranhas ficou muito diferente, após o tombamento como patrimônio histórico: vários barezinhos, restaurantes, museu, a estação restaurada, muitos turistas, etc, muito diferente daquela Piranhas dos anos 70, quando fretávamos a caminhonete do Zé Freire para tomar banho no Rio São Francisco e beber cachaça no Bar do Dau.
Certamente comprarei este livro.
Atualmente estou concluindo a restauração de um trecho de via férrea entre Rio Largo e Satuba.
Estou nesta obra desde fevereiro de 2011.
Paurilio colocando por aqui informação dada pelo autor via facebook.
Aquisição:
Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas (Maceió) - ihgal@hotmail.com
Livraria Cultura (Loja Paço da Alfândega - Recife) ou através do site
César Tavares
Obrigado, César. Realmente, verifiquei pela internet e o livro está na Cultura.
César, David telefonou-me para informar sobre o lançamento do livro. Infelizmente não pude comparecer ao evento. Foi uma pena. Esse livro que ajuda a recuperar a memória da estrada de ferro Paulo Afonso é de um valor inestimável. Eu tive a felicidade de andar no trem. Se não me falha a memória percorri os trechos até Olho d'Água do Casado e Petrolândia. Foi uma pena a sua desativação, a política da época era toda dirigida para o transporte rodoviário. David está de parabéns por mais este lançamento.
Paulo da Cruz
O problema foi que alguns funcionários começaram a confeccionar passagens extras que não era contabilizado no caixa da Great Western. Vendo que a venda de passagens estava caindo cada vez mais a The Great Western of Brazil Railway Company Limited não viu outra saída, senão desativar o serviço.
Completando:
Com a queda da venda da passagem a Great Western pensou que as pessoas não queriam mais utilizar o trem.
César, já adquiri o livro na Cultura. Ainda não li, mas adianto que a apresentação é excelente, material de primeira. Sem dúvida já posso adiantar meus parabéns ao Davi.
Ôpaaaaa cheguei aqui por causa da chamada feita no facebook. KKKK o Blog estava hibernando para minha alegria não é César? Esse blog é muito querido mesmo. Mesmo hibernando não parou de receber visitas.Em breve contarei causos da época do projeto Rondon(gostaria que voçê César, ou algum colega também rememorasse o período do projeto Rondon). Contarei também a história de um cidadão que primeiro foi juiz para depois ser advogado. Só em Delmiro mesmo kkkkk
Alguém sabe onde dá para comprar?
Pablo Azevedo no site da Livraria Cultura e na própria livraria.
César Tavares
Tks! já encomendei o meu! abs
Sou autor do livro "A GRETOESTE: A história da rede ferroviária Great Western of Brazil" lançado neste mês pela Editora Ideia, João Pessoa. O livro conta a história da Estrada de Ferro Paulo Afonso em detalhes. William Edmundson.
onde adquiro hoje em dia este belo livro?
Onde consigo comprar o livro?
Postar um comentário