terça-feira, 21 de maio de 2013

Grandes Figuras Delmirenses( Nozinho Feitoza - o homem do clarinete)

As noites e festas familiares delmirenses eram sempre mais animadas quando o ar era suavemente cortado pelas emanações que saiam do seu clarinete. O clarinete era como se fosse uma extensão do seu corpo tão grande era afinidade entre ambos. Explorava todas suas possibilidades harmônicas, e tinha um enorme controle das dinâmicas que o instrumento permite, desde sua agilidade até a extensão de notas, passando pela natureza de timbres e o seu imenso poder sonoro. 

Estamos falando de Nozinho Feitoza. Grande figura delmirense, e que como musicista tinha perfeito domínio técnico do instrumento. Também era conhecedor profundo da boa música popular brasileira, bem humorado e animado. Enfim por demais conhecido, respeitado e admirado por todos. Marcou uma época. Marcou gerações.

Aqui neste blog já postamos em 2010( algumas imagens do mesmo. E agora o Vitor Marques(neto do Nozinho Feitoza, filho da Aline Feitoza e do Titito Marques,  sobrinho da Bernadete e do Zé Carlos) nos envia mais algumas.

O que você leitor poderá nos falar mais do Nozinho Feitoza? Quais suas lembranças das festas delmirenses?  

Conhece todos os filhos da prole do Nozinho?

 Enfim deixe seu recado. E agora é com vocês.



Antiga banda de música da fábrica da Pedra. Nozinho Feitoza aparece  na primeira fila. 

Nozinho tocando e quem são as demais pessoas?
Nozinho ao centro e seu inseparável instrumento. E os demais quem são?

E esta festa onde e quando? 

Nozinho ao fundo com camisa branca. Quem são as demais pessoas? Há filhos de Nozinho nesta imagem? Quem são então?
Seria uma festa ou ensaio ? Onde e quando? E os demais membros da banda quem são? 

15 comentários:

Fatima Bastos disse...

Amei ver as fotos e ser levada de volta ao passado, recordando meu pai de quem herdei a alegria de viver e o amor pela boa música. Além de rever momentos em que ele estava feliz e fazia muitas outras pessoas felizes, sem se importar com os que pensavam que diversão, felicidade e alegria de viver não é correto ou não é permitido para alguns. Meu pai não bebia mas se divertia muito e divertia outras pessoas. Sou muito grata a Deus por ter me permitido tê-lo como pai e sou grata a meu pai Nozinho Feitoza por ter sido criada tão forte, alegre e disposta pelos ensinamentos dele. Obrigada pai, já não o tenho fisicamente, mas o tenho vivendo através de mim e dos netos que te dei e que tiveram o privilégio de te conhecer e de terem sido amados por você. Deus já nos premiou e deve tê-lo premiado com muita luz e alegria onde estiveres, por tudo o que o senhor foi prá nós.
Saudades de sua filha Fatima.

Deba disse...

Passei ótimos momentos da minha vida na companhia do Sr. Nozinho, nas pescarias,caçadas onde foi meu mestre e aprendi muita coisa com ele, para mim o melhor caçador esportivo no tiro de vôo que tive o prazer de assistir em ação, na música não preciso repetir o que acima já foi descrito, mas acima de tudo um amigo que adorava as crianças,as tradições,a família. Com certeza ainda vamos nos encontrar.
Saudades do amigo e sobrinho André Carvalho.

Cleonice disse...

oi César, tudo bem? veja só na minha infancia pulei muitos carnavais pelas ruas do desvio ao som do clarinete de seu Nozinho...era so escutar o som que a gente ja ia colocar a fantasia,pegar a arrozina e curtir o carnaval.quanto as fotos o pessoal da banda que está no palco reconheço os 4 ultimos que eram moradores do desvio são Cholinha,Zé de Nussi e seus filhos.bjs..

cleonice disse...

ah, e tenho quase certeza que esse show foi no clube de Joel e com certeza eu estava lá.

Edmo Cavalcante disse...

Quem ia aos aniversários do Tonhão, na fazenda Chupeta, deve lembrar da bela e alegre música que fazia Seu Nozinho e a turma dele. Seu Nozinho já chegava espantando qualquer foco de melancolia que pudesse existir no ambiente. Eu tive a satisfação de participar daquelas festas maravilhosas...houve um ano que a turma da fubuia inteira foi convidada. Imaginem o agito rsrs

Joao Vitor Feitoza disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Joao Vitor Feitoza disse...

Também mandei algumas fotos da fazenda do Tonhão. Como é bom saber que o meu avô era querido. Cleonice o nome É joão de Nussi e não Zé de Nussi.

Anônimo disse...

Grato pelos comentários da Cleonice. Não lembro das pessoas citadas por ela e que aparecem nas imagens. Tb talvez tenham sido feitas posterior a minha saída de DG em 1981.

Vítor em breve posto as outras imagens. Vou "cevando" para outras postagens e tentando encaixar um texto nas mesmas.

abraços

César Tavares

Edmo Cavalcante disse...

Em tempo rsrs estou em dúvida no nome da fazenda do Tonhão, se era chupeta mesmo. Alguém pode ajudar nessa dúvida? Bem, a última vez que estive lá faz 30 anos...é um tempinho né?

Paulo Roberto disse...

Belas recordações Cleonice. Lembro de alguns, João de Nuci, Choulinha,Gazula, tem um irmão de Ana Preta e Dedé. Por curiosidade, Cleonice, filha de Dona Maria Pimenta?

Paurílio disse...

César, não sei se alguém pode dizer a data da primeira foto, a da banda de música. Ela foi postada anteriormente neste blog e me parece que até o pai de Nozinho, seu João Feitoza, está aí. - Prova-se que esse amor pela música, demonstrado por Nozinho, vem de longe. Eu era garoto e me lembro do Nozinho músico (já estou com 67 anos), pois éramos praticamente vizinhos na vila da fábrica em DG.

Ferreira Delmiro disse...

Cesar,

Compartilhei o link do blog no site de noticiais http://www.ferreiradelmiro.com/

abraços.

(Fernando Alves)

Anônimo disse...

Grato pela divulgação.

César

Cleonice disse...

Paulo Roberto o nome da minha mãe é Socorro Pimenta que trabalhava na casagrande na fabrica.

Paulo Roberto disse...

Cleonice, que bom de reencontrar aqui, por onde andas? Tenho muitas saudades dos tempos de Pedra Velha e Desvio. Um abraço.