quarta-feira, 10 de abril de 2019

Sabores Delmirenses ou Prove um Pouco da Culinária da Macondo Sertaneja.

 Dentro do espírito de manter o blog no ar e para tanto aproveito para resgatar textos publicados e algumas fotografias. Tudo segue absolutamente a regra de não obedecer ordem cronológica. Textos publicados na primeira versão do blog.

Sabores Delmirenses 
(texto publicado originalmente em 03 de março de 2005, na primeira versão do blog Amigos de Delmiro Gouveia)

Tapioca
Beiju
Farinha de murici
Piaba
Cará
Pé de Moleque envolto em palhas de bananeira
Bolo Mal-Casado
Ouricuri verde
Rosário de ouricuri
Fuçura
Flau
Pão Aguado
Pão Crioulo
Pará
Umbu
Cocada de raiz de umbuzeiro

 Para alguns pode soar estranhos os nomes acima. E para outros até serem palavras desconhecidas. Mas todos são sabores delmirenses. Quase tudo aí em cima se encontra na feira.
 A segunda coisa que sempre faço nas raras vezes em que apareço em Delmiro Gouveia e ir à feira. A primeira é cumprimentar os parentes. Dá gosto andar pela feira. Sentir seus aromas, ouvir uma ruma de vozes com sons arrastados e ver as fisionomias vincadas pelo sol inclemente do sertão.
Pegar uma provinha aqui outro ali. Experimenta seu moço dizem os feirantes oferecendo seus produtos. E você não pode recusar. É grosseria se o fizer.
Quer conhecer qualquer cidade em suas raízes mais profundas. Vá a feira. Converse com o povo. Eu costumo fazer isto. E você já fez isto alguma vez? Lembrava de todos os sabores aí de cima? E os cheiros? Sua memória olfatativa ainda os têm presentes?
O que mais foi esquecido na lista acima? Deixe o seu recado. Partilhe as suas lembranças e experiências conosco.
Alguns cliques feitos na feira delmirense nos primeiros dias de 2010.










3 comentários:

Unknown disse...

Cadê a rapadura? O alfinim, o murici? E o refresco de morango? Alguém tem foto do homem do peixe elétrico e a pomada "milagrosa"? No inverno, era tudo mais gostoso. O clima, a fartura de frutas...até o apito da fábrica era mais alegre rsrs(Edmo Cavalcanti)

Tony lima disse...

Cadê o bolo de carimã ? Alguém tem foto ou vídeo ? manda aí... (Tony Lima)

Unknown disse...

Orgulho de ser Delmirense