quarta-feira, 20 de março de 2019

Leituras Delmirenses ou Breve Iniciação ao Existencialismo ou ainda como "Bega" apresentou-me ao Círculo do Livro


 Dentro do espírito de manter o blog no ar e para tanto aproveito para resgatar textos publicados  sem obedecer ordem cronológica e publicados na primeira versão do blog.

BEGA E O CÍRCULO DO LIVRO  (texto publicado originalmente em 29 de junho de 2005, na primeira versão do blog Amigos de Delmiro Gouveia)


Sempre gostei de ler. Quando adolescente, ainda morando em Delmiro Gouveia, era difícil conseguir livros. Primeiro que não tinha grana para comprar. Segundo não havia livraria na cidade.(e ainda não há após 24 anos da minha saída!). E a biblioteca da prefeitura era bem limitada. Não sei se melhorou atualmente.

Aos 14 anos comecei a trabalhar formalmente (com carteira assinada) e passei a ter uma graninha. Portanto já podia comprar alguma coisinha. Mas, creio que, foi quando eu estava próximo dos 16 anos e que fui apresentado ao Círculo do Livro.

O Círculo do Livro era feito um clube, onde você era indicado por algum sócio. Então dentro de pouco tempo recebia-se uma revista em casa. E nela havia dezenas de títulos a serem escolhidos. A revista era trimestral. E o sócio teria a obrigação de comprar ao menos um livro no período. Os livros eram bem acabados, ótima impressão e capa dura. Além de que havia um bom número de clássicos. E tinha a comodidade de serem enviados por via postal. Portanto era sempre uma alegria receber a encomenda do Círculo do Livro. E o melhor cabia dentro do meu parco orçamento juvenil.

O primeiro livro que comprei foi O ESTRANGEIRO de Albert Camus. Lembrei-me deste fato. Porque agora há poucos dias tive o prazer de reler este clássico da literatura existencialista.
Albert Camus 

 O Estrangeiro(ed. Círculo do Livro)

Fui indicado para participar do Círculo do Livro pelo Bega. Ele era muito amigo de Lalide que por sua vez era minha amiga. Bem após minha vinda para o Recife deixei de ser sócio. E também perdi o contato com o Bega. E na última vez em que estive em DG perguntei por ele. E recebi a notícia que ele havia falecido há alguns anos atrás. Morreu bastante novo. E foi uma das primeiras vítimas da Aids. Lamentei. Ele era uma pessoa espetacular. Bom papo, senso de humor refinado, riso fácil e bastante culto para os padrões delmirenses. Naquela época ele morava em Maceió e sempre ia passar às férias em DG. 

Bem fica aqui a lembrança a este camarada a quem devo parte da minha introdução a bons títulos.

E aí leitor delmirense será que você também sente falta de uma boa livraria por aí? E como você se vira para conseguir bons livros? Você chegou a conhecer o Círculo do Livro? Foi um sócio também? E do Bega você lembrava ou o conheceu? Deixe o seu recado.


Post Scriptum:

 Em em 06 de março 2019 são 38 anos fora da Macondo Sertaneja.

Não conheço pessoalmente mas sigo pelo Instragram, mas a biblioteca da UFAL(campus Sertão) parece-me ser bem equipada. Ou menos agora os estudantes e leitores em geral tem acesso a um amplo acervo físico e digital.

Com o advento das livrarias, sebos virtuais e Clubes do livro ficou bem mais fácil adquirir qualquer obra literária.

Mas o Bega ainda faz parte das minhas lembranças. E sou bastante grato a ele.

Aproveitando também para resgatar uma imagem do Bega. Ele aparece na fotografia do carnaval de 1981 junto com seus amigos da famosa "Turma da Fubuia".
 Bega é a quarta pessoa sentada da esquerda para direita

Com Lalide em janeiro/2010.

2 comentários:

Netinho disse...

Fala, César, meu nome é José Martins de Azevêdo Neto, sou filho de Valmeire, meus tios são Newremberg, Zé Noé, Arnoldo (Xuxa), Gutemberg (Bega), Aroldo e minha tia Valdyjane, todos eles mais novos que o tio Bega. Não o conheci mas minha mãe sempre me falava sobre ele, muito legal achar uma publicação falando sobre o meu tio, tenho até algumas fotos dele aqui, uma ótima lembrança, um abraço.

Unknown disse...

Grato pelo comentário José Martins. O seu tio Bega era uma grande figura. Guardo boas lembranças do convívio delmirense. Abs.