quarta-feira, 15 de julho de 2020

Entre memórias e esquecimentos: participações dos/as jovens no Festival da Canção do sertão de Alagoas (1970 - 1990)

Eis aí o nosso blog sendo mais uma vez citado nas referências bibliográficas de um trabalho acadêmico.

 Na edição da Revista Crítica Histórica (v.11  n. 21 2020 UFAL), foi publicado artigo da  delmirense Isabel Cristina Oliveira da Silva em conjunto com Ana Maria Freitas Teixeira e Rosemeire Reis.


A Isabel Cristina (pedagoga e doutoranda em Educação), é filha de Maria das Graças e neta do famoso Seu Manoel dos Quadros que morava ali na rua Freitas Cavalcante.

 

O artigo em sua  íntegra poderá ser lido/baixado no link https://www.seer.ufal.br/index.php/criticahistorica/article/view/9457/pdf

 

Resumo:

Entre memórias e esquecimentos: participações dos/as jovens no Festival da Canção do sertão de Alagoas (1970-1990) 1

 

No tempo dos festivais de música pelo Brasil, proliferados entre os anos de 1960 e 1970, os/as jovens de Delmiro Gouveia/sertão de Alagoas organizaram na respectiva cidade o Festival da Canção. Este foi iniciado em 1970 e perdurou até 1990 como espaço máximo de socialização e expressão artística juvenil. Assentado na pesquisa documental e nos princípios da história oral, o presente artigo analisou memórias de dois sujeitos que participaram do Festival da Canção em suas juventudes.  Por meio das análises foi possível considerar que os/as jovens conviviam sob forte tensão entre a normatização imposta e seus modos de ser jovem. Pela música corporificavam tensões, a exemplo da miséria social ou das responsabilidades adultas que tão cedo pairavam o universo juvenil. Também, sinalizaram suas insatisfações quanto às poucas menções feitas ao festival na história oficial da cidade.

 

No artigo pinçamos trecho onde é relembrado uma figura mitológica no cenário cultural delmirense:  Ronaldo Macarrão

O grande nome do rock no sertão de Alagoas fora Ronaldo Macarrão, conhecido como “maluco beleza” ou “Roni Seixas” por sua admiração a Raul Seixas (TAVARES, 2010). Sua devoção ao artista, como também nos conta o radialista delmiresene Giuliano Ribeiro, numa matéria de 20 de março de 2012, publicada no Portal de Notícias Guiliano Ribeiro5 , era tão profunda que o mesmo celebrava uma missa no aniversário de morte de Raul Seixas, distribuindo bebida e churrasco entre os conhecidos. Infelizmente, no ano de 2012, Ronaldo Macarrão faleceu, nos impossibilitando de ouvi-lo sobre as lembranças de sua juventude artística”.



 

Quais lembranças você tem dos Festivais da Canção em Delmiro Gouveia?

 

Agora é com vocês.

 

 


11 comentários:

Unknown disse...

Graaaaande César, aqui é o ex- colega de classe, Edmo José. São tantas novidades na web, que às vezes até esqueço de visitar esse site maravilhoso, único realmente com personalidade delmirense. Esse site é um museu virtual da melhor qualidade. Gostaria de ficar elogiando o dia todo, esse seu trabalho MAGNÍFICO!!! Mas não tenho tanto tempo disponível assim rsrs

Unknown disse...

César, o Roni era uma das figuras mais emblemáticas da macondo . Certa feita me contou que esteve frente a frente com o lendário Raul Seixas. Foi um encontro que marcou a história do Roni.Conversou com Raul como se fosse um velho conhecido. Só faltou mesmo uma foto.

Unknown disse...

O site precisa entrar no you tube, com alguns vídeos de fotos. Você tem interesse em fazer isso?

Unknown disse...

Seu Manoel do quadros...Acho que naquela época só ele fazia quadros não é? Não existia concorrência Kkkkkkkkk (Edmo José)

César Tavares disse...

Grande Edmo sempre é bom ter vc de volta por aqui. Tendo material novo é só enviar com suas historias que colocamos por aqui.

César Tavares disse...

Por enquanto não tenho interesse em colocar as fotos em formato de vídeo. O grande "barato" de um blog, ao meu ver, são os textos e melhor ainda os comentários dos leitores. Fica complicado com as novas mídias e redes sociais. Enfim o blog foi e é um meio datado. Mas ainda consegue uns parcos leitores que sempre são bem vindos. Mas grato pela sugestão.

Unknown disse...

https://correionoticia.com.br/blog/wellington-amancio-/41https://correionoticia.com.br/blog/wellington-amancio-/41

Unknown disse...

César, no link acima tem uma matéria sobre a época de ouro da macondo. A matéria é do Wellington Amâncio. Se puder publicar eu agradeço. Fala sobre os festivais de MPB . Que tempo maravilhoso. Se não puder publicar, leia e me diga o que achou. Roni Seixas é um dos personagens dessa narrativa.

César Tavares disse...

Li a matéria. Meu irmão tinha visto e enviado. No final o autor coloca um link para o blog.

Ô_Ô Fernando Informática disse...

A autora é Isabel, trabalhei com ela na sec de governo. Muito inteligente e talentosa, ela canta muito divinamente e tem musicas autorais. O tema escolhido por ela é sua forte ligação com a musica.

Marcos Antonio disse...

Olá Meu nome é Marcos Antonio de Maceió-AL, estou pesquisando sobre a vida de meu Avô, que saiu de Floresta-PE e foi para Agua Branca -AL la mudou o nome de Manoel Dantas de Souza Ferraz para Manoel Dantas Corrêa. Meu pai era José Laercio de Souza Ferraz e meu avô mudou para José Laercio Corrêa. Acredita-se que a mudança se deve ao fato dele ser primo de Hercílio Corrêa que era prefeito de Agua Branca. vi alguém falar sobre o fato nesse blogger. se alguem puder me ajudar, entra em contato. ( email: martelodeferro@hotmail.com) 82 988036180