terça-feira, 10 de março de 2009

Homenagem ao Ivã Balbino de Souza

Não o conheci pessoalmente. Mas ele era um leitor assíduo do nosso blog. E, posteriormente, passou a ser um colaborador. E assim de vez em quando nos enviava algum material para postarmos por aqui. Por vezes fazia seus comentários nos assuntos trazidos pelos outros, e sua participação se dava sempre de forma inteligente, espirituosa e por vezes esclarecedora sobre o passado delmirense. Não morava mais na nossa Macondo Sertaneja e sim numa das cidades de sua “área metropolitana”: Olhos D´ Água do Casado(AL).

E veja como são as coisas. Há poucos dias eu recebi farto material enviado pelo Eduardo Menezes. E neste material há dezenas de fotos da cidade onde morava o nosso colaborador. E eu estava aguardando uma oportunidade para homenagear e surpreender um pouco o Ivã Balbino. Mas eis que o destino é que nos surpreende.

Ontem ao ler os comentários recebo a notícia que o mesmo havia falecido há alguns dias. Como falecido? Pô o cara até poucos dias atrás estava participando ativamente do blog.(vide comentários nos textos anteriores). Era um dos poucos que ainda vinham aqui com certa regularidade. Realmente fiquei triste. Lamento. Apenas podemos mandar um abraço para seus familiares e amigos.

Sobre o acontecido o Eduardo Menezes comentou:

É com grande tristeza que recebo essa notícia, Ivã era amigo meu de infância. Quando o conheci ele já tinha tido a paralisia infantil, não conseguia ficar de pé e andava com as mãos no chão, depois fez uma cirurgia nas pernas em um navio chamado HOPE (ou coisa assim) e passou a andar de pé com ajuda de moletas e aparelhos nas pernas, depois de um bom tempo deixou de usar os aparelhos.Era grande apreciador do Pink Floyd e do Led Zeppelin...

Então em nome de todos os que participam deste blog segue de forma transversa e um tanto atrasado os nossos agradecimentos, e o homenageamos com as imagens de sua bucólica Olhos D’ Água do Casado.

Siga em paz grande companheiro Ivã Balbino de Souza.
















11 comentários:

Anônimo disse...

Na minha infancia, em Olho D'agua do Casado (antigamente se escrevia assim mesmo. -Tive a curiosidade de olhar na minha certidão de nascimento-) conviví bastante com o Ivã Balbino, e seu irmão o José Antônio. Sua mãe que a conhecí por D. DINTA era muito próxima dos meus pais e nossa convivência naquela Olho D'agua dos anos 60 - cidade bem menor do que agora quando ainda Comarca de Piranhas/AL- era quase que de uma grande família. Quando em 1969 meus pais mudaram p/ Delmiro Gouveia, nos afastamos e poucas vezes nos encontramos nesses anos todos. Meus outros irmaos e ele ficaram se comunicando com frequencia e quando das nossas idas a Olho D'agua, sempre nos recebia com entusiasmo. Ele era funcionário da Cia de Abastecimento de Água (CASAL) há muitos anos. Meu sincero abraço a todos da família.

Anônimo disse...

Justa homenagem. R.I.P.
David

Anônimo disse...

Houve um tempo em que Água era muito escassa em Olho D'agua. para tomar banho, para beber e para a limpeza de utensilios domesticos, era necessário todos os dias buscar na 'fonte da matinha' ou no 'minador' a quantidade suficiente para abastecer os potes, quartinhas ou grandes jarras de barro espalhadas pelas áreas mais reservadas da casa. Todos os dias no inicio da manhã e nos fins de tarde, era um desfile imenso de pessoas com o propósito de se abastecer para manter a casa: era isso ou nada. não tinha outro jeito. -Salvo, quando nos tempos de trovoada aproveitava-se o máximo da água da chuva- As ruas não tinham pavimentação e naquela areia fofa manter o equilíbrio de uma lata d'agua na cabeça, não era tarefa fácil. Os mais apossados de grana utilizavam um jegue com cassuás que permitia levar 04 latas por viagem e imaginem naquele tempo isso era um avanço. Acredito que ainda hoje não haja água encanada para todos, apesar da pequena distancia que separa a cidade do Velho chico. ( O rio fica próximo da velha estação de trem e da igreja mostradas aqui no post). O Saudoso amigo Ivã Balbino era funcionário da Cia de Abastecimento de Água e até imagino quantas vezes ele não lembrou daqueles tempos difíceis em que para se tomar uns goles d'agua tinha que literalmente suar a camisa.

Anônimo disse...

É lamentável saber do falecimento de Ivã Balbino. Ultimamente houve uma grande contribuição da parte dele, enriquecendo nosso blog com muitas recordações sobre nossa terra.

Anônimo disse...

César, para melhor homenageá-lo acho que seria também com uma fotografia em tamanho grande dele. Apenas aparece a cidade de Olho D'agua do Casado.Acredito que você não dispõe não é?

César Tavares disse...

André não disponho não. Caso alguém envie eu insiro no post na hora.

Anônimo disse...

César, realmente é uma pena a morte do Ivãn. Não o conhecí pessoalmente mas vai o meus pésames para a família.E falando em Olho D'agua lembro-me que quando criança e que morava na Rua Delmiro Gouveia, minha irmã foi convidada pela mãe do Danúbio a Dona Carmelita que Deus a tenha. Para passar o domingo com toda a família lá. E eu que era louca por um deles não fui convidada e passei todo o domingo chorando e morrendo de raiva da minhã irmã.Afinal ela era muito bonita e venerada por todos eles. História de criança mas que ficou marcada na minha lembrança para sempre.Abraços para todos eles. Será que alguns dos nove lembra dessa história? Nós morávamos vizinho a casa do Gonçalo. Kelinha.

Anônimo disse...

Danúbio, quando nós chegamos na rua Delmiro Gouveia, você e o Murilo já moravam em Maceió, tinham ido no mesmo ano em 78 se não me engano. E nas férias voltavam para lá. Eu menina moça passava o dia no muro olhando para a área da sua casa na esperança de vê um de vocês. O Murilo era muito parecido com o Danilo, dava até para confundir.Você era o mais branquinho de todos, muito simpático. Já o mais intelectual era o Gerilo bem articulado e foi justamente por este que me encantei.porém ele esnobou kkkk.

César Tavares disse...

Os irmãos Oliveira marcaram mesmo a adolescência da Kelinha. Creio que da mesma forma que os meninos do GVM eram "caídos" pela Patrícia. Mas só assumimos isto 20 anos depois.

Unknown disse...

Elisangela balbino de souza, cambé PR
Nossa estava lendo as homenagens Ivan
Balbino meu pai nasceu em Alagoas, estamos a procuras de parentes que ficaram por la, será ke somos Parentes, se alguem tiver informaçoes
por favor serei grata...................

Rua do Comercio.Olho d'Àgua do Casado-AL disse...

Encontrei este blog ,e me deu uma bela esperança rsrsr estou fazendo um blog ,sobre a historia da rua do comercio e esta dificil de encontrar ,documentos ,fontes ,quem tinha muitas fotos da rua era Ivã Balbino ,mas infelizmente não se encontra mais entre nós ,gostaria de saber ,se você tem alguma foto antiga da rua do comercio para me ajudar em um trabalho de pesquisa .,,sou Petyta de olho dagua do casado ,estudate de Historia 3º periodo .