quarta-feira, 15 de abril de 2009

Reminiscências da Rua do ABC(por Paulo da Cruz)

Dentro da série "resgate e customização" (palavrinha da moda) reeditamos os textos postados nos blogs anteriores. Hoje trazemos o texto do Paulo da Cruz, agora acrescidos com imagens enviadas pelo Eduardo Menezes.

Sexta-feira, Setembro 01, 2006

Hoje o texto é longo. Mas vale a pena ler até o fim. O nosso colaborador teve um trabalho imenso em puxar tanto por sua memória fenomenal. Enfim temos um completo mapeamento histórico das origens da Rua do ABC. Do seu povo. Da sua gente. Dos seus costumes e dos acontecimentos que marcaram de forma indelével a vida de um garoto. E que hoje presta a sua homenagem a tantos nomes do passado e alguns ainda bem presentes no cotidiano da cidade de Delmiro Gouveia.(a Macondo sertaneja)


REMINISCÊNCIAS DA RUA DO ABC
Texto de Paulo da Cruz.

Não sei se esse texto vai interessar a quem não morou na Rua do ABC. Talvez não interesse nem aos que por lá residiram, cresceram e fizeram amizades de infância.

DG tem algumas ruas que eram muito conhecidas, talvez por estarem localizadas em locais estratégicos. Posso citar algumas delas e creio que hoje deve ter muito mais ruas que servem como referência. Quando residi em DG as ruas que eu ouvia falar mais os seus nomes eram: ABC (eu morava na rua continuação), Carlos Lacerda (depois mudou o nome para Castelo Branco), Delmiro Gouveia, 7 de Setembro, 13 de Maio e Freitas Cavalcante. Provavelmente, dado que eu já era adolescente, tinha alguma garota atraindo a minha atenção ou de algum amigo meu. A Rua do ABC, objeto deste texto, tinha quando eu por lá cheguei, em 1956, tinha limites já definidos.

A rua começa junto ao desvio onde o trem fazia manobra (hoje no local tem um bar de rua, quase em frente ao Banco do Brasil) e ia até uma cerca de arame farpado junto a vários pés de uma planta conhecida como labirinto. Por sinal essa planta tinha uma seiva leitosa que diziam que cegava. Talvez mais uma lenda urbana. No início da Rua do ABC ficavam a residência do Dr. Ulisses Luna e a Mercearia de Condillac (Conde). A rua quebrava, no seu lado direito, entre as casas do Seu Zeca Norberto e Zé Elias. O beco que essa quebra provocava me deixa uma dúvida quanto ao seu nome: é beco de Zé Elias/Zeca Norberto ou de Luiz Xavier. Esse beco por sinal tem muitas histórias. Não lembro que ele tivesse iluminação própria, acho que pegava os resquícios da luminosidade das ruas que se comunicavam através dele.

Por esse beco regressavam, às suas casas, as garotas que estudavam no ginásio e residiam na Rua do ABC. Eram as famosas meninas da Rua do ABC. Não sei porque, mas elas só regressavam em bando. Acho que tinham medo de alguma alma penada que já estivesse assinando o ponto antes da meia-noite. Mais adiante, agora pelo lado esquerdo, tinha o Beco de Zé Panta. Zé Panta Godoy, segundo contam, foi quem matou Maria Bonita, ou Lampião, não sei ao certo. Esse beco levava à Rua do Correio. Essa rua evidentemente tem nome. Eu não lembro. Ouvia as pessoas se referirem a ela assim.

Continuando a subir a rua chegava-se a dois becos um após a casa do Seu Agenor Norberto (depois foi o Hotel de Dona DasGraças), pelo lado direito, iniciando a Rua da Travessa, e o outro, pelo lado esquerdo, que dava para o curral ou matadouro municipal. Era matadouro mesmo. Não sei como a população conseguia consumir carne e não se contaminar, dadas as péssimas condições de higiene do local. Aliás, não existia higiene nenhuma. Só para ilustrar após o famoso curral tinha dois cercados, o de Seu Agenor e o de Jaime. O de Jaime tinha uma pequena represa onde alguns tomavam banho. Lembro que lá tinha um barro muito bom para fazer balas para usar com o estilingue (era chamada também de peteca).

Voltando a Rua do ABC. O beco ficava entre as casas de Pepeda (alguém lembra dele) e de Dona Leobina (uma senhora residente no Sinimbu que costumava alugar essa casa). Vizinha a casa de Pepeda ficava a Mercearia de Dona Rita, esposa do Seu Zé Leite, já citado aqui no blog quando foi contada a história da Botija. Essa era a parte nobre da Rua do ABC, onde moravam as pessoas de maior poder aquisitivo.

Vou tentar relembrar alguns moradores ilustres e com certeza vou cometer injustiça esquecendo alguns. Dr. Ulisses Luna, pai de Delmiro e Solange (médico, fazendeiro e ex-prefeito), Dona Maria Clementina (viúva do Cel Ulisses, o homem que deu guarida a Delmiro Gouveia quando ele chegou ao sertão das Alagoas), Seu Enoque, pai de Nelson, Elias (agente do IBGE), Maninho (proprietário do bar famoso), Mireta (irmã de Maninho), Dona Julia Santana (costureira), Seu Lino, pai de Zé de Lino (fazendeiro), Seu ... Santana (artesão do ramo de couro), Seu Antônio Nezinho, avô de Aline (comerciante), Seu Zé Panta, pai de Cilinho (ramo de transportes), Seu Antônio Exalto (comerciante), Lula Braga, pai de Carlinhos (alfaiate e proprietário de bar), Seu Joãozinho de Maroca, pai de Tôtô e vários outros colegas (ramo de transportes), Seu Agenor Norberto, pai de Kleber (funcionário destacado do fábrica), Seu Zé Leite, avô de Toinho de Cacilda (comerciante), Jaime (criador de gado de leite), Benedito Freire, pai de Gedalvo, Paulo, Rui e tantos outros (comerciante e ex-vereador), Seu Heleno, pai de Tom Mix e vários outros (dono de marcenaria), Seu Zé Alves, pai de Eraldo e Gilda (comerciante), Seu José Lima (fazendeiro - antes a casa foi de propriedade do Seu Gaudêncio Lisboa, ex-prefeito), Seu João Liberato (comerciante), Seu Davizinho, pai de Luiz (comerciante), Eurico, pai de Euriquinho e Zezinho (protético), João Enfermeiro, pai de Paulo, Zé Hilton, João Fernando e muitos outros (protético), Seu Zé Craibeiro, pai de Givaldo e Assis (comerciante), Zé Elias, pai de Paulo (barbeiro), Zé Norberto, pai de Lucy, Seu Manoel Vigário, pai de Maciel (comerciante no Pariconha, acho que um de seus filhos é o atual prefeito de lá), Seu George Lisboa, pai de Bezo, Osmar e tantos outros (funcionário da rede ferroviária) e Condillac, o Seu Conde, pai de Linda.

Essas pessoas ajudaram a fazer a história de DG, durante várias décadas, como as pessoas residentes em outras ruas também o fizeram. Elas poderiam ser nominadas por outros freqüentadores do blog e que residiram nessas ruas. Acho que é uma maneira de relembrarmos o passado. Todas essas pessoas que eu consegui citar tiveram, em algum momento, direta ou indiretamente, importância na minha vida, seja comerciando, transportando ou simplesmente me dando atenção e conversando comigo.

Até hoje eu não sei a origem do nome da rua, talvez devido ao número de professoras que lá residiram e escolas particulares que foram por lá sediadas.

Eu morei na continuação da Rua do ABC, que depois passou a ser independente da Rua da Independência (o novo nome da Rua do ABC) com o nome de Rua Pe. Anchieta, logo após o beco, vizinho a casa de Dona Leobina. Hoje o beco deu lugar a uma escola e a casa onde residiu Pepeda foi demolida e virou beco.

Na rua a criançada cresceu jogando bola, castanha de caju, bolinha de gude, pião, peteca, empinando papagaio, pegando borboletas (lembra disso Eraldo), passarinhando no mato (atrás do Cemitério, ou no cercado de Jaime) e fazendo corridas de caminhão construídos com restos de madeira obtidos na marcenaria de Seu Cícero de Duca que ficava na Rua da Travessa. O interessante em Seu Cícero, pai de uma numerosa prole, era o sistema de assovio que ele usava para chamar cada um dos seus filhos. Cada um tinha um assovio próprio.

Um fato interessante da Rua do ABC. Tôtô até já fez um comentário a respeito. Foi a primeira rua a ter televisão em DG. Um determinado dia, em uma das casas que ficavam entre a casa de Tôtô e a casa de Zé Panta chegou um novo morador. Ele era proprietário de um caminhão que fazia viagens pra São Paulo e resolveu comprar um aparelho de televisão. Comprou e instalou uma antena que devia ter mais de 15 metros de altura e direcionou para onde ele achava que era Recife. Com a tecnologia daquela época a única coisa possível de se pegar era chuvisco. A CHESF ainda não tinha instalado as torres repetidoras que depois fariam o link entre Recife e Paulo Afonso. Mesmo assim a meninada ficava na janela olhando aqueles chuviscos e imaginando ver alguma imagem. A Rua do ABC (prefiro chamá-la assim), era dividida por um canteiro onde foram plantados pés de algaroba e castanhola. Entre a casa de Dr. Ulisses e de Seu George Lisboa tinha dois ou três pés de ficus (chamávamos de figo), ainda jovens se comparados aos frondosos que ficavam em frente à Casa de Saúde. Nas noites quentes de verão ficávamos aproveitando uma brisa e até aparecia vez por outra um violão para despertar algum cantor adormecido. Ao que me consta Kleber era o único na rua que tinha um violão, além de Lula Braga é claro, porém esse era um instrumento semi-profissional, marca Del Vecchio. Carlinhos as vezes dava uma fugida com ele e aí tirávamos uma palhinha.

Agora lembrei, também morou na Rua do ABC o Seu Antonio Panta, pai de Nildo Pantaleão (acho que é tio-avô de Aline). Nildo passou um tempo em São Paulo e voltou cantor. Lembro de algumas serestas que ele e Kleber fizeram.

Enfim essas são algumas das lembranças que eu tenho. Gostaria de encontrar por aqui relatos de pessoas que residiram em outras ruas. Não precisa ser texto literário (esse não é). Apenas conversa pra ser jogada fora, do tipo: você lembra de fulano, que morou na rua tal e era pai de sicrano? Tens notícias desse povo? Sabe o que aconteceu com eles?










13 comentários:

César Tavares disse...

Eu acho arretado este texto do Paulo pela riqueza de detalhes e por sua memória fabulosa. Parte das pessoas citadas são conhecidas. Seria interessante se alguém tivesse uma fotografia antiga onde aparecesse a fachada bodega do seu Zé Leite. No blog anterior tem uma foto onde o Ailton de Mané Pedrão e outro menino dentro da bodega.

Nas fotos enviadas pelo Eduardo Menezes aparece exatamente dois dos locais citados: Casa de Dr. Ulisses na esquina e em frente a mesma há uma loja no local da antiga sorveteria do Seu Conde. E que atire a primeira pedra quem não chupou um picolé de biscoito ou de creme de leite feitos dentro das mais severas normas impostas pela Vigilância Sanitária.(risos).

Ô_Ô Fernando Informática disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ô_Ô Fernando Informática disse...

Tenho saudades dos pés de algarobas.... dos pés de castanholas.... jogar xinbra nos canterios, que dividia a rua... das peladas de futebol que joguei no calçamento...

Muito bom esse post...

abraçosss

Eduardo Menezes disse...

Na primeira foto a loja que está onde era a sorveteria de Conde é a Butique de Dedê. A foto foi tirada no dia em que estavam derrubando as árvores da rua para colocar o asfalto.
Quando eu estava lendo o texto e foi citado o nome de Conde (Condillac Lisboa Solto), a primeira coisa que me veio à lembrança foi o picolé de biscoito, eu era viciado nesse picolé, rsrsrsrsrsrsrss.
Lembro que quando Conde colocou uns bancos giratórios ao longo do balcão da sorveteria a meninada ia lá comprava o picolé e ficava girando no banco, Conde ficava puto da vida, as pessoas tinham que sentar e ficar quietinhas senão ele botava pra fora, rsrsrsrsrsrsrsrsrsss.

Unknown disse...

Fernando meu caro eu naum tenho muitas saudades naum por que eu levei uma queda que mais parecia um pneu de caminhao rsrs mais era legal trazia um verde que quase nennhuma cidade tem mais heheh sem falar q e mais facil desmatar os canteiros pra aumentar as ruas do que derrubar casas pra aumentar as mesmas mas sem problema pra mim por que naum tenho lembrancas boas mais ruim pra nos todos por causa da natureza do verde da sombra que tinha na frente das casas hehehe

Gi Bertolazo disse...

Adorei o texto do Paulo! Que delícia ler as descrições e ficar imaginando as ruas, os becos (quantos becos! hehehe), o matadouro, a represa! ^^ Também achei muito boa a maneira como ele nomeou os moradores da época... sempre usando como referência as crianças (Fulano, pai/avô de ciclano). Fica uma nostalgia gostosa no ar, dá até vontade de ter vivido tudo isso. =)

André disse...

Eduardo, realmente, o picolé de biscoito era uma das minhas delícias de infância...eita picolé bom da porra! O nome CONDILLAC me parece bem estrangeiro, sabe me dizer mais algum detalhe a esse respieto?

Anônimo disse...

Aqueles banquinhos fazem uma falta danada nessa rua do Abc...
David

Luiz Reginaldo disse...

Um dia desses atrás navegando pela web encontrei um blog em que comentava determinado tipo de moda de época e a surpresa foi a imagem capturada por aqui que serviu para a postagem do blogueiro.
A imagem era a da foto em que aparecem os quatros rapazes em um dia qualquer em suas vidas, que por sinal posso afirmar que o garoto de número dois é Edmo Cavalcante(filho de seu Edivaldo da eletrônica) e os demais não tenho lembranças.
Abraços!

César Tavares disse...

Reginaldo os demais rapazes talvez vc lembre do Lulinha de Zé de Olavo, Jorge e o outro é o Nivaldo que morava na rua D.Pedro II.

Abrahão disse...

Pessoal, ultimamente tenho estado ausente do nosso clube, digo blog. Tudo porcausa du marvado du trabaio.
Mas, quando leio as reminiscencias do Paulo da Cruz, fico muito emocionado, pois, mesmo não sendo morador da Rua do ABC, a frequentava diariamente, pois lá era nosso quartel general para as mais diversas brincadeiras, tais como guerra mundial, onde o Kleber Lima era um General, juntamente com Itabira e outros.
Frequentava a casa do Paulo, juntamente com Eraldo, para ouvirmos a VOZ DA AMERICA, lembra Paulo? As vezes a audição era na casa do Eraldo.
Dentre os moradores da época, faltaram alguns que me lembro: Manoel Inácio e seu irmão Eduardo Inacio, irmãos de João Inácio, meu pai adotivo; Maria Quixabeira; A mãe de Itabira; Seu Zé Vicente do DNOCS; Gildete do SAAE e sua tia, que não lembro o nome agora;Seu Aquileu Queiroz, pai de Saulo e Marileide; Maria José e Maria Eugenia Moreira, professoras; Seu
Euclides, do Povoado Cruz, vendedor de redes; O motorista de Benedito Freire, cuja mulher tinha o belissimo nome de Felicidade; A mãe de Wilson de Gervasio, em cuja casa ele preparava tintas para tingir redes; Seu Ernesto Santana, Seu Amaro da coletoria estadual e muito mais gente, que espero que outros complementem a lista.
Grande abraço........fui

Anônimo disse...

Cesár!
Gostaria de ver uma foto do antigo Cine Pedra e gostaria que o prédio do antigo Cine Real fosse recuperado.Bjs.

César Tavares disse...

O comentário anterior ficou sem a identificação. Mas no blog anterior há fotos antigas da fachada do Cine Pedra e tb posts falando sobre o mesmo, assim como tb há do Cine REal. O desejo pela restauração dos antigos cinemas é algo que outras pessoas tb devem ter. Não sei se seriam economicamente viáveis hoje em dia, onde há concorrência da TV a cabo, locadoras e DVDs piratas em cada esquina de qualquer cidade do país. Mesmo nas grandes cidades os cinemas geralmente são localizados em shoppings onde o fascínio e as facilidades consumismtas e "segurança"atrai multidões. E aí os cinemas pegam umas rebarbas.