segunda-feira, 20 de abril de 2009

Ruas Delmirenses: Lembranças da 13 de Maio

Dentro da linha resgate dos textos anteriormente postadostrazemos hoje um sobre a rua 13 de Maio, que foi postado originalmente em 28 de abril de 2006. Para darmos uma nova roupagem foram acrescidas novas imagens e aproveito para acrescentar mais algumas informações sobre os antigos moradores da rua. O crédito das mesmas é de: Rouse Vilar, Paulo do Cruz e do Eduardo Menezes.

LEMBRANÇAS DA RUA 13 DE MAIO.
Texto de César Tavares

Rua 13 de Maio a única da Vila Operária a ter casas dos dois lados. Caminho para o Hospital Antenor Serpa e a Subestação da CEAL. Em uma de suas esquinas o movimento social era grande. De um lado o Clube Vicente de Menezes onde convergia boa parte dos rapazes e moças para os seus famosos saraus ou bailes.



Nos intervalos das festas, no meio da madrugada bastava atravessar a rua e ir fazer uma boquinha no famoso Bar do Lula Braga: Um sanduíche de mortadela e um refrigerante. Ahh mas o sanduíche para ter um sabor especial era necessário que o Carlinhos (filho do Lula) antes de servir o cliente abrisse o pão e dava uma cheirada básica no seu conteúdo. Alguns recusavam o produto. Outros viraram o rosto. Eu estava no segundo time. Afinal a fome era grande e o bicho era gostoso, além de barato.

O Carlinhos um sujeito alto, magro e barbudo e tinha por hábito falar duas coisas: Uma chamava a todos de amiguinho. E quando algo era muito engraçado para ele tudo era uma cachorrada americana.

Algo que também marcou a Rua 13 de Maio no inicio dos anos 70 onde mais ou menos hoje em dia fica e Escola Natércia Serpa havia uma oficina/borracharia e numa árvore que tinha por lá havia um sagüi chamado Jacó geralmente ele ficava amarrado. Afinal não havia ainda nem o Ibama e nem preocupação com maus-tratos a animais, no entanto às vezes o danado do Jacó fugia e se danava a entrar nas casas da vila a procura de comida e a sua preferida era ovos.



Das pessoas que moravam por lá eu lembro de algumas: O César "Pregão" que era filho do Zé Miguel que trabalhava na camisaria durante o dia e à noite por vezes dava uma de bilheteiro no Cine Pedra. Lembro também que das colegas do Ginásio Vicente de Menezes moravam na parte alta da rua a Simone(filha do Nelson Souza) e a Santina(filha do Enoque). E dos colegas de trabalho da fábrica lembro-me de um rapaz negro, forte e um tanto alto para os padrões delmirenses: O Darivan. No final da rua numa casa que não era no estilo tradicional da Vila Operária morava o Zé Ramos, pai da Mírian que tanto já colaborou com os blogs anteriores. Desde 1972 a sua familia foi para São Paulo(SP).


Mas minhas melhores lembranças são dos trabalhos escolares em equipe. Na casa vizinha (não lembro se era exatamente a vizinha)ao bar do Lula Braga ficava o Hotel de D. Das Graças. E sua neta Rosane Albuquerque era nossa colega de turma. Então durante a noite ela nos deixava ficar estudando(conversando mais que estudando) e fazendo as tarefas. Por lá também ocorria os ensaios das famosas peças teatrais que a professora Noélia(História) nos passava como forma de obter pontos extras. Sempre era algum evento histórico que tinha que ser representado. Quem dirigia as peças era a Patrícia "Pedrão" Oliveira. Geralmente os participantes destes trabalhos eram além da Patrícia e da Rosane, eu, Edson"Borracha", Edmo Cavalcante, Danúbio e Murilo Oliveira e as citadas anteriormente Simone e Santina. Dá uma tremenda saudade falar nisto.


Agora é com vocês.

Quais suas lembranças destes limites geográficos no espaço urbano delmirense? Quais as pessoas conhecidas suas moravam por ali? Lembra de todas elas? Vizinhos e amigos? Que outros estabelecimentos fora os citados já estiveram por ali?
Encontro da Antiga Praça Vicente de Menezes com a 13 de maio. Vê-se parte da escola Natércia Serpa. Próximo desta árvore ficava amarrado o famoso macaco Jacó.
Vista em 2004.
A mesma vista nos idos de 1914.

Clube Vicente de Menezes


Lateral do Bar do Lula Braga com vista parcial do Clube Vicente de Menezes


Bar do Lula Braga(nov 2008)


Vista da"parte baixa" da rua em 2004)


Aqui se vê originalmente a rua em sua extensão total por volta de 1914. No canto esquerdo nota-se o chafariz público que então abastecia a cidade. Só havia água encanada para as casas da Vila.


Inicio dos anos 70: Ainda lembro da 13 de Maio da forma que a gravura representa(exceto as árvores)Imagem do site do Diário do Nordeste em seu Caderno de Cultura da edição de 14/04/2007)

9 comentários:

André disse...

Oi César, essa rua me marcou...a 2ª infância toda nela, a adolescência..quantos amigos e quantas brincadeiras! Sabe, por muitas vezes, quando o sono demorava, eu ficava lembrando de todas as pessoas, casa por casa, ao invés de contar carneirinhos pra dormir, eu ficava execercitando a mente: casa de fulano, casa de beltrano, vizinho a fulano, mora(ou) beltrano, agora mora em lugar tal...e ia, nesse compasso...E passados tantos anos,ainda me flagro fazendo isso...rss

César Tavares disse...

André pq não aproveita a oportunidade e tenta nominar todos os que vc lembra?

André disse...

estou me preparando para fazer o que você disse, ok?É primeiro vou listar e situar no tempo. A ùltima foto é a mais fantástica...a 13 de Maio dos meu sonhos...bem originalzinha, tal qual a época do pioneiro por aproximadamente 60 anos, assim ficou. César, a 3ª foto de cima para baixo mostra a rua vista de qual ângulo? Do lado do Vicente ou do que vai emdireção ao hospital?

César Tavares disse...

André eu acho que seja da parte de cima da rua a vista.Mais ou menos de onde ficava o macaco Jacó. Esta é o meu chute. Talvez um olhar mais aguçado consiga ver outras nuances e dizer outra coisa. E aí o papo vai rendendo(que é nosso objetivo mesmo) rs.

Eduardo Menezes disse...

A terceira foto parece ser de um ângulo próximo a primeira.

Ô_Ô Fernando Informática disse...

Pessoal, e a praça que existia em frente a escolinha da fabrica? Que foi destruida para fazer um posto.

caçula disse...

eu nasci nesta na casa de numero 314,e vive a minha infancia jogando
bola,brincando de chimbra,tiroteio
baseado nos filmes americano,que eram exibidos no cine pedra,e outras brincadeiras da epoca.
os meus amigos eram:Mel de durvalino,Zeca de gildete coruja,
Mauricio de joão vigia;godero de virgilio,zé ramos filho,zé aurelio,galocha de manezinho,darivan,telmo teles,enfim os meus neuronios estão
impedindo que eu lenbre outros
amigos.
lembro que jogavamos bola na lagoa,
onde construiram a escolinha da fabrica,exatamente proximo a antigo transformador da fabrica.
a 13 de maio foi a rua que tinha as garotas mais belas de delmiro gouveia,não citarei os nomes das beldades porque poderei esquecer
algumas,onde estarei comentendo
uma grande injustiça.

César Tavares disse...

O Caçula nos traz alguns nomes de pessoas que conheci. Darivan e Zé Aurélio entre eles. O Zé Aurélio tinha uma bonita irmã chamada Cleide. VC lembra disto Caçula?

caçula disse...

Cesar,alem da cleide tinha as filhas de nelson souza,as de zé ramos,a norma,a cida de durvalino
beta de joâo de deja,as filhas de gildete coruja,as de cecilia coelho,enfim como eu já citei as
garotas da 13 de maio eram as beldades da minha delniro gouveia.
um forte abraço a todos.