segunda-feira, 27 de abril de 2009

Delmiro Gouveia em Placas

A história de uma cidade também é feita através de suas placas. Elas, além de sinalizaram e informarem algo, também são formas encontradas para homenagear pessoas. As placas ainda podem anunciar alguma coisa interessante ou trazerem em seu bojo, de forma subliminar ou explicitamente descarada, algum tipo de marketing pessoal ou institucional.

E assim hoje numa dupla postagem, trazemos o material enviado pelo Marcos Lima enviando as placas das ruas delmirenses, sendo que nelas podemos tentar descobrir e falarmos um pouco sobre os homenageados, já que algumas delas trazem o nome oficial da pessoa. Lembre-se que geralmente elas eram conhecidas de outras formas. Em algumas destas placas também há um patrocinador, quase sempre uma casa comercial. Creio que isto pode também ensejar alguns comentários.

E o Leo Oliveira nos traz a placa indicativa de algo que quando efetivamente instalado poderá levar a cidade a outro patamar de desenvolvimento.

Vamos aos emails dos nossos colaboradores e em seguida e com vocês.

Caro Cesar,

Estou enviando essa foto para debatermos sobre o "desenvolvimento de Delmiro Gouveia" e algo que vai impulsionar bastante para que isso ocorra é o campus do sertão que esta sendo instalado em Delmiro no qual O Campus do Sertão realizará vestibular, já no final desse ano, para os cursos Engenharia Civil, Engenharia Produção Industrial, Pedagogia, Economia e Ciências Contábeis, além das licenciaturas em História, Geografia e Letras. As aulas já devem iniciar no primeiro semestre de 2010.

Um abração

Leo

Olá César,
Estive em Delmiro Gouveia e fiz essas imagens para você usar no blog da maneira que você achar melhor,

Abraços.

Marcos Lima















Dois dias após eu ter postado a placa eis que chega um complemento interessante enviado pelo David Roberto:


Olá, César,
o jazigo do falecido Reginaldo Souza Bandeira está localziado no Cemitério Velho.

Ele era primo de minha mãe. A foto anexa é de minha autoria.

Sds,

David

13 comentários:

César Tavares disse...

Como os comentários estão cada vez mais escassos vou começar pois pode ser que assim outros sejam estimulados.(risos)

A Rua Sargento Reginaldo a lateral da onde morava dava para esta rua e a a parte frontal para a Rua Augusta. A casa foi demolida há pouco tempo. A Aline do RJ esteve em DG e fotografou mas até agora não enviou.(rs).

Do Sargento Reginaldo que deu nome a esta artéria delmirense só lembro do seu enterro. Ele foi vítima de afogamento em Maceió. Não tenho certeza mas acho que foi por volta de 1972. Seu funeral foi no cemitério velho e foi bastante concorrido. Teve salva de tiros e toque de clarim.

O Sargento Reginaldo era irmão do José Bandeira(mais conhecido como Dr. Rubens)que foi prefeito em DG e posteriormente secretário estadual de Viação e Obras Públicas, e tb foi o último prefeito da capital quando ainda eram nomeados pela ditadura militar.

ODETE BANDEIRA disse...

SOU ODETE BANDEIRA, FILHA DE LUIZ BANDEIRA, IRMÃO DE REGINALDO BANDEIRA. SÓ UMA OBSERVAÇÃO MEU TIO FALECEU EM SALVADOR,NÃO FOI DE AFOGAMENTO, A DOENÇA NÃO LEMBRO, NO FUNERAL HOUVE SALVA DE TIROS E TOQUE DE CLARIM,REALMENTE FOI MUITO MARCANTE, TINHA MUITO GENTE LEMBRO TB QUE FOI NO CEMITÉRIO VELHO.

César Tavares disse...

Olha aí a Odete retificando minhas confusas lembranças.

A Odete e seu irmão Augusto foram meus colegas de turma no primário no Francisca Rosa da Costa.

E sua irmã Ernestina foi professora no GVM.

Moravam vizinhos a casa de D.Lindaura "Que vendia leite" na rua Vicente de Menezes e próximo ao prédio do sindicato dos tecelões.

O Augusto eu revi há uns 3 anos atrás de forma bastante casual ele estava passando pela rua onde moro aqui em Recife. Este fato inclusive foi post no blog anterior.

E a Odete acho que não a vejo desde que terminamos o primário em 1972. Não tenho lembranças se foi da mesma turma nossa no GVM. Talvez estivessemos em turmas ou horários diferentes.

abraços.

César Tavares disse...

O material enviado pelo David Roberto além de enriquecer o post contribuiu para "desmoralizar" ainda mais a minha combalida memória(rs). Pois se ampliarmos fotografia do túmulo do sargento Reginaldo é possível confirmar claramente que ele faleceu em setembro e 1970 e não em 72 como eu achava que fosse.

Agradeço ao David Roberto por mais uma contribuição.

abraços

Anônimo disse...

Olá, César, valeu pelo post. A propósito, sobre a rua Freitas Cavalcante alguém saberia informar quem era o(a) homenageado(a)? Ou apenas um sobrenome comum da região?
David.

Luiz Orleans disse...

Pça da Tamarineira, Sgt. Reginaldo Bandeira e Rua Ver. João Dantas Feitosa, levam placas de uma gestão, período em que eu estava curtindo um recessão básica. Em tempos de crise, postando essa mensagem em um "buso" com destino a Dias D´Ávila, eu me lembro que amanhã será 1o. de Maio, dia do Trabalhador. A placa fala em "trabalho", e aponta como o caminho. Então, vamos ao velho brocado: capital versus trabalho, sendo que a capital foi o caminho para muitos se virarem (recessão braba, lembram?). Além do mais, eu preferiria que a prefeitura fosse mais republicana, já que a gente paga toda sorte de impostos, não misturando o público com o privado. Eu sugiro, então, que se mude o mote para: "capital ($), Deus meu, mostre esse caminho..." Diretamente da BR-342, soteropolitanamente, o exilado Luiz Orleans.

Paurílio disse...

Conheci os Bandeira, em Delmiro. Se não me falha a memória o chefe da família era seu Ulisses Bandeira. Moravam na mesma rua onde hoje está o Banco do Brasil. Quando estudei no Grupo Escolar D Gouveia, havia uma professora, parece-me que dona Lizete Bandeira que era desse clã. Fui aluno de dona Zélia Bandeira que é também dessa família, em Paulo Afonso, no primário (excelente mestra); ela se casou com um engenheiro da CHESF - Dr Ademar e pouco depois se mudaram para Salvador (corrijam-me se eu estiver errado).

César Tavares disse...

João Feitosa era mais conhecido como Zizi da Tipografia. Tb foi dono da primeira papelaria da cidade e que ficava numa das laterais do antigo mercado público.

Lima 51 disse...

Olá César.

Parabéns, como usualmente, você postou as fotos das placas que tirei em Delmiro Gouveia inteligentemente, isso nos motiva a procurar novos angulos de nossa Macondo, pena que não tenho fotos antigas de pessoas e delas.

Quanto a Odete Bandeira, filha do seu Luiz Bandeira, eu a conheço desde que fui trabalhar em Delmiro Gouveia e fiquei amigo do Emiliano seu esposo, inclusive continuamos as vezes nos encontrando, vou te enviar uma foto dela e do seu pai.

Abrahão disse...

Pessoal, tenho uma mágoa muito grande pelo fato seguinte:
Sou um dos 3 filhos da Professora Maria Pinto, que por mais de 40 anos manteve sua escolinha na Praça da Tamarineira.
Quando a dita praça foi reformada, na administração passada do Lula Cabeleira, o vereador Kleber Lima apresentou um projeto dando o nome de minha mãe 'aquela praça. O projeto foi aprovado por unanimidade, mas, até hoje, a Praça não tem placa com o nome dela e sim de Inocencio Exalto ou mesmo esta aqui publicada. Afinal de contas a homenagem foi ou não pra valer? Responda quem souber.

César Tavares disse...

Pois fica aí registrada a bronca do Abrahão.

Abrahão vc sabe me dizer se a Angelita Souza cuja placa aparece neste post é a esposa do Rosalvo Souza(que foi prefeito)?

Anônimo disse...

Penso que o Abrahão deveria reivindicar formalmente às autoridades municipais a colocação na placa do nome aprovado em projeto, justa homenagem à Profa. Maria Pinto - que tanto fez pela educação daquela terra. David

Abrahão disse...

oi Cesar
D. Angelita era mesmo a esposa de Seu Rosalvo, mãe do Miraldo, da Risalva, Nel e outros.