terça-feira, 5 de maio de 2009

Praça Delmiro Gouveia: Imagens do passado.

Mais uma vez trazemos imagens e um pouco sobre a história da velha praça. Vamos ao texto e imagens enviadas pelo nosso colaborador Eduardo Menezes.
PRAÇA DELMIRO GOUVEIA
Texto de Eduardo Menezes

Foi construída pelo prefeito Joaquim Correia e Silva, conhecido por Quinzinho, que teve seu mandato de 1956 a 1961. Tinha duas fontes e no centro ficava o busto de Delmiro Gouveia. Na primeira reforma feita pelo prefeito José Serpa de Menezes no seu segundo mandato que durou de 1983 a 1988, Foram aterradas as fontes e o busto de Delmiro foi tirado do centro e colocado atrás do Abrigo de Ciço Gobeu. Em 1997, depois que Luiz Carlos Costa, conhecido por Lula Cabeleira, assumiu a prefeitura houve uma grande mudança no visual da cidade, modificou o prédio da prefeitura (que foi construído pele ex-prefeito José Serpa de Menezes), ruas, avenidas e praças, entre elas a Praça Delmiro Gouveia que mudou de nome para Praça Ulisses Luna e teve o busto do fundador da cidade retirado e transferido para a Praça do Cruzeiro, local em que se deu a sua morte, que também mudou de nome para Praça Delmiro Gouveia

1980: O lendário Zito Menezes(pai dos rebentos Ricardo e Eduardo)
1980: Ricardo Menezes de cabeça raspada por ter passado no vestibular e o famoso Geraldo "Bocão"

1974:Nechico e a namorada. Quem lembra o nome da mesma? Há um rapaz sentado e também não(ainda)identificado)

1973: Eduardo, Macarrão e Ricardo. O Ricardo tá correndo para não sair na foto. Ao fundo a Casa de Saúde, que ficava em frente da fábrica. E onde certa vez, tratei de um ferimento no meu pé. Não sei exatamente o que era, mas chamavam de "sete couros". Segundo Zito(meu pai) a Casa de Saúde original ficava ao lado da fábrica, mas se juntaram após uma ampliação.

1973: Macarrão, Ricardo e Eduardo.

1974: Eduardo Menezes

Eduardo novamente em data não informada(anos 70)

14 comentários:

César Tavares disse...

Grato ao Eduardo. As legendas das fotos os textos são do Eduardo com pequenos acréscimos meus. O lendário Zito foi chefe durante longos anos do escritório do IBGE em Delmiro.

Nas fotos onde o Ricardo aparece com os cabelos grandes e camisa florida eu pensava que fosse o mundialmente famoso em Delmiro Gouveia: João Cambão.

O mundialmente famoso em Delmiro Gouveia é uma frase da lavra do Eduardo e que eu aproprie-me pq perfeitamente cabível nos casos citados.

César Tavares disse...

Em posts anteriores o André (Rondonópolis/MS) já havia comentado sobre a antiga cobertura vegetal que havia na praça. Era muito mais verde que a última vez a vi em janeiro/2005

André disse...

Pois é César, olha eu aqui "travez"...rss. Essa Praça não tinha "lacerdinha"m ao que me lmebro. Só para atiçar: alguém sabe ao que me refiro?

César Tavares disse...

Lacerdinha pense num bichinho chato e cabuloso. Era aquela coisa pretinha que caia das árvores quando alguém passava com roupas claras(principalmente a cor amarela parecia atrair).

Mas Lacerdinha puxa outra coisa. Alguém lembra de um rapaz com ares e trejeitos gays que se chamava. Tinha boa aparência, cabelos escuros e compridos e morava acho que por lados da Castelo Branco ou Freitas Cavalcante?

Luiz Orleans disse...

|Conheci essa Praça quando apresentava essa paisagem [das fotos que Eduardo nos brinda]. Lembro de várias besteiras que causaram comoção por ela: 1)Mudanças do busto de Delmiro Gouveia, e 2) Derrubada de árvores. Terem colocado o busto do Delmiro Gouveia atrás do Bar do Ciço Gobeu foi ápice das afrontas à sua memória. Aliás, em se tratando de memória, o município de Delmiro Gouveia fica muito a desejar. Poderia, hoje, contar com uma boa quantidade de edificações com suas fachadas originais, apenas seus interiores reformados. Seria interessante para o turismo. Agora, só um trabalho de recomposição, mas é algo impensável do ponto de vista econômico.|Retornando à Praça, ela era um ótimo lugar para dar uns "amassos". Quando era mais arborizada namorei muito por lá. Certa vez nos posicionamos por conta de umas árvores que o prefeito da época [Valter] mandou derrubar. Quase me custou uma noite no xilindró. Tristeza ser ecologista num lugar desses... (risos)|Ficam as boas lembranças, as birras passam, todo mundo também. Delmiro Gouveia, no nosso coração acima disso tudo. Do exilado em Soterópolis (Salvador), Luiz Orleans.

César Tavares disse...

Algo que lembrei. O Zito Menezes era talvez uma das poucas ou talvez única pessoa mesmo que em DG usava terno diariamente. Era comum vê-lo passar ao caminho do trabalho elegantemente vestido. Não sei se ainda mantém o hábito.

Eduardo Menezes disse...

Faz um tempão que meu pai deixou de usar terno, desde que tinha deixado de usar calças curtas nunca tinha usado outro traje. Na última vez que ele usou, tava no Recife, na casa da mãe no bairro Ibiribeira, e foi pegar um ônibus para o centro. Quando entro no ônibus, entrou também um vendedor de livros vestido de terno. Tava um calor danado e ele começou a observar o cara do terno, o sujeito tava agoniado o suor escorrendo pelo pescoço e o colarinho todo molhado, ele começou a ficar agoniado também, aí não agüentou e puxou a cordinha para parar o ônibus. Não tinha passado duas paradas do ponto que ele subiu e o cobrador disse “já vai descer? Subiu agora...” e ele saiu apressado. Voltou para casa tirou o terno e vestiu uma camisa de manga curta e disse par mãe dele “vou sair” e ela perguntou espantada: “E vai sair sem terno???” e ele respondeu: ”A partir de hoje nunca mais vou usar terno”.

E assim foi.

Anônimo disse...

Eduardo, fiquei curioso para saber o nome da namorada de néchico, pois morava visinho dela quando eles namoravam. Ela morava por trás da Freitas cavalcante em frente ao antigo SAAE seus pais Antonio e Izaura, seus irmãos: Berto, Adauto, Zé donato e Damião (xexeu). Inclusive o rapaz que aparece na foto com uma abobora parece ser o Adauto, mas a namorada seria Carmelita o nome?
Não lembro mais pois já se foram 35 Anos.
ADAILTON

Anônimo disse...

Observem que na foto do ZITO aparece um banco ao fundo. Quem lembra o que tinha escrito sobre eles?
ADAILTON

Eduardo Menezes disse...

Não sei o nome da namorada de Nechico, nem sabia quem eram seus familiares. acho que só vi ela umas duas ou três vezes. O cara da abóbora sempre via ele na rua mas também não sei o nome.

Também não lembro o que tinha escrito no banco da praça (rsrsrs, putz! nesse comentário não tô sabendo de nada, rsrsrsrs).

César Tavares disse...

Teste de memória. Acho que nos bancos tinha escrito: PMDG Adm. Antonio Joaquim Oliveira ou Antonio Correa de Oliveira (que acho que seja o Quinzinho da farmácia. Seria isto Adailton

Anônimo disse...

Revendo o banco lembrei-me do detalhe, pois o mesmo era de um tipo granito preto e ao centro letras em branco com os dizeres PMDG Adm:
JOAQUIM CORREIA E SILVA, Se não me falha a memória.
Adailton.

Caio Botêlho disse...

OI Eduardo, Ricardo sou Caio Lucio Botelho de Menezes filho do saudoso Raimundo de Menezes, sobrinho de Dando, Lela, e da saudosa Gena e tambem de Zito seu Pai afinal somos primos, como esta seu pai? nunca tive a oportunidade de conhecer esse meu tio acho que se ele me viu eu era pequeno, as mantenho contato com lela mande noticia e fale de voces tenho uma vontade grande de conhecer Delmiro Gouveia a cidade de meu pai. sempre que posso falo com Iracy, um abraço forte

Caio Botêlho disse...

OI Eduardo, Ricardo sou Caio Lucio Botelho de Menezes filho do saudoso Raimundo de Menezes, sobrinho de Dando,e das saudosas Gena, Lela e tambem de Zito seu Pai afinal somos primos, como esta seu pai? nunca tive a oportunidade de conhecer esse meu tio acho que se ele me viu eu era pequeno, as mantenho contato com lela mande noticia e fale de voces tenho uma vontade grande de conhecer Delmiro Gouveia a cidade de meu pai. sempre que posso falo com Iracy, um abraço forte