terça-feira, 26 de maio de 2009

Delmiro Gouveia: 1976 um ano que ainda permanece na memória

Postamos hoje diversas fotografias do ano de 1976. O material nos foi enviado pelo Rosival Souza.

Algumas das fotografias registram atos oficiais ou comemoração das festividades de sete de setembro, e nelas aparecem os políticos de então: Rosalvo Souza(prefeito) José Bandeira(também prefeito e posteriormente deputado e secretário de estado) e o Suruagy(governador) entre outros.

Ao se deparar com estas fotografias procuro sempre olhar os detalhes e atentar para as outras pessoas que não exerciam cargos públicos, mas eram bastante conhecidas (algumas ainda o são) na cidade. Podemos citar: a Hermância, que participava dos antigos festivais da canção e os programas de auditório no Cine Pedra e que além de nossa colega de turma no GVM era filha do nosso saudoso professor de teatro Joval. Assim como podemos ver o Sr. Enoque, que com o seu espírito solidário e humano ao extremo era bastante conhecido por acompanhar todos os funerais que aconteciam na cidade.

Também procuro perscrutar os detalhes das ruas, arquitetura das casas e, sobretudo o que era moda então: corte dos cabelos, vestuário...

No quesito arquitetura é bastante interessante encontrarmos uma fotografia onde aparece ao fundo a famosa sorveteria do Seu Conde, que ficava na esquina da Rua do ABC, e ela está exatamente como ainda a tenho em minhas longínquas lembranças.

Não sei se todos os leitores (cada vez mais raros) têm o mesmo cuidado em olhar minuciosamente as velhas imagens do passado delmirense. Espero que os que façam descubram outras nuances, e se possível identifiquem as pessoas que por lá aparecem. E melhor: que nos conte alguma história ou fato pitoresco sobre tais personagens.

Agora é com vocês.



O prédio ao fundo é antiga sorveteria do seu Conde.(para ampliar as fotos basta clicar em cima das mesmas)
Hermância(antiga colega do GVM e que cantava e encantava nos Festivais da Canção e nos programas de auditório no antigo Cine Pedra é a primeira à direita. Ao seu lado o Sr. Enoque. E os outros quem são?
Rosalvo Souza (então prefeito) ao lado de José Bandeira(dep. est) estão hasteando as bandeiras. Ao fundo aparece o prédio dos correios. Quem está em sua janela frontal? E quem nunca discutiu futebol e outros assuntos nas calçada desta edificação?
E aqui neste palanque em frente à Prefeitura quem são as pessoas? O barbudo seria o Adeildo(?) nosso prof. de matemática no GVM? E as outras pessoas quem são?
Aqui aparecem o Rubão Vilar(senador e depois o primeiro gov. de Roraima)m Suaruagy(gov. de então)Rosalvo e Bandeira. E os outros? Quem o senhor de óculos escuros?
Figueiredo(o último dos generais-presidentes da ditadura) visitando à cidade.
Começando pela direita temos: Watson(diretor do GVM-falecido), Alfredisio Lisboa, Sgto Alceu(prof. de ed. física e delegado de polícia-carinhosamente chamado pelos alunos de "seu delega) e os demais ficam por conta de vocês.
Rosalvo, Dr. Serpa(??) e Suruagy. E as demais pessoas quem são?


Que evento era este? Uma inauguração? De que? E quem são algumas destas pessoas?

19 comentários:

César Tavares disse...

Alerto mais uma vez que para melhor visualização das fotos, basta clicar em cima das mesmas. Então elas abrem no tamanho originalmente enviados. E assim com um certo esforço é até possivel identificar melhor algumas pessoas.

César Tavares disse...

Eduardo "pia" aí agora. Peguei o seu trabalho e ainda dei uma ampliada em 50%. Acho que atende o seu pedido.

Grato e abraços.

Anônimo disse...

Raras fotos, César, parabéns pelo post. Na segunda foto, curiosa é a mensagem estampada no cartaz ao lado direito. Em tempos de Ditadura, o discurso não poderia ser outro...
David.

Luiz Orleans disse...

Nessa época eu tinha 09 anos. Me lembro quando o generalíssimo-cavalariço-mor da república, João Baptista de Figueiredo, esteve em nossa cidade. Na oportunidade, "inaugurou" a Adutora do
Sertão" que prometia "acabar com a sede de todos os sertanejos"... Parece que foi ontem, Zezinho padeiro tomando banho com a água que jorrava do cano de mais 100mm [talvez 150mm], o líquido precioso se esvaia pelo chão estorricado do pátio da Igreja Matriz. E tinha uma musiquinha que ainda dói em meus ouvidos: "Mas agora nós tem água,/ mas agora nós tem água./ Guilherme Palmeira foi a nossa salvação.// [sic] Que bom que a gente ainda tem algumas coisas de memória. Esse Blog é uma grande contribuição para a nossa história. De Soterópolis, Luiz Orleans

César Tavares disse...

Uma correção e vai por aqui. Apesar que o Rosival colocar no email como as fotos sendo de 1976. Creio que sejam de 1982 ou perto disto. Pois o General Figueiredo não era o presidente em 76. Nesta época ele era o chefe do famoso e famigerado SNI(Serviço Nacional de Informações). O presidente em 76 era o General Geisel.

André disse...

Ô Luiz, por anda seu irmão,Paulo da Cruz, que tanto comentava por aqui?

André disse...

Eis aqui o tipo de fotografia que mais gosto:
-anos 70;
-cenas externas ou com muita gente;
-Na cidade de Delmiro Gouveia;
-Fotos raras.
Resultado: tem todos esses ingredientes nestes 02 blocos de fotografias,então, sensacional!!.

André disse...

Esse senhor de óculos, em destaque na pultima fotografia era uma espécie de "Dirceu Borboleta" em DG...KKKKK. Figura folclórica, sem dúvida. Era o "faz tudo" do prefeito, o que entrava em contato direto com o povão, uma espécie de relações púlbicas. O nome dele, por acaso, era Lula Boleira?Quem confirma? Certa vez, em pleno carnaval (1986/1987), eu estava sentado no banco de cimento, ali quase em frente ao antigo Banco do Estado, vendo os blocos passarem: Bacalhau de Zé do Carmo, Bafo da cana e dmuitos foliões, quando de repente, esse cidadão me ofertou uma cerveja, cheinha, apenas chegou perto e disse: toma! Não sei porque, mas me deu a impressão que era coisa de cortesia da Prefeitura...rsss.

André disse...

O ano exato da inaguração da ADUTORA foi 1982. Eu também estava lá, quando Figueiredo esteve em Dg. Lembro que era enviado da Globo para o Jornal Nacional na época, Antônio Britto Filho (Santana do Livramento, 1 de julho de 1952, que é um jornalista e executivo brasileiro, que exerceu os cargos de deputado federal, ministro da Previdência Social e governador do estado do Rio Grande do Sul. lembro até de estar bem pertinho, curioso que sou, ele gravando a fala na calçada do Palmeirão (acho que lá houve uma conferência)que iria mais tarde ao ar no JN daquele dia. Gravei as palvras na época para na hora do Jornal Nacional conferir, e foi certinho como imaginei...rsss.

Luiz Orleans disse...

André, quanto a Paulo deve estar as vias com muito trabalho na UFAL. E, retificando, de fato, foi em 1982. Eu tinha 14 anos e a minha turma se constituia de alguns caras: Adailton [filho de Ataíde de Zé do Carmo], Rubinho [filho de Cabinho] e Waschington [Zé Borrega]. Adailton queria falar com Figueiredo para ele "facilitar" a nossa ida para uma escola da Marinha, pensou em escrever uma carta e furar o bloqueio. Eu coloquei para ele que não me interessava mais, até porque naqueles dias já me aproximava de um pensamento à esquerda. Deu até vontade de vaiar aqueles caras, mas mesmo sendo muito jovem eu já sabia o que significava perseguição.
1982 foi ano de eleições quase que gerais. Nesse período reapareceu Selma Bandeira que colocou a sua candidatura a deputada estadual pelo PMDB. Eu, como muitos jovens do município, apoiamos Renato Vilar, a ovelha vermelha [na época] da família Vilar de Carvalho. Já ia me esquecendo, o Lula Boleiro, não sei o porquê, foi embora de Delmiro Gouveia, se radiacando em Paulo Afonso. Não sei se ainda respira o mesmo ar como nós. De Soterópolis, Luiz Orleans

Anônimo disse...

Cleonice.Olhando aqueles "ruma" de crianças até ampliei as fotos para procurar a minha pessoa. Já que era normal levar as crianças da escola para cantar o hino Nacional em frente a prefeitura. E o Lula Boleiro era o organizador do evento e a gente adorava desobedece-lo.Só para pertubar.

Anônimo disse...

Excelentes as fotografias, mostrando o passado de nossa terra. Apenas faço a correção, de que o nome correto é Alfredízio Gomes de Menezes, que estava presente à comemoração de 25 anos de emancipação pelo fato de ele ter participado ativamente do movimento e ter sido o primeiro prefeito da cidade, pai do Dr. Serpa, que tambem aparece em algumas fotos e meu avô. Um grande abraço a Eduardo e Zito, faz tempo que não os vejo. Henrique Serpa.

César Tavares disse...

Henrique grato pelas correções. Vou deixar o texto com os "erros cometidos" pois se eu fizer a correção agora o seu comentário fica "sem sentido". E o blog assim vai tendo participação de todos. Será que cometi outro equívoco nos comentários de outro post? Pois falo que o Dr. Serpa era filho de Dr. Antenor e vc diz que do Sr. Alfredisio ou entendi errado?

caçula disse...

AMIGOS, o lula boleiro ou julio oliveira,era meu tio,e na prefeitura exercia o papel de assesor especial do prefeito,muitas das vezes tomava decisões pelo prefeito.
o nome "boleiro" origina-se pelo fato em ele vender bolos que sua
mãe (vovó olivia)fazia,para ajudar no orçamento familiar,por ser
um dos
filhos mais velho(a prole era numerosa)ele vendia bolos na porta do cine pedra. era um verdadeiro cavaleiro.
caçula.

caçula disse...

esse general figueiredo,o unico legado que ele deixou para a cidade
de delmiro foi após essa visita,pouco tempo depois através do seu ministro,o famigerado Delfim,não receber em audiencia o
industrial Antonio Carlos de Menezes,afim de socorrer a C.A.F.M.
com esprestimo,e deu no que deu,
não existe patrão bom,porem a empresa nunca foi a mesma.
na verdade esse general, afirmava que não gostava de povo, adorava
era o cheiro de cavalos.
notem que são as pessoas que estão
ao seu lado.
fuuiiiiiii.

Anônimo disse...

parabéns pelo blog...é uma forma de preservar a memória da cidade a partir de suas referências mais importantes:as pessoas. Uma coisa, será que alguem tem uma bandeira de Delmiro Gouveia pra me enviar? É para um trabalho escolar...agradeço e tudo de bom.
acvmagalhaes@yahoo.com.br

alvaro disse...

Quero fazer uma pérgunta para o criador do blog.
Rosaldo Souza é um parente de minha mãe e eu gostaria de saber dados sobre ele,como: o dia em que nasceu (e que morreu,se estiver morto) e seus parentes,se ainda moram em Delmiro Gouveia.

Agradeço pela atrenção,desde ja,
obrigado

Anônimo disse...

Alvaro só hoje que vi o seu recado. Nem sempre leio postagens antigas. Pelo que eu saiba seu Rosalvo ainda está vivo. Estive com um dos seus filhos em janeiro de 2010(ERivaldo). Mas como não resido na cidade não tenho informações precisas. Sugiro entrar em comunidades do orkut

César Tavares

alvaro disse...

Obrigado pelas informaçôes,e pela sua atençâo.
Parabens pelo blog pois ele resgata a historia delmirense.