sábado, 30 de maio de 2009

Delmiro Gouveia: Nos idos de 76/77

Complementando o post anterior: mais registros da história delmirense enviados pelo Rosival Souza. Vou deixar propositalmente as fotos sem legendas para que algum leitor tente identificar as pessoas.

Aqui ao contrário o post anterior aparece o que seria a "elite política" de então. Onde apesar da ditadura que grassava pelo país em nossa Macondo, ainda eram os tempos onde os grupos adversários eram conhecidos como "Caras Brancas" aqueles que faziam parte da Arena que era partido governista e no outro lado fazendo oposição tínhamos os "Caras Pretas" que eram filiados ao MDB. No entanto não lembro de nenhum episódio violento ou disputa mais acirrada. Imperava um certo respeito e cordialidade.

Voltando as fotografias enviadas pelo nosso colaborador, parece-me que este dia nos anos 70(talvez 76 ou 77) foi um dia de bastante movimentado entre eventos comemorartivos e algumas inaugurações.

Alguém sabe quais foram?


Para melhor visualização das fotografias basta clicar em cima que elas abrem em tamanho maior











11 comentários:

Anônimo disse...

César, as fotos têm cara de mais antigas, mas são de 1979, pois se se comemorava os 25 anos de emancipação (1954), então não podem ser de 1976/1977. Reconheçi ali muitas pessoas: o prefeito Rosalvo Souza, seu irmão, Nelson Soouza, Dr. Serpe e Washington...tem mais...

André disse...

Comentário anterior: André.

André disse...

perto do alto-falante ou altifalante, logo após a senhora com o contovelo dobrado, está Dona Francisca dos Anjos, ex-diretora do Grupo Escolar Delmiro Gouveia. Ao lado do então prefeito, me parece ser Ramiro (soldado, não sei a patente,que também era professor de educação física do G.V.M., bons tempos...

Anônimo disse...

O André tem razão, pois apesar do município ter sido criado em 1952, a instalação ocorreu somente em 14/02/1954. David

Luiz Orleans disse...

Eu acredito que não tenha nenhum Waschington nessas fotos. O Waschington que se destacou na política regional [Damasceno, do clã de Cacilda, lá de Piranhas] só se sobressairia na segunda metade da década de 80, na época assumindo a promotoria de justiça em Delmiro. Portanto, creio tratar-se de Watson Gusmão, figura que povoou os pesadelos de muitos estudantes do GVM [risos].
Quero destacar em uma das fotos a presença de figurões do Arenão alagoano: Suruagy e Albérico Cordeio, mais conhecido por 2504, que era a caligrafia eleitoral. No dia da inauguração, esse outrora menino catarrento estava presente. Suruagy nos encantava com a sua jovial solicitude e distribuia gentilezas. Nisso era bom, pena que como administrador nem sendo biônico e custando U$6 billion... Esses caras mandaram como ARENA, PDS, PMDB, e hoje nem sei o que são. Aliás, seriam bom entender melhor o que é partido no Brasil, já que poucos tem manifesto definifo. Quanto às intrigas, de fato, os grandes se respeitavam, mas os pequenos sofriam de todo tipo de pressão por se posicionarem contra a ordem estabelecida. Como tudo muda, ou pelo menos se sugere isso, a política em macondo mudou de mãos: a turma de Cabeleira jamais se assentaria como comensal nessa roda apresentada nas fotos, onde a lógica permeava as oligarquias Serpa e Bandeira. E hoje é ele quem diz onde devem sentar os que um dia foram senhores... "Tudo que é sólido se dissolve no ar..." [descubram a autoria da frase] Espero que um dia se dissolva para melhor. Do correspondente em Soterópolis, Luiz Orleans

André disse...

César, uma pena que as pessoas não entram mais aqui. Parecem querer o fim do Blog. Será? Será que vai acabar? Espero que ainda dure bastante.

César Tavares disse...

André eu ainda continuarei postando até o material recebido se esgotar. O Eduardo enviou uma porrada de coisas no inicio do ano. Independente do número de visitas e comentários irei postando.

ABRAHÃO disse...

Eita pessoal, este blog não vai acabar nunca. Cesar é persistente que só gato caçando rato, rsrs.
Vamos ao que eu gosto de fazer:identificar pessoas.
2ª foto, da esquerda pra direita:
1º não sei. Depois: Zé de Lica (vereador), Nelson souza, Zé de Souza Filho, Antonio alfaiate (vereador), Manoel Monteiro (vereador), Rubens Bandeira - Prefeito ou deputado, Rosalvo Souza prefeito(?), Seu Leite. depois dos ilustres desconhecidos, encostado na porta:Lula Boleiro, irmão de Zé Pedrão do Cine Pedra e Beta Monteiro. Alguem reconhece os que não reconheci?
Outra pergunta: Quem é o cabeludo que está diplomando Rosalvo Souza na foto nº 6?

Anônimo disse...

Caro César, gostei muito do seu Blog, sobretudo por destacar os acontecimentos da sua cidade. Vendo estas fotos do prédio da Prefeitura, lembro-me de quando trabalhei aí, justo nessa época,na EMATER, substituindo um colega que havia saído (eu era sediado em Mata Grande). Transferí o Escritório para esse prédio, recém inaugurado. A Secretária da EMATER era uma sobrinha do Prefeito Rosalvo (não lembro o nome dela...). Também tenho um Blog: www.blogdoetevaldo.blogspot.com. Ficarei imensamente grato com a sua visita.Etevaldo Amorim. (etamorim@hotmail.com)

César Tavares disse...

Grato pela visita Etevaldo. Visitarei o seu blog sim.

abraços.

caçula disse...

nessa epoca a dupla bandeira-serpa
indicaram rosalvo souza,para prefeito,afim de continuar com o
domini0 politico,só não contavam
com a astucia do prefeito rosalvo
que não permitiu a interferencia de
nenhum na condução do executivo.
a epoca os animos esquentaram em delmiro.
hoje, temos o lula cabeleira,gover-
nando a cidade.
coisas da nossa cidade.
fuuiiii.