sexta-feira, 9 de março de 2012

Arquivos Delmirenses( Lucas Santana)

Quem abre os seus arquivos delmirenses agora é o nosso novo colaborador Lucas Santana. Amigo recente do face. E o mesmo traz imagens espetaculares. Vamos ao que interessa. E depois é com vocês.

Prédio do Orfanato. Mas quem são as pessoas que estão na foto?
Fachada da Cia Agro Fabril Mercantil. Mas em qual ano? Ainda não havia muros ou cercas. 
Cine Pedra. Nesta época a rua ainda era arborizada.
Maria Fumaça. Até quando o trem circulou? 

15 comentários:

Anônimo disse...

Ficamos grato que ao copiarem material deste blog e postarem em outro local(facebook por exemplo) lembre-se do crédito ao blog e principalmente em darem os créditos para quem enviou as fotografias originalmente. Também é de bom tom solicitar permissão antes. Grato.

César Tavares(Recife PE)

Edmo Cavalcante disse...

César, quem é Lucas Santana? Imagina se era verão na época dessa foto rsrsrs o padre com essa roupa preta...imagina a temperatura? O telhado do orfanato, ampliando a foto,era do mesmo tipo do telhado do antigo INPS no qual papai era funcionário. Provavelmente tinha um isolamento térmico maior que o telhado comum.

Anônimo disse...

Edmo não conheço pessoalmente o Lucas. É amigo novo do facebook. Aparece por lá tb.

abraços

César

Eraldo Vilar disse...

Oi Cesar:

Acho que o padre da foto é o Padre Fernando (já falecido), que foi o padre de Delmiro por muitos anos.

Acho que o trem funcionou até 1964, quando a linha foi desativada pelo governo militar.
Lembro das "caterpilars" aterrando o corte da linha do trem que havia no atual canteiro central da Rua do Comércio. Aquilo foi uma barbárie...ainda bem que Piranhas está reativando a "maria fumaça" para fins turisticos...algo será preservado.

Abraço

Eraldo Vilar

Paurílio disse...

César, quando a foto da fábrica é ampliada, aparece na fachada "JUBIlEU DE OURO". Se for referência à inauguração da fábrica, então a foto deve ser dos anos 60. Creio que as outras fotos são da mesma época, exceto a do trem que parecer ser mais antiga.

Anônimo disse...

Muito bom sempre ter os comentários de vocês por aqui. Sempre chegando informação "nova". Abraços a todos.


César

Paurílio disse...

César, você sabe se ainda existe o orfanato? Em que rua ficava ou fica?

Anônimo disse...

Desculpe-me por entrar neste assunto Paurílio. O orfanato ficava ou fica, se ainda, é que existe (detalhe que não observei quando estive por lá em 2010),por trás da rua Trav. Euclides da Cunha onde tinha a padaria do Bastião Magro.
Reginaldo de Bastião Magro.

Danúbio de Oliveira disse...

O trem que fazia a linha Piranhas/Tacaratu foi desativado em 30 de março de 1964. Tenho essa data como referência por ser o dia de nascimento do meu irmão Danilo. (meu pai sempre faz esse alinhamento de datas quando se refere à desativação da linha férrea.

Paulo Roberto disse...

A desativaçao total da linha ferrea, creio que ocorreu em 1967, tenho alguns registros vou verificar. A data de final de março marca o inicio da Ditadura Militar, pois somente depois, Castelo Branco ordena a desativação da Linha Férrea Paulo Afonso.

Anônimo disse...

Eraldo Vilar disse que Piranhas está reativando a "maria fumaça" para fins turísticos. Gostaria muito de saber qual o percurso que ela vai fazer? Quais as cidades que ela vai passar?

Grato

Tony Lima

Paulo Roberto disse...

Tony, resido em Piranhas, a Maria Fumaça e o projeto turistico de revitalização vai permitir um percurso de 12 quilometros, aproveitando o trajeto anterior, saindo do Centro histórico de Piranhas e margeando o São Francisco irá se deslocar até um ponto na barragem de Xingó, onde está sendo construído um ponto de apoio com restaurante, banho, e outras atividades. Talvez sirva de exemplo para outros municípios tratarem melhor a história da linha ferrea Paulo Afonso que marcou um período economico no nosso exuberante sertão.

Anônimo disse...

Projeto bastante interessante o descrito pelo Paulo Roberto. Tomara que entre logo em execução. Sucesso ao mesmo. César Tavares/Recife PE

André disse...

'Ave' César...rss.

Permita-me fazer algumas observações:
O Blog já teve muitas fotos importantes, mas considero estas 04 talvez as de maior importância histórica até agora!Muitooo boas...pois que mostra EXATAMENTE os elementos mais marcantes da cidade: a fábrica, o trem, o cinema...num grau menor, o orfanato.
Sobre a época: na da fábrica, vê-se que está escrito na fachada, “jubileu de ouro”, que acredito ser pelos seus 50 anos na época, se a fábrica é de 1913, então a foto é de 1963;
A maria fumaça circulou em DG até o ano de 1968, segundo seu Zé Matagrande;
A melhor foto do Cine Pedra até agora, fantástica, as árvores permaneceram até menos de 10 anos atrás. Arrrisco a dizer que essa foto deva ser do finalzinho dos anos 60(1968, 69)ou começo do anos 70.
André.

TiagoXX18 disse...

Lucas Santana é o filho de do famoso Pinguim da Prçª Padre Cícero... Vive hoje de frente a Controle com sua avó.