quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Feira em Delmiro Gouveia(II) Trabalhadores & Coisas "braiadas"

Continuando a postagem anterior : Feira em Delmiro Gouveia. Pouco texto e muitas imagens. Elas falam por si mesmas. 

"Andar pela feira delmirense é  fazer uso completo dos sentidos. É uma orgia de cores, sabores e sons".

Trazendo, hoje, imagens de alguns trabalhadores  da feira. E também de alguns produtos que podemos encontrar nesta verdadeira algaravia.

E sem mais delongas: agora é com vocês. 


Seu Pedro "Sapateiro"

Seu Pedro exercendo seu oficio.
Vista da "sapataria" do seu Pedro.

Detalhes do interior da "Sapataria do Seu Pedro"

Detalhes do interior da "sapataria" 
Sapataria ou Barraca do Azulão do Bode? Não importa. A Fé no Padre Cícero  estampada.

Trabalhando e com fé no Padim e nos anjos também.
Trabalhos feitos ou esperando ser realizado?

É fumo. Do bom para quem curte pitar um cigarrinho de palha.
Vendendo fumo e tomando um caldo de cana.
Pausa para refrescar-se um pouco. 

Cuidado ao cortar/picar o fumo.

Fumo picado
Venda feita e grana na mão. 
Clientela provando do produto. 
Peneirando mandioca: será para tapioca ou bolo de carimã?
Continuando..

Candeeiros. Segundo Ricarte :" se usar gasolina de avião no mesmo o bicho voa..."
Candeeiros e "bassouras"
Brincadeira de criança. Ainda se encontra pião...
"ximbras e pião" (é um verdadeiro shopping)
Badoques ou estilingues? Brinquedos "politicamente incorretos mas ainda encontrados.
Chocalhos
Bolsas de palha ecologicamente corretas

banca de frutas

Bancas e um carrinho para fretes(ainda há trabalho infantil nesta área)

Bancas com produtos diferenciados lado a lado.
Comprou verdura que tal levar uma bolsa de palha também?
Vassouras de palhas(bassouras para alguns mais velhos), jerimuns e melancias.

Mel e...?

banana da boa. Mulher bonita não paga mas também não leva. 

Barraca com completo sortimento de produto único: Pitú(cachaça). Seria um franchising  da  marca em plena feira?
Mesa de jogo. (será legal?)
Puro marketing sertanejo. 
Não sei se o fusca estava a venda...

Shopping ambulante no setor reservado a feira do troca-troca. 

Há de tudo um pouco. Amplie e foto e procure algum artigo .

Detalhes do "shopping ambulante"

Outro veículo-loja

É só ir mexendo nos cestos que você encontra o que procura. 

Alpercatas ou seriam as famosas "ximbucas xô boi"?
olha a faca ! Se não morrer do corte morte com a ferrugem

Chapéus de vaqueiro. (O Cícero Geoba tinha um destes?)
Mais chapéus...Seriam estes da produção do Vilela?
De tudo um pouco...




10 comentários:

Edmo Cavalcante disse...

rsrs huuummmm que delícia. Essa mulher peneirando a goma de mandioca já deu vontade de comer tapioca com manteiga e um cafezinho esperto rsrs

Anônimo disse...

Que delícia, fui na feira de Delmiro sem sair de casa (Cajamar-SP),lembrei-me da finada minha mãe, que saia cedinho, prá feira no sábado, e trazia de tudo um pouco. Ou melhor já tinha os seus fornecedores (freguesa assídua), e comprava bem, e eu achava bonito. O Silvinha com o seu caminhão FNM nos acompanhavam com toda alegria do mundo. Tempos que não volta mais...
Reginaldo de Bastião.

Paulo Roberto disse...

Reginaldo, essa do Silvinha foi arretado, figura corpulenta e juizo de criança, figura presente nos fretes. O Silvinha tinha um bocado de estórias(irmão do craque de futebol Zominho e de Fia dos Correios)

Edmo Cavalcante disse...

Eu sempre pronunciava "Sivinha". Sivinha ou Silvinha, verdade é que o cabra era bom de serviço e cara feia com ele não existia.

Anônimo disse...

Quem se lembra de uma personagem muito interessante, de baixa estatura, que a troco de uma moeda, dançava com uma bolsa de palha cheia de farinha, sobre a cabeça. "Dança Bilica; se vc me der uma moeda eu danço". Então ela dançava. E o Lulinha do Rebeca? Quem se lembra ?

Edmo Cavalcante disse...

Em um tempo de poucas opções de diversão, a feira era uma espécie de válvula de escape. Eu mesmo ficava "realizado" em ver as pessoas experimentando o choque do peixe elétrico, e em seguida comprando a pomada "miraculosa". Depois chegou o "vagão da economia" com um serviço de som anunciando cuecas furadinhas a preços imbátíveis. Então tudo bem..."BOM E BARATO". Eu não pestanejei, aderi às cuecas furadinhas do Vagão da Economia rsrs.

Abrahão disse...

Bem, diz o velho de ditado que "recordar é viver", por isso, sempre que venho ao blog, vivo um pouco mais da minha infância/adolescência em nossa querida Delmiro Gouveia. Um Grande abraço para todos, especialmente pra vc, Cesar. Espero retornar com mais frequência, pois tenho andado muito atarefado, mas preciso revê-los, sempre.

Tânia disse...

Olá amigo! postei um comentário e excluiram, se postei algo q não devia, perdoe-me não foi minha intenção..

Abraços.

Tânia

Anônimo disse...

Tânia não excluí nada. Só quem administra o blog sou eu e tenho por praxe não censurar nada. Creio que deve ter sido no seu envio que houve problemas. Em todo caso poste na opção anônimo(caso não seja cadastrada) e o seu nome poderá vir como texto mesmo.

César Tavares
Recife PE

Ô_Ô Fernando Informática disse...

PESSOAL AINDA EXISTE A "FEIRA DA SULANCA"? Quando morava em Del. Tinha essa famosa feira de roupa e calçados.

Em minha visita a Delmiro (1998) a ultima coisa que fiz antes de Retornar a São Paulo foi: Ir a feira Tomar um caldo de mocotó. Logo depois fui para a rodoviária pegar o Busão.