sábado, 11 de fevereiro de 2012

Feira em Delmiro Gouveia (I) : Brebotes e Mezinhas.

É um tema recorrente em nosso blog,  mas sempre gostoso de falar: Feira em Delmiro Gouveia. 
Como fiz  bastantes imagens da mesma haverá postagens consecutivas apenas  divididas por algo próximo de uma unidade temática. 

Andar pela feira delmirense é  fazer uso completo dos sentidos. É uma orgia de cores, sabores e sons.
 Há um pouco de tudo. Desde alguma erva para cura dos seus males até algum brebote que certamente fará com que o(a) cabra fuja  da dieta imposta pelo seu médico politicamente correto.  

BREBOTES

Pesquisando na internet encontro no  dicionário informal a seguinte definção para Brebote:

"Comida de pouco teor nutritivo, de má qualidade(Pb)
Fica comendo brebote, na hora do almoço, está sem fome".


Discordo totalmente. Quem é capaz de dizer que o encontramos na feira delmirense(nas imagens postadas abaixo) é de baixo valor nutritivo e sem "sustança"?

Agora é com vocês.

PS: Todas as imagens foram feitas por César Tavares em 30/12/2011. Última feira do ano.
É doce mas não é mole!


Rapaduras coloridas e temperadas. 

Mindobim

Seriam bolachas regalia?


Queijo Manteiga: baixos teores de gorduras saturadas. Mas que é gostoso ...

Bolo de Macaxeira? 


Bolo mal-casado?

Pé moleque para uns e manuês para outros. 

Ouricuri cozido.

bolos coloridos.





MEZINHAS


"Mezinhas  – Dicionário de mezinhas e receitas tradicionais

Mezinhas são receitas caseiras, feitas de acordo com sabedorias populares ancestrais, que se acredita possuírem propriedades altamente benéficas e por vezes descuradas pela medicina convencional.

O termo «mezinha» advêm do latim «medicina», que significa: remédio.
As mezinhas, são por isso remédios da «medicina» popular, ou da medicina hoje em dia tida como «alternativa»



Vento encanado tem cura?

Espinhela caída seus dias acabaram.



Será que serve para "dor de veado"?

Quando alguém tem uma "pilombeta" será que se aplica ?


Bom para banhar-se

Casca de angico???

Mucunã serve para que?

Casca de?

Sal Grosso ou "pedra hume" ?

Canela em pau? Gigante não? a canela.

12 comentários:

Edmo Cavalcante disse...

César, lembrei de do rosário de ouricuri. Os ouricuris eram furados e enfiados em um cordão. Fazia muito sucesso de vendas rsrrs eu ficava esperando pelo próximo sábado para com comprar outro rosário rsrs. Lembrei também da época em que o surubim era abundante, antes do represamento das águas do São Francisco,é claro.E o homem do peixe elétrico. Tinha gente que fazia questão de provar o choque rsrs e aí "satisfeito" comprava a pomada "milagrosa."

Anônimo disse...

Edmo em abril de 2010 foi postado neste blog texto também sobre feira delmirense. E nele há imagens que fiz de um típico rosário de ouricuri. Vide este link

http://amigosdedelmirogouveia.blogspot.com/2010_04_01_archive.html

César Tavares

Anônimo disse...

Afinal, para que serve esse tal de mucunã?

Anônimo disse...

Não tenho a menor ideia qual seria sua utilidade prática. No entanto sei que era brincadeira recorrente friccionar a mucunã numa calçada de cimento liso, e aí a bicha ficava bastante quente, e a graça era encostar esta superfície aquecida nas costas de algum distraído só para assistir o pulo do cabra. (brincadeira politicamente incorreta hoje em dia)

César

Paulo da Cruz disse...

César, gostei muito das fotos postadas e mais ainda do tema. A feira de DG é um festival de coisas gostosas. Tempos bons quando podia degustar esses sabores sem por em risco minha saúde. Acredito que na foto do queijo manteiga você quis dizer "altos teores de gordura saturada". Quanto a mucunã o que posso dizer é que durante a seca da década de 1880 foi muito utilizada para fazer farinha. Não sei o seu teor nutricional, mas, salvou a vida de muita gente.

Anônimo disse...

Paulo "o baixo teores" da legenda é o para dizer o oposto mesmo..rs.

É tb ouvi esta historia que se fazia cuscuz com mucunã. Mas tb diziam que o bicho era de difícil digestão. E que na hora de evacuar as pessoas iam ao mato e portavam uma vara para se apoiar na hora de "fazer força".

César.

Paurílio disse...

A feira do meu tempo de menino em Pedra de Delmiro era um verdadeiro festival, uma variedade de produtos, fruta, peixe, verdura... O trem de Piranhas trazendo tudo isso com os seus feirantes... Os feirantes provenientes de Água Branca, Pariconha, Mata Grande com seus animais carregados de tanta coisa... Hoje nem sei onde fica a feira em Delmiro. Por muitos anos foi na rua principal do comércio, estendendo-se mais ou menos da casa de Luiz Xavier até um pouco mais abaixo do açougue municipal (hoje Câmara de Vereadores). Sempre ia à feira com o meu avô e dos brebotes o predileto era o "macasado" e até hoje quando vou a Paulo Afonso visitar meus pais, se tenho oportunidade de ir à feira já vou direto à banca de uma feirante de Água Branca que tem um excelente "macasado" e mato o desejo e a saudade. Boas lembranças, o rosário de ouricuri, a garapa de cana, a rapadura, o apito do trem, a zoada, amigos se encontrando, o vai e vem nas bodegas de Adão Queiroz e de João Inácio... São quadros próprios da feira em Pedra de Delmiro que não se apagaram na minha mente.

Edmo Cavalcante disse...

Srs. simpatizantes do "Amigos", curti muito na infância o som ecoado pelas rodas do carro de boi. Sexta-feira à noite...achava bonito e medonho aquele som. E tarde da noite, o apito da fábrica cortava os ares do nosso sertão. Ia dormir ansioso pelo sábado, pela animação da feira, pela luz do dia. E não me saía aquele som...onnnn. E de manhã, a alegria de acordar com o barulho do apito da fábrica...óóóóóóóó

Paulo Roberto disse...

A feira é um momento diferente para os matutos, um encontro de tudo e de todos, imaginem a bolsa de valores(na feira do rato e na venda de animais), a música (dos repentistas e emboladores) a mídia(dos vendedores de temperos e remédios), esse importante momento semanal se repete numa sintonia economica que quando é antecipada por Dia Santo ou outro feriado deixa um enorme vazio estendendo a semana para 14 dias, quando recomeça o alvoroço do nosso povo.

Anônimo disse...

César,quando era ainda uma criança ouvia muito meu Pai falar: "Fulano tá com a mucunã! Não me recordo do significado dessa expressão. Alguém pode me ajudar?

Um bolo conhecido por "Bolo de Carimã". Você tem alguma imágem dele aí, César?

Antonio Sorocaba - SP

Anônimo disse...

Antonio o bolo de carimã é feito com massa de mandioca. Creio que na próxima postagem da série "feira delmirense" você terá uma imagem. Aguarde.

Grato pela visita e comentário.

abraços

César

Jacieli disse...

Esse que você pois a baixo bolo de macaxeira, antes do bolo mal casado, passa a receita por favor, deu água na boca e nem sei o que é direito mas sei que é muito bom.