Prédio do Orfanato. Mas quem são as pessoas que estão na foto? |
Fachada da Cia Agro Fabril Mercantil. Mas em qual ano? Ainda não havia muros ou cercas. |
Cine Pedra. Nesta época a rua ainda era arborizada. |
Maria Fumaça. Até quando o trem circulou? |
César Tavares e colaboradores dando continuidade aos blogs anteriores, abrem suas malas cheias de recordações e lembranças dos tempos passados em Delmiro Gouveia, uma cidade do interior de Alagoas, de sua gente e dos fatos do cotidiano. E convidam os visitantes para abrirem também as suas malas, baús, gavetas e álbuns e retirarem: histórias, causos e fotos do passado e do presente delmirense, a nossa MACONDO SERTANEJA. Contato: cesatavares@yahoo.com.br cesartavares62@gmail.com
Prédio do Orfanato. Mas quem são as pessoas que estão na foto? |
Fachada da Cia Agro Fabril Mercantil. Mas em qual ano? Ainda não havia muros ou cercas. |
Cine Pedra. Nesta época a rua ainda era arborizada. |
Maria Fumaça. Até quando o trem circulou? |
15 comentários:
Ficamos grato que ao copiarem material deste blog e postarem em outro local(facebook por exemplo) lembre-se do crédito ao blog e principalmente em darem os créditos para quem enviou as fotografias originalmente. Também é de bom tom solicitar permissão antes. Grato.
César Tavares(Recife PE)
César, quem é Lucas Santana? Imagina se era verão na época dessa foto rsrsrs o padre com essa roupa preta...imagina a temperatura? O telhado do orfanato, ampliando a foto,era do mesmo tipo do telhado do antigo INPS no qual papai era funcionário. Provavelmente tinha um isolamento térmico maior que o telhado comum.
Edmo não conheço pessoalmente o Lucas. É amigo novo do facebook. Aparece por lá tb.
abraços
César
Oi Cesar:
Acho que o padre da foto é o Padre Fernando (já falecido), que foi o padre de Delmiro por muitos anos.
Acho que o trem funcionou até 1964, quando a linha foi desativada pelo governo militar.
Lembro das "caterpilars" aterrando o corte da linha do trem que havia no atual canteiro central da Rua do Comércio. Aquilo foi uma barbárie...ainda bem que Piranhas está reativando a "maria fumaça" para fins turisticos...algo será preservado.
Abraço
Eraldo Vilar
César, quando a foto da fábrica é ampliada, aparece na fachada "JUBIlEU DE OURO". Se for referência à inauguração da fábrica, então a foto deve ser dos anos 60. Creio que as outras fotos são da mesma época, exceto a do trem que parecer ser mais antiga.
Muito bom sempre ter os comentários de vocês por aqui. Sempre chegando informação "nova". Abraços a todos.
César
César, você sabe se ainda existe o orfanato? Em que rua ficava ou fica?
Desculpe-me por entrar neste assunto Paurílio. O orfanato ficava ou fica, se ainda, é que existe (detalhe que não observei quando estive por lá em 2010),por trás da rua Trav. Euclides da Cunha onde tinha a padaria do Bastião Magro.
Reginaldo de Bastião Magro.
O trem que fazia a linha Piranhas/Tacaratu foi desativado em 30 de março de 1964. Tenho essa data como referência por ser o dia de nascimento do meu irmão Danilo. (meu pai sempre faz esse alinhamento de datas quando se refere à desativação da linha férrea.
A desativaçao total da linha ferrea, creio que ocorreu em 1967, tenho alguns registros vou verificar. A data de final de março marca o inicio da Ditadura Militar, pois somente depois, Castelo Branco ordena a desativação da Linha Férrea Paulo Afonso.
Eraldo Vilar disse que Piranhas está reativando a "maria fumaça" para fins turísticos. Gostaria muito de saber qual o percurso que ela vai fazer? Quais as cidades que ela vai passar?
Grato
Tony Lima
Tony, resido em Piranhas, a Maria Fumaça e o projeto turistico de revitalização vai permitir um percurso de 12 quilometros, aproveitando o trajeto anterior, saindo do Centro histórico de Piranhas e margeando o São Francisco irá se deslocar até um ponto na barragem de Xingó, onde está sendo construído um ponto de apoio com restaurante, banho, e outras atividades. Talvez sirva de exemplo para outros municípios tratarem melhor a história da linha ferrea Paulo Afonso que marcou um período economico no nosso exuberante sertão.
Projeto bastante interessante o descrito pelo Paulo Roberto. Tomara que entre logo em execução. Sucesso ao mesmo. César Tavares/Recife PE
'Ave' César...rss.
Permita-me fazer algumas observações:
O Blog já teve muitas fotos importantes, mas considero estas 04 talvez as de maior importância histórica até agora!Muitooo boas...pois que mostra EXATAMENTE os elementos mais marcantes da cidade: a fábrica, o trem, o cinema...num grau menor, o orfanato.
Sobre a época: na da fábrica, vê-se que está escrito na fachada, “jubileu de ouro”, que acredito ser pelos seus 50 anos na época, se a fábrica é de 1913, então a foto é de 1963;
A maria fumaça circulou em DG até o ano de 1968, segundo seu Zé Matagrande;
A melhor foto do Cine Pedra até agora, fantástica, as árvores permaneceram até menos de 10 anos atrás. Arrrisco a dizer que essa foto deva ser do finalzinho dos anos 60(1968, 69)ou começo do anos 70.
André.
Lucas Santana é o filho de do famoso Pinguim da Prçª Padre Cícero... Vive hoje de frente a Controle com sua avó.
Postar um comentário