terça-feira, 23 de abril de 2013

Como era o carnaval em Delmiro Gouveia nos anos 80

Eis que o nosso blog volta a ter movimento. E graças ao Vítor Marques. O Vítor é primo meu em terceiro grau pelo seu lado paterno. Ele é filho do famoso Titito(Fabrício Marques), portanto neto do Dimas(meu primo em primeiro grau) e da Ione(família Camilo).

Indo ainda um pouco mais longe ele é bisneto de Júlia Marques(minha tia) e do Zé Vieira e tataraneto de Augusto Siqueira e Carlota Marques(meus avós maternos). Agora podemos dizer que o Vítor Marques está mais que identificado. OU seria preciso mais ainda? Ele nos enviou uma série de fotografias, as quais tentarei inserir em mais de uma postagem para dar uma certa unidade temática.

 E o tema de hoje é o CARNAVAL EM DELMIRO GOUVEIA NOS ANOS 80. Voltando a genealogia do Vítor, seu pai Titito e o seu tio Fábio Marques estão entre os fundadores da hoje famosa agremiação do carnaval mais badalado do sertão das Alagoas(quiça do Nordeste): Bloco do Pompeu. Como em outras vezes já falamos do tema carnaval, peço desculpas aos leitores, e resgato um texto meu postado nos primeiros blogs da série AMIGOS DE DELMIRO GOUVEIA,isto ainda em 2007. Mas que tem tudo a ver com as imagens do nosso mais novo colaborador: Vítor Marques.


 ANTIGOS CARNAVAIS EM DELMIRO GOUVEIA. 

 O Mela-Mela era um misto de brincadeira com pura selvageria. Selvageria sim. Porque não respeitávamos nem pé de coentro. Mas naqueles tempos felizmente ainda não havia a onda do politicamente correto. Tudo era incorreto mesmo. E pronto o resto que se dane. Ora para a meninada estava ótimo.

O que valia era a mais pura anarquia. Para quê regras? A coisa toda acontecia nas manhãs de domingo. Os grupos se posicionavam nas esquinas de suas respectivas ruas. Todos devidamente equipados: caixa de maizena ou arrozina a tiracolo. E uma bisnaga com água. E os alvos prediletos do mela-mela eram as pessoas que passavam limpinhas.

 Tinha gente voltando da missa. Estas davam um prazer meio especial. Algo sádico sujar tais pessoas. Mas fazíamos com prazer. Tome maisena na cara, nos cabelos e na roupa. Era uma papa geral. Lógico que alguns rapazinhos com a libido em alta e hormônios a flor da pele, aproveitavam a ocasião para passar a mão em algumas meninas mais bonitinhas. Passavam! tudo bem! Mas invariavelmente estes espertinhos de plantão levavam uma sonora mãozada na cara. Plaft ecoava o som na cara do safado.

 Ao meio-dia, uma regra, não escrita, era cumprida à risca. Cessava a brincadeira. Então o restante do carnaval era mais tranqüilo. As opções eram poucas: O Bloco do Bafo-da-Cana. Rapazes e moças da classe média e alta (se é que existia esta diferenciação), alguns instrumentos de percussão, umas palhas de coqueiro ficavam a desfilar sem nenhum roteiro definido. 

E do seu hino só lembro um trecho:

 Olha o Bafo da Cana Que não tem fantasia ...
 Alegria Barata...
 Bafo bafo bafo..

. Havia o Bacalhau do Zé do Carmo. Um bloco formado por pessoas mais simples. Dizíamos que eram as Pinicas de Zé do Carmo. Puro preconceito de nossas mentes tacanhas e provincianas. Não me lembro de seu hino. Seu ponto de concentração era ali perto do sindicato dos tecelões.

 E da Cohab partia a primeira escola de samba organizada da cidade. Fantasias bonitas para os padrões que conhecíamos até então. Eram os Leões do Samba. Não tenho certeza. Mas creio que uma das pessoas responsáveis por sua organização era chamada de Hercília.

 Nos quatro dias de Momo também havia os tradicionais bailes e matinês nos Clubes Vicente e Palmeirão. Tocava-se muito frevo. 

 O último carnaval que passei em Delmiro Gouveia foi em 1980. De lá para cá muita coisa mudou. Vi na minha última visita a cidade a sede de alguns blocos. E também acompanho pelos jornais, que há uma tendência de se fazer àquela festa mais industrializada. Com cara de carnaval baiano: Todos com roupas iguais. Algo meio robotizado. Particularmente não gosto. Acho que tira um pouco da velha e anárquica alegria. E, além disto, sou apaixonado pelas influências pernambucanas. Coisa de bairrista. 

 Também foi criado após a minha saída o Bloco do Pompeu.( Nunca tive o privilégio de vê-lo desfilar. Meu primo Tadeu Mafra é um dos fundadores. Homens travestidos de mulheres desfilando pelas ruas delmirenses. Dizem que faz tanto sucesso quanto às famosas Virgens do Bairro Novo (Olinda).

 E você que lembranças têm do carnaval delmirense? Agora é bem melhor que no passado? Ou não? Você lembra do Hino completo do Bafo da Cana? E do Bacalhau qual era? Você também curtia o mela-mela? Deixe aqui o registro de suas lembranças. Conte por aqui alguma boa história sobre o carnaval delmirense.

LEMBRAMOS QUE PARA MELHOR VISUALIZAÇÃO DE TODAS AS IMAGENS BASTA CLICAR EM CIMA DAS MESMAS. 

Monteiro Ferraz carregando o estandarte e quem são as outras pessoas?

Reconheço o Tadeu Mafra, Zé do Carmo e o Zé Carlos. Quem ajuda a identificar todas as pessoas

Acho que seja o famoso Zé Lobinho o rapaz de camisa verde. Sera ele mesmo? E o Titito sem camisa(pai do Vítor)

Seriam o Titito, Chico e o Williams Jatobá?

E estas pessoas no clube Palmeirão? Ajude-nos a identificar todas.

Quem seriam estas beldades?

E estas?

Primeiros anos do Pompeu. Fábio Marques e Luizinho Ferro estão entre as pessoas? E os outros? 

Clube Palmeirão. Acho que consegui identificar entre as meninas a Valéria Ferraz, Cláudia e Claudine Feitoza. E as outras quem seriam?

Quem é quem nos primeiros anos do Pompeu? Será que vejo entre tais figuras o Gilmar Cabeção e o Penteado? Seria Januário segurando o televisor? E os demais?

E esta meninada toda?

seria o famoso Titito lindamente vestido com uma saia vermelha? E a outra "menina" quem seria? 

11 comentários:

Paulo Roberto disse...

César,

tinha uma canção do Bacalhau, lembro do Zé Trocate, grande folião, fazendo passos de frevo numa harmonia danada. era mais ou menos assim.
"chegou, chegou, chegou, foi Zé do Carmo com o bacalhau,....." e no final dizia "...e Dona Zumira pra tomar conta do boi".

Vamos tentar o resgate dessas melodias. A do Ronaldo Macarrão era demais.
"se mamão tivesse vitamina, Ronaldo Macarrão não teria as pernas finas".

Joao Vitor Feitoza disse...

Na primeira foto é Monteiro com o estandarte ao lado Aline mulher de Titito e Titito(meus pais)

Joao Vitor Feitoza disse...

Na segunda foto é Tadeu Mafra,Zé do Carmo,Zé Carlos Feitoza,Aline Feitoza,Delma (Ex de Zé Carlos) na parte de baixo Titito(de bigode) com Iris Feitoza (filha de Zé Carlos E Delma)na sua frente e eu João Vitor(Vitor Marques filho de Titito E Aline Feitoza).

Joao Vitor Feitoza disse...

Quarta foto
A esquerda Titito(sem camisa e colar no pescoço) e na parte de traz finado Vaval dentista(camisa banca com detalhe azul).

Joao Vitor Feitoza disse...

Quinta foto
Almir e Titito

Joao Vitor Feitoza disse...

Nona foto
Aleide Feitoza(finada) ,Bernadete Feitoza,Valeria Ferraz,Aline Feitoza,Caludia Feitoza,Caludine Feitoza e Silvia Pedrão.

Joao Vitor Feitoza disse...

Ultima foto
Isso mesmo Cesar é o Titito e o famoso Crocoto.
Ja ouvi muitas Histórias desses dois juntos.

Joao Vitor Feitoza disse...

Oitava foto
De laço na cabeça na frente Titito, e de verde com amarelo Zé Mulher.

Ô_Ô Fernando Informática disse...

A foto 7, muitas lembraças da rua do ABC. Logo na entrada da Pe. Anchieta.
O nome das pessoas não recordo.

Edmo Cavalcante disse...

Olha o Crocotó aí genteeeeeeee rsrs

Anônimo disse...

qual o ano da primeira foto?