domingo, 20 de junho de 2010

Amigos de Delmiro Gouveia em Números

O nosso blog cada vez mais tem menos comentários. Naturalmente que qualquer blog se “alimenta” disto. Já falamos aqui: o que os leitores escrevem é que é a verdadeira essência e razão da existência deste espaço.
Manter um site monotemático por mais de cinco anos, acho que seja um feito. E assim vamos caminhando.
Há exatamente trinta dias atrás, resolvi instalar a ferramenta Google Analytcs para acompanhar as visitas. E para minha surpresa constatei que apesar do baixo número de comentários temos um número razoável de pessoas que chegam até aqui.
Eis um resumo do período avaliado. Em seguida dei um print nas telas e colei aqui como imagens. Para melhor visualização basta clicar em cima das mesmas.

Total de Visitantes no período de 20 de maio até 19 de junho de 2010: 1543

Total de Países de onde partiram as pesquisas: 14 Brasil, Portugal, Estados Unidos, Irlanda, França, Argentina, Porto Rico, Rússia, Colômbia, Itália, República Tcheca, Espanha, Arábia Saudita e Holanda.

Visitas do Brasil: 1499 partindo de 93 cidades. Na cópia da tela que disponibilizo aparece as dez primeiras em número de visitas. No mapa é possível uma rápida visão de onde partiram.

Palavras Chave empregadas na busca: 460. Este dado indica as formas que as pessoas digitam nos mecanismos de busca para chegar até o blog. Este dado posteriormente dará uma postagem. Tem algumas formas bastante curiosas, por não dizer engraçadas ou esdrúxulas mesmo.

Minhas conclusões: Obviamente sei que muitos dos visitantes caíram no blog por engano. Estavam procurando outras coisas pela net e chegaram até aqui. Isto é o que aparece nos dados como taxa de rejeição ou visitante único. Ou seja: caiu aqui e viu que não era o que procurava e foi embora.

No entanto, temos uma taxa acima de 30% de visitantes que retornam ao blog. E isto é taxa de fidelidade. Ou seja: Sempre estão lendo algo por aqui. Este dado é o que importa. A visita de outros países nos envaidece. Apesar que não sei sinceramente qual o interesse de alguém que esteja na Rússia ou na República Tcheca tenha na nossa Macondo Sertaneja.

Pela taxa de retorno também acho que posso concluir que tem muita gente que gosta do que espia por aqui, mas que se resguarda o direito de não comentar. Eu particularmente prefiro que comentem. E que, sobretudo colaborem enviando suas lembranças delmirenses.

É um clichê o que vou dizer. Mas enfim escrever por aqui é uma JANELA PARA O MUNDO.
Agora é com vocês.


Painel Geral do Blog durante um mês.
Gráfico Parcial onde aparece quantidade de visitantes por dia.

Tabela com países de onde partiram visitas.
Continuação da tabela com paises.
Tabela parcial com palavras chaves usadas nos mecanismos de buscas.
Gráfico com Mapa: Cada ponto representa a cidade de onde partiu a visita.
Tabela parcial: As dez cidades de onde partem mais visitas ao blog. As cinco primeiras são Maceió/ 369, Recife/171, Salvador/173, São Paulo/114 e Rio de Janeiro/106. Estranhamente das 93 cidades que nos visitam não tem nenhuma visita partindo de Delmiro Gouveia! Talvez por não ter ainda provedor na cidade(?) e acredito que o número "inflado" de Maceió absorva as parcas visitas da nossa Macondo.

10 comentários:

Anônimo disse...

Excelentes indicadores, César, isso prova que o blog é mais que um canal de informação; torna-se uma referência em dados históricos e culturais sobre o sertão alagoano.
Por David

Luiz Reginaldo Silva disse...

Caro Cesar, este post esclarece nos mínimos detalhes o resultado de tão fabuloso trabalho de garimpagem dos assuntos delmirense tanto de sua parte como de pessoas que estão longe da terrinha e vê por aqui uma ligação de saudade de coisas boas acontecidas um dia lá atras.

Fico triste em saber que nos resultados das cidades que por aqui passaram não tenha visita de Delmiro Gouveia. Isso é esquisito e não é por falta de provedor, mas por desconsideração mesmo.

André disse...

César, por curiosidade (e vaidade minha, é claro,rss), quantas visitas partiram de Rondonópolis/MT onde moro? Com certeza deve ter algumas e só pode ter partido de mim mesmo, pois seria muita coincidência que mais um delmirense "exilado" nestes rincões está acessando o seu blog. Qunato às poucas visitas, além da correria do dia-a-dia, reconheço que tenho um pouco de displicência para vir aqui, mas é verdade também que volta-e-meia aqui estou!

Edmo Bezerra disse...

César e colegas, quanto às visitas delmirenses : "confesso abestalhadamente que eu estou decepcionado"(Raul Seixas).Quanto às visitas desse mundão de meu Deus, confesso que eu estou satisfeito.

César Tavares disse...

Grato aos comentários.

André no período analisado consta no relatório duas visitas vindas daí de Rondonópolis.

Grato aos comentários do David, Reginaldo e do Edmo.

Ricardo Dreia Ramos de Menezes disse...

Embora não tenha nada a ver com os comentários em questão, na semana passada fiz uma visita relâmpago a Maceió. Foram apenas dois dias, pois se tratava do aniversário de 80 anos do meu pai. Não houve tempo de ir a Delmiro. Mas pretendo, no final do ano, passar 15 dias por aí.

Paulo da Cruz disse...

Eu gosto muito de estatística, na verdade sou fanático, pois os números quando interpretados corretamente refletem a realidade dos fatos. Vamos por partes. Porque quem reside em DG não acessa regularmente o blog? Simples, quem mora na terrinha basta sair de casa e percorrer as ruas para sentir o "clima", ver as pessoas, recordar os fatos "in loco". Não tem de que sentir saudade, a não ser que seus amigos mais próximos sejam os expatriados. Agora quem está longe é outra coisa. Quando eu residia em Florianópolis visitava o blog diariamente. Se fosse feita um levantamento hoje Floripa estaria disputando com outras cidades. Agora que voltei a residir em Maceió, só por estar muito mais próximo já não frequento o blog com tanta constância. Em relação as cidades mais presentes o fato é que são nelas que residem a maior parte dos expatriados. Delmirenses migram em maior número para onde? Maceió (basta ver a reunião anual durante o desfile do Pinto da Madrugada), Recife, São Paulo, Salvador e Rio de Janeiro. Senti falta de Aracajú. Ou será que delmirenses não migram para lá? Outra coisa, achei o Rio muito próximo (em números) de São Paulo. Como não conheço o processo que o Google usa para agregar os dados não posso tecer concecturas. A palavra correta para tudo que falei é essa. Tudo o que eu disse é decorrente de conjecturas que fiz a partir dos dados das tabelas. Não posso afirmar que é exatamente isto, mas, os dados apontas nesta direção. Fica aqui mais uma conversa de botequim. Termino as minhas palavras parabenizando o César pelos números apresentados que só ratificam o sucesso do blog.

César Tavares disse...

Acho é por aí mesmo Paulo.

Tenho postado ultimamente material da viagem em DG. Mas sempre acho que fica meio monopolizador. Tento mesclar com coisas já postadas. Mas seria interessante alguém remeter material "inédito". Fica o pedido registrado.

Grato a todos.

Anônimo disse...

Os numeros realmente representam um grande resultado para o blog. Devemos levar em conta que os visitantes que entraram no blog por engano, percebem um bom conteudo e muitos retornan as visitas. OS QUE PROCURAM O BLOG PARA "MATAR" A SAUDADE, ESSES RETORNAM COM MAIS FREQUENCIA. EXISTEM TAMBEM ALGUNS VISITANTES, COMO EU, FAZEM VISITAS QUANDO CONSEGUEM TEMPO, MAS SEMPRE ESTAM VISITANDO E POREM NAO DEIXAM COMENTARIO EM TODOS OS TOPICOS. Enfin o blog tem que comemorar, pelo longo tempo de existencia, pela grande quantidade de cultura e informacao contida nele, e pelos numeros que temos... ***a falta de comentario pode ser devido a motivos que os visitantes nao conhecem muito dos fatos, apenas os mais antigos que podem fazer alguns comentarios, ou seja, deixamos para os conhecedores e vivenciadores da historia que nos relatem bons comentarios...
att, Ô_Ô Fernando

José Cícero disse...

Gostei enormemente do conteúdo deste Blog historiográfico, sentimental, memorialista... enfim, coisas que mexem com nossa sensibilidade e nossa memória afetiva.
Com saudosista, foi como se em vidas pregressas eu também estovisse vivido as ruas desta cidade-passado.
Parabéns!!!
Prof. José Cícero
Secretário de Cultura de Aurora-CE
www,jcaurora.blogspot.com
www.seculteaurora.blogspot.com
www.blogdaaurorajc.blogspot.com
www.aurora.ce.gov.br