terça-feira, 29 de junho de 2010

Delmiro Gouveia na Copa de 1970: Quantos televisores havia na cidade?

Casa de Tio Adonias Mafra, uma das poucas residências delmirenses onde havia um aparelho televisor na copa de 1970. Neste local assisti o jogo Brasil e Inglaterra.(foto cortesia de Eduardo Menezes)

Reproduzimos material postado em 2006, portanto, há quatro anos e que aproveitava o evento da Copa do Mundo, então em curso, para falar sobre as impressões e lembranças da Copa de 1970, quando o Brasil conquistou o tri.



DELMIRO GOUVEIA NA COPA DE 70. QUAL O NÚMERO DE TELEVISORES?

Nesta época de Copa do Mundo onde quase todos têm a oportunidade de assistirem aos jogos em televisores com telas grandes e planas convém lembrar-se de algo que postei em 2002, ainda no antigo site www.amigosdedelmirogouveia.hpg.com.br no link Mistério e Curiosidades Delmirenses. Eu afirmava por lá o seguinte:


"Você sabia em na Copa de 1970 só havia dois televisores em DG? Um na casa de Adonias (meu tio) e o outro na casa do Sr. Wilson (que morava em frente à casa de Valmir Bezerra o popular Bafão, filho de seu Valdemar(conhecido caminhoneiro )"

No entanto algum tempo depois o nosso colaborador Caçula contestou a informação. E trouxe dados novos em seus comentários abaixo reproduzidos.


"Gostaria de registrar que em conversa com o meu grande amigo e compadre Zé Cardeal, chegamos à conclusão de que a época de 70 existia mais televisores na cidade, lembramos de uma na casa de João de Deja, outro na de Clênio,eu particularmente assistir os jogos na casa de João de Deja,tinha 11 anos de idade, como o tempo passa, hoje já sou Vovô. Abraços a todos os DELMIRENSES.


Registro também a informação do meu compadre Zé Cardeal,que Nildo da lojinha também tinha televisor em 70; ele mesmo assistiu aos jogos da copa na casa dele.;um forte abraço do meu compadre José Cardeal a todos os DELMIRENSES".

Carlos Roberto Oliveira (Caçula) Sao Bernardo do Campo - SP.

Texto abaixo é de César Tavares e originalmente postado em 20 de junho de 2006.

Os fatos são passados há trinta e seis anos atrás(agora são quarenta anos). Apelo para os memorialistas delmirenses que afinal tragam luzes a esta importantíssima discussão (risos). Caso seja necessário que se levante os dados no IBGE.Que se queimem os neurônios, pestanas e se possível e de forma agradável discutam bastante este tema em alguma mesa de bar. Mas que se faça uma radiografia mental de rua por rua da cidade de Delmiro Gouveia em junho de 1970. E ao final sejam dados o número exato e as devidas localizações dos benditos televisores em preto e branco com traços fantasmagóricos e sempre tendo alguém do lado de fora da casa girando a antena externa de um lado para o outro a procura de uma melhor imagem. Coitado de quem tinha tal atribuição. Perdia o jogo inteiro.

Eu continuo lembrando somente dos que citei. Mas eu só tinha oito anos de idade então. Perdoável, portanto meu possível equívoco. Daquela Copa lembro que assisti na casa do Tio Adonias apenas ao jogo Brasil 1 x O Inglaterra.

Acredito que as informações do Caçula estão corretas. Mas será que havia outros televisores em Delmiro Gouveia na Copa de 1970?


Passo a bola para vocês.



Algum tempo depois o Francisco Sales também nos dizia:

“O senhor esta enganado meu amigo; na casa do senhor Laú pai de Nené que por sinal se aposentou pela fábrica, e que morava na rua por traz da praça onde assassinaram Delmiro este tinha um TV, por sinal eu com meus 10 anos junto ao meu irmão João Eudes fomos assistir o ultimo jogo na casa dele pós meu irmão era muito amigo deste e ele tinha filhas se não me falha a memória uma desta se chamava Suely, por sinal meu irmão levou uma surra do meu velho, por ter bebido neste dia, quando pai tinha ido fazer compras de matéria prima para fabricação das mariolas ok. forte abraço César”.

Francisco Sales Filho 09-01-2010

Danúbio Oliveira também enviou um email onde registrava suas lembranças da Copa de 70 da seguinte forma:

“César


Lembro que no dia da conquista do tri-campeonato no México. Em D. Gouveia quase não tinha TV e a maioria das pessoas ouviu pela Radio Clube de Pernambuco os lances daquele jogo.
Final da Partida, todos comemorando, meninos brincando pelas calçadas que eram iluminadas por lâmpadas fraquinhas inimagináveis p/hoje em dia e os postes eram de madeira. Num dado momento carros passando fazendo um buzinaço sem igual, a manguaça já dominando uns que bememoravam desde antes do jogo e pelo corre-corre dos meninos pelas ruas. Quando de repente uma Rural Willys do Sr. JOSÉ RAUL deu uma trombada feroz no poste defronte a casa do Sr. Amélio Costa na minha rua.
Foi um grande alvoroço, pela violência da colisão os fios de alta tensão enroscaram um no outro e inevitavelmente faltou energia em quase toda a cidade o Sr. JOSÉ RAUL p/ nao perder o embalo abriu o carro e saiu todo ensangüentado gritando: VIVA O BRASIL, VIVA PELÉ, VALHA-ME-DEUS! Abraços

Danúbio




Trecho do jogo então assistido em preto e branco.

3 comentários:

Paulo da Cruz disse...

Eu não lembro de quem tinha aparelho de TV em DG na época da copa em 1970 mas lembro perfeitamentente onde foi instalado o primeiro receptor na cidade. Foi na rua do ABC, em uma residência que ficava próxima ao beco de Zé Panta. A casa era de um caminhoneiro que trouxe o aparelho de São Paulo. Ele instalou uma antena enorme, em cima de um mastro de ferro galvanizado de mais de 5 metros de altura, imaginando que conseguiria captar os sinais provenientes de Recife. Só captou chuviscos. Em 1970 a CHESF já tinha instalado uma série de repetidoras entre Recife e Paulo Afonso e isso permitiu que em várias cidades do sertão alagoano fosse possivel a captação do sinal. Eu assisti a um dos jogos em Olho d´Água das Flores onde era possivel captar razoavelmente o sinal da repetidora instalada em Maravilha.

Edmo Bezerra disse...

César, olha a turma que assistia tv na casa de Seu Manoel Menezes: Chicos BAR, Bernardete, Dado Menezes, Edmo Bezerra, Maurício,Cláudio, Neuza, Nadeje Bandeira, Zé Augusto Bandeira,Titá, Everaldo irmão de Bernardete, Clotildes irmã de Chicos Bar. Esses são os que me lembro agora. A pergunta é para Dado Menezes: A tv de Seu Manoel existia na copa de 70?

Anônimo disse...

Tópico emocionante neste blogue, textos como aqui está emotivam a quem quer que observar neste espaço :)
Entrega mais deste web site, a todos os teus utilizadores.