sexta-feira, 4 de junho de 2010

Delmiro Gouveia: Antigas Turmas do GVM

Primeira turma de formandos do GVM: Lula Vilar, José Camilo, Zilton Lima, Mário Pereira(Mariozinho), Stélio Oliveira, Renato Vilar, Nildo Costa e Ivan de seu Alberto.

Resgatando o tema de antigas turmas do Ginásio Vicente de Menezes. Há apenas duas imagens “inéditas” que são as do prédio. As demais já foram inseridas em diversas postagens nos blogs anteriores(cujos links encontram-se no rodapé deste) e no site que deu inicio a série www.amigosdedelmirogouveia.hpg.com.br.

Para unidade temática foi dada prioridade aos momentos relacionados a formaturas ou onde aparece a turma completa (ou quase). A exceção foi para os alunos do ano de 1979, que é uma foto nos momentos anteriores que antecedem o desfile de 7 de setembro.

O divertido (ao menos para mim) nestas imagens é tentar identificar todas as pessoas. Em algumas a identificação foi aposta. Neste caso é interessante comparar os avanços inexoráveis do tempo nas feições de cada um.

As turmas também não estão em ordem cronológica. Fazer isto é deixar tudo muito arrumadinho. E muita organização tira um pouco da graça do nosso blog. Afinal tudo aqui é muito amador mesmo e deve permanecer assim.

Seria interessante que novos leitores enviassem fotografias de outras turmas que também estudaram no GVM, e assim daríamos prosseguimento à série do resgate da memória escolar dos tempos delmirenses.

O crédito para as fotografias são dados nas postagens originais. Mas houve colaboração de muita gente. Grato a todos.

Lembramos que para melhor visualização das imagens basta clicar em cima das mesmas.

Agora é com vocês.

Ainda no anos 60 o GVM funcionou inicialmente nas instalações do G.E. Delmiro Gouveia.
Vista do prédio do GVM nos anos 70.

Uma das primeiras turmas de concluintes do GVM. Em pé: Isaías, Nildo de seu Amélio Costa, Maria Ramos, Gildete,????, Prof. Geraldo Liberal, Rosália Vilar, Zete Lima, ???. Sentadas: Lêda, Carmélia, Maria Braga e Maria Rosa.
Turma de 1976.
Turma de 1977: meninos na missa.
Turma completa de 1977(mais diretor e alguns professores) posando no pátio interno do GVMTurma de 1977: meninas na missa.Meninas de uma das primeiras turmas(ainda nos anos 60)
Turma de 1971 na missa.
Parte da turma de 1974 : Rubinho de Seu Nininho, Genilson( formando de 1973) e Paulinho Oliveira, Abel, Gilmar de Neneco, Marcão, Lula e Pedrão.
Parte da turma de 1984 na Aula da Saudade.
Parte da turma de 1984: Aula da Saudade.

16 comentários:

Edmo Bezerra disse...

Cesár, na turma de 1976, eu consigo identificar:Telmão, Luizinho, Nadeje,Maurício , Williams e é claro a figura ímpar do Dr. Watson. Aliás, conheci o filho dele aqui em Maceió, há pouco tempo atrás. Ele é funcionário do município de Maceió e parece muito com o pai.

César Tavares disse...

Edmo outros nomes desta turma que tb estão na fotografia e vc citou:

Wellingtor de Jatobá. Eilson Ferraz(irmão do nosso prof. Adeilton, Geraldo Ferro(irmão do Luizinho, Fafinha(que era considerada uma das meninas mais inteligentes do GVM...

Sobre Dr Watson em breve devo reeditar o post em homenagem a ele feito no outro blog. Pois mesmo numa postagem tão antiga fui surpreendido há poucos dias com comentário feito por sua filha que mora nos EUA. E ela agradecia a lembrança.

Luiz Reginaldo Silva disse...

Na imagem de 7 de setembro de 1979 vemos pessoas interessantes a começar pelo garoto que está em pé entre duas meninas da banda marcial estando uniformizado de jogador de futebol,trata-se de Hugo então morando na Av. Castelo Branco próximo a padaria de Zezinho padeiro. Lembro também que tínhamos uma grande amizade por morar bem próximo um do outro e estudarmos a mesma série. Nos dias atuais ele está residindo em Maceió exercendo a profissão de médico especialista em doenças do sangue.

Dessa forma continuo contribuindo em algum sentido neste espaço da memória delmirense.

Abraços.

Paulo da Cruz disse...

César, essa turma que aparece como sendo a primeira do GVM, salvo engano meu, deve ser a segunda ou terceira. Eu lembro que eles concluiram quando eu cursava o admissão ou a primeira série pois lembro deles no GMV. Na foto inclusive aparece o Prof. Geraldo Liberal que era recém chegado a DG. Aparece também a Profa. Rosália Vilar. Eu consigo identificar na foto Isaias Ramos e sua irmã Maria, além de Nildo e Maria Rosa. Em post bem anterior apareceu uma outra foto da primeira turma do GVM.

César Tavares disse...

Paulo vou pesquisar nas postagens anteriores para resgatar a foto mencionada da primeira turma.

Grato ao Reginaldo tb pela atualização das informações. Nesta turma de 79, creio que aparecem os também conhecidos delmirenses Zé Lobinho e Renato Boroh

Edmo Bezerra disse...

Cesár e colegas delmirenses, vejam que elegância! Na decáda de 60, magreza era a marca registrada de moças e rapazes. Diferente de hoje, que temos uma geração de rechonchudos. Olha a foto dos primeiros formandos GVM, todos eles são magros.

César Tavares disse...

Boa observação Edmo. Ainda na turma da gente, com raras exceções, havia mais magros que cheinhos.

Há uma brecha temporal muito grande entre as fotos. Seria interessante que alguém conseguisse de outras turmas: 72,73,75,76,78....

Paurílio disse...

Em uma dessas fotos, lembro-me de três nomes: os irmãos Isaías e Maria Ramos, tios de Miriam Ramos que já colaborou com este blog; e Carmélia que reside em DG na rua Rui Barbosa e tem parentesco com Clayton Feitosa (deve ser tia).

Paulo da Cruz disse...

Esta foto da primeira turma do GVM é histórica. É uma pena que esteja tão deteriorada. Pelo que pude observar ela foi tirada no lado oeste do GVM, proóxima a uma antiga baraúna que existia por ali.Desta turma do GVM eu lembro, embora não exatamente como estão na fotografia, dos irmãos Lula e Renato Vilar, Zilton, Mário e Stelio. Se o Nildo Costa é o filho de Seu Amélio Costa ele não fez parte desta turma pois ele aparece na foto da turma de Isaias e como integrante da mesma.

Ricardo Dreia Ramos de Menezes disse...

É verdade. Aquelas primeiras turmas eram elegantes. Afinal megreza é sinônimo de elegância. Por isso, eu sem pre achei o Ronaldo Macarrão um homem extremamente elegante. rs... hehe...

Ricardo Dreia Ramos de Menezes disse...

Isso me fez lembrar do Marco Maciel (político pernambucano).

Anônimo disse...

Prezado César,
Na identificação de parte da turma de 1974, o nosso amigo que está junto a Gilmar de Neneco, não é Abel, e sim Dadá, filho de Miguel Gavião, irmão de Gil, João, Jazon...

Genilson disse...

Prezado César,
Na identificação de parte da turma de 1974, o nosso amigo que está junto a Gilmar de Neneco, não é Abel, e sim Dadá, filho de Miguel Gavião, irmão de Gil, João, Jazon...

César Tavares disse...

Isto mesmo Genilson. Dadá irmão do João Tubiba.

Anônimo disse...

pouxa axei minha tia numas dessas fotos!!!! queria muito ver se axava alguma com minha mãe Ivonete vieira

Anônimo disse...

Meu coracao acerela me coloque aí nas fotos futrica