terça-feira, 1 de junho de 2010

RMDG: Região Metropolitana de Delmiro Gouveia : Inhapi


Texto original postado em 31 de dezembro de 2008.

A temática do blog sempre ficou restrita a nossa Macondo sertaneja. Raramente postamos imagens que não sejam da terrinha. Mas isto não é uma regra fixa. Aliás, não há regra nenhuma. Portanto vamos abrir um pouco o leque. Mas se os leitores me permitem vamos brincar um pouco. Passaremos a considerar DG como uma metrópole e as cidades circunvizinhas orbitarão em sua área de influência. Será então referenciada pela sigla RMDG (Região Metropolitana de Delmiro Gouveia).
Claro que a decisão é puramente bairrista, e os possíveis leitores das cidades-satélites poderão revidar por aqui e fazerem apologia das suas plagas. Não há nenhum problema. Não seguimos nenhum critério histórico, geográfico, cultural, político, econômico, social ou demográfico. Apenas pura brincadeira entre vizinhos. E assim também estaremos divulgando na medida do possível outras Macondos.

E retomamos a série com as imagens da cidade de Inhapi. As fotografias são cortesia do nosso colaborador Eduardo Menezes. Aliás, ele fez uma verdadeira varredura em toda RMDG, há fotos de quase todas as cidades (Água Branca, Olhos D`Água do Casado, Piranhas, Mata Grande, Pariconha e Canapi), e paulatinamente iremos postando por aqui.

Não sei as lembranças dos demais. Mas na pequena Inhapi, estive somente uma vez. Isto foi no ano de 1975, não lembro mais o mês. Fazíamos a sexta série no Ginásio Vicente de Menezes, e o famoso professor Valdemar(chefe dos escoteiros), formou um time chamado “Vencedores” e conseguiu marcar um jogo de futebol com uma equipe da cidade. Eu como sempre fui ruim de bola, só fui para torcer. Acredito que o Danúbio Oliveira, Cleiton Feitosa e Edmo Cavalcanti também foram nesta viagem. O Edmo jogava direitinho. E o Danúbio e o Cleiton jogavam um pouco piores que eu. Ou seja: jogavam nada. Ou nem pedra em doido eles jogavam como se costumávamos dizer.

Em se chegando ao Inhapi, como o jogo estava meio sem-graça para quem era ruim de bola, fomos fazer uma pequena incursão por suas ruas (ruas é exagero- o correto seria por sua rua principal). Lembro-me que havia uma estátua do Padre Cícero no meio da praça. E eu achei a cidade até grande (para minha mente de criança de menos de 13 anos de idade) porque na cidade tinha duas farmácias! E isto era exatamente a quantidade de farmácias que havia também na nossa cidade (e a achávamos que fosse bem maior). Demos uma volta rapidinha. Paramos numa sorveteria, compramos um picolé(o dinheiro que levava só dava para isto mesmo) e depois voltamos para o campinho. Do Inhapi também lembro que o nosso colega de turma Clênio era de lá. Não vejo e nem tenho notícias do “ baixinho” Clênio desde 1977. Mas ele aparece em algumas fotografias neste blog(vide times de futebol).

Propositalmente neste texto não trago informações atualizadas sobre a aprazível Inhapi. Estes dados talvez sejam fornecidos, na medida do possível, por nossos leitores e colaboradores.

Agora é com vocês.

Nenhum comentário: