quarta-feira, 26 de maio de 2010

Grandes Figuras Delmirenses: Marquinhos(do Posto Aldo)

Ter um blog nos proporciona algo legal: ampliar o círculo de amizades. Boa parte das pessoas que visitam este endereço há bastante tempo eu não as conheço pessoalmente. A outra coisa boa é ser surpreendido pelo cumprimento de alguém ao passarmos por algum lugar é a pessoa te dizer: “ ahh eu conheço você. Você é o César do blog amigos de Delmiro Gouveia” e assim se trava uma nova amizade.

Na recente visita na nossa Macondo sertaneja, aconteceu algo parecido. Numa noite, ao chegarmos num dos quiosques que ficam na avenida principal, tinha um pessoal numa mesa vizinha. E aí um rapaz com toda simpatia e gentileza se aproxima, nos cumprimenta, se apresenta e fala que é leitor do nosso blog. E assim tive a oportunidade de conhecer uma figura bastante popular em DG: Marquinhos. Mais conhecido como Marquinhos do Posto Aldo.

Marquinhos é daquelas pessoas com um bom papo, inteligente, conversa agradável, fluida, bem-humorada e um profundo conhecedor das coisas delmirenses. Tanto da historia do pioneiro Delmiro Gouveia, quanto os fatos pitorescos da terrinha e de sua gente. E exerce as funções de Secretário Municipal de Turismo e Meio Ambiente.

Falou-nos também do seu trabalho, com boa parte já escrita, e da coleta de material para um futuro livro sobre as figuras delmirenses. E que de vez em quando consultava o nosso blog, que servia de fonte de referências para algumas coisas.

E foi graças a esta nova amizade, que pude conhecer um local que nos doze anos em que morei em DG, nunca tinha tido a oportunidade: A Usina e o Parque de Angiquinho. Ele ligou para pousada onde estávamos hospedados, marcamos e ele daí em diante foi o mais perfeito cicerone que alguém possa desejar.

O melhor é que ao longo do caminho enquanto ele dirigia ia fornecendo um monte de dados e números sobre as novidades que acontecem no sertão. E assim ao passarmos pelas instalações do campi da UFAL em DG, nos falou sobre a disputa acirrada que houve entre as cidades circunvizinhas para ficarem os cursos. E como DG ganhou por oferecer melhores condições. Ao passarmos pelas obras do Canal do Sertão nos forneceu um monte de dados tais como: vazão, pressão, extensão do canal, população beneficiada e projetos futuros para suas margens. Falou-nos também dos projetos turísticos que estão em andamento para a marina do Talhado.

E assim foi até chegarmos em Angiquinho. E lá nos mostrou exatamente tudo. Desde o local das quedas d’água até o museu e lojas de artesanato, maquinários antigos, antiga linha férrea. E, além disto, tivemos uma verdadeira aula de botânica com ele nos falando e mostrando cada espécie vegetal da caatinga e dizendo sobre seu uso, entre outras coisas, como remédio.

Enfim foi uma manhã bastante agradável e proveitosa. Ao voltarmos ainda nos levou na casa de sua avó (casa de esquina na Vila Operária) e ainda nos foi mostrar o famoso pé de tâmaras que já foi objeto de postagem neste blog.

Fica aqui meu abraço e agradecimentos a esta grande figura delmirense: Marquinhos. E recomendando que em visita na cidade, em se tendo oportunidade, o procure.

E aí vocês já tiveram oportunidade de fazer uma nova amizade com alguém de Delmiro? Deixa aqui seu recado.

Agora é com vocês.

Rua 15 de Novembro: onde mora a avó de Marquinhos.
Casa da Vó de Marquinhos.
Ricarti, César, Marquinhos, Carioca(cunhado de Marquinhos) e Edson Borracha no Candeeiro Bar.
Graça Padilha, Fatinha, Marquinhos e Borracha.
Visitando Angiquinho
Aula de Botânica

3 comentários:

Paurílio disse...

César,

Marquinhos seria filho de Aldo e Marluce? Não sei se Aldo se lembra de mim. Marluce é minha velha amiga desde a infância. Quando vou a Delmiro, a primeira parada é na casa de dona Marinete (a avó dele). O âvô, seu Antonio Luiz, faleceu faz pouco tempo. Gente excelente. --- Houve um engano com o endereço da avó de Marquinhos - ela reside na rua José de Alencar.

César Tavares disse...

Isto mesmo Paurílio é a rua que fica depois da igreja velha.

Na casa de sua avó no passado parece que vendiam leite.

Não sei o nome dos seus pais. Mas talvez o Eduardo possa confirmar.

Paurílio disse...

Por sinal, César, nessa casa da avó de Marquinhos, há muitos anos morou dona Nenê, avó de Ricardo e Eduardo Menezes.