sexta-feira, 21 de maio de 2010

Craques Delmirenses: Renato Martins(Pelezinho)


Em postagens anteriores no tema COHAB Velha, falávamos no campinho de pelada que havia na última rua e que dava vista para o cemitério.

Próximo a COHAB havia umas casas, onde passou a residir uma família bastante numerosa, e que, se não me falha a memória, era proveniente do povoado da Cruz. E fazia parte desta família, um garoto franzino e um tanto tímido. Este garoto costumava ficar sentado no meio fio junto com seus irmãos assistindo as peladas que rolavam no campinho.

Entre os peladeiros(alguns até são leitores do blog) consigo lembrar de alguns nomes: Genilson. Danilo, Paulinho e Bráulio(todos filhos do seu Vírgilio), Gilmar Cabeção, Ailton de Mazé, Juarez(irmão do Gilmar), Neguinho de Maria Bahiana, Zé de Maninha(goleiro), Betinho de Zé Alves, João Batista da rua do ABC, Ailton de Mané Pedrão, Marco(meu irmão), Edinho neto de Antonia Cebola e Valmir filho do seu Valdemar entre tantos outros meninos.

Num belo dia, faltou alguém para completar o time. E aí alguém olhando para os calados meninos da Cruz, perguntou para o mais velho deles e com o porte físico maior se não queria entrar para completar o time. E ele respondeu que quem jogava bola era o irmão mais novo: Renato. Então o Renato foi olhado com uma certa estranheza. Mas deixaram o menino franzino entrar no jogo e aí...

Bem o Renato entrou e deu um show. Driblava com categoria, corria e marcava gols. E tudo isto jogando entre meninos com idade superior a sua. Não demorou para ser apelidado de Pelezinho.

Anos depois, eu já morando em Recife, e voltando para uma rápida visita em Delmiro Gouveia, fui informado pelo meu amigo Cado(que acho que ainda reside em DG pelas bandas do Palmeirão) que aquele menino agora jogava no Fluminense Carioca, e que tinha ganho um título no Japão.

A historia acima é para subsidiar o email e imagem enviados pelo Leo(sobrinho do Abrahão). E aproveito e insiro uma imagem do Fluminense de 1987, e onde aparece um Renato Martins. Seria o nosso Pelezinho?

Cópia do email enviado pelo Leo.

César,

Segue em anexo uma foto para ser colocada no blog, estava lendo em alguns comentários sobre um jogador de futebol, chamado Renato Martins, famoso por ter sido reserva do Branco Tetracampeão Mundial, chegou a jogar aqui em Salvador no Vitória, ele está na foto em anexo com o meu Tio Mauro Pastor, falecido, bastante conhecido na cidade de Delmiro Gouveia, achei interessante mandar essa foto, Depois mando mais..

Leo


E aí alguém ainda lembra do Renato? Será que daquele campo de peladas ou outros campinhos delmirenses despontaram outros craques? Na falta de craques não custa nada alguém puxar pela memória e tentar lembrar de outros peladeiros além dos que foram elencados aqui.

Agora é com vocês.



Botafogo 1990.
Renato Martins é o primeiro em pé(da direita para esquerda)

12 comentários:

ADEMIR LANA disse...

ALGUEM SABE POR ONDE ANDA O RENATO MARTINS.

César Tavares disse...

Grato ao Leo por mais esta colaboração. Seria interessante se alguém tivesse alguma fotografia dos times que jogavam no campinho da Cohab, e aí veríamos o Renato ainda menino.

No campinho da cohab tinha um detalhe interessante. Havia um cano imenso e suspenso que era controlado por válvula e que servia para abastecer os caminhões da Sudene que faziam distribuição de água para os povoados. Portanto de vez em quando o jogo era paralisado pq chegava o caminhão. O sistema de abastecimento ficava próximo de uma das traves.

Luiz Reginaldo Silva disse...

Somente afirmando o comentário em outro post, a certeza de que o então jogador Renato Martins natural da zona rural de Delmiro foi atleta tanto de Fluminense primeiro e em seguida do Botafogo, mas também passando por times paulista e logo depois sumindo do cenário do futebol não sei por qual motivo, espero que tenha continuado jogando futebol e buscando outra atividade na vida.

Observando a escalação do Fluminense aparece ai a dupla de zaga formada por Vica( hoje no ASA de Arapiraca a quase dois anos treinado a equipe) e Ricardo Gomes (ex seleção brasileira e atual treinador do São Paulo).

permanece a pergunta levantada anteriormente: ALGUEM SABE POR ONDE ANDA O RENATO MARTINS.

Luiz.

César Tavares disse...

Pesquisando na net achei que este time do Fluminense foi campeão em 1987 da Copa Kirin, disputada no Japão.
"Fluminense conquistou esta competição no Japão, contra as seleções de Japão e Senegal e o time do Torino, da Itália.

A Campanha:
1a Fase:
0-0 Japão
1-1 Torino (Itália)
7-0 Senegal
Final:
2-0 Torino (Itália)"

André disse...

Luiz, César e demais: como todos os anos vou a Delmiro, sempre vejo Renato por lá... e me lembro da última vez que o vi, estava eu numa lan-house (acho que em 2008), quando um amgio meu entrou acompanhado por ele, me perguntan do se eu sabia quem era aquele rapaz, eu respondi que sabia sim, o ex-jogador do Flu e Palmeiras...conversei com ele rapidamente, tendo ele me falado o que estava fazendo atualmente (acho que me falou em algum negócio em Salvador), mas não me lembro agora o que ele me disse,rsss.

César Tavares disse...

Talvez responda parte das indagações e complemente as que o André nos traz. Deem uma espiada neste link.

http://terceirotempo.ig.com.br/quefimlevou_interna.php?id=3510&sessao=f

Anônimo disse...

http://terceirotempo.ig.com.br/quefimlevou_interna.php?id=3510&sessao=f

César

César Tavares disse...

Pessoal neste link tb tem todas as estatísticas sobre o craque delmirense que saiu do campinho da Cohab.

http://futpedia.globo.com/jogadores/renato-martins

Rafael Prado disse...

O Renato vive no vale do paraíba em SP. Já treinou equipes e apita jogos de futebol em campeonatos amadores.

Anônimo disse...

Eu seeii, rsrs sou filha dele. Aqui estpa o Orkut dele. Renata

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=9227868840470427308

sergio santos da silva disse...

Eu sou botafoguense e assisti muitas partidas do Renato pelo Botafogo e treinamentos também, era sim habilidoso e de um excelente passe com a canhota.

Unknown disse...

Renato Martins foi vice-campeão brasileiro jogando pelo Esporte Clube Vitória! Portanto, mais do que fluminense ou botafogo, o ápice de sua carreira foi jogando pelo Leão Baiano!