sexta-feira, 14 de maio de 2010

Pichações

Trazemos um texto do primeiro blog. Relembramos mais uma vez, que este processo de resgate é motivado pelo bug que deu no provedor da Globo, e conseqüente sumiço dos comentários. Isto que levou-nos a criar outro endereço na net, para que possamos além dos textos e imagens novas, fazer aos poucos a migração dos antigos arquivos. Não seguimos nenhum critério, muito menos de ordem cronológica. Lembramos que a essência e a razão de existência de um blog são os comentários dos leitores.

E por que este texto foi trazido à baila? Porque ao final dele eu fazia,então, uma pergunta. E para esta pergunta eu tive a resposta no dia 05 de janeiro de 2010, por volta das 20 horas, numa pizzaria na nossa Macondo Sertaneja.

Vamos primeiro ao texto e ao final a resposta registrada numa fotografia.



PICHAÇÕES.
Texto originalmente postado em 12 de abril de 2005.

OPERÁRIO VOCÊ É EXPLORADO.

LEIA O MANIFESTO DE 1848.

LUA MORTA
RUA TORTA
TUA PORTA.

Quem lembra destas frases aí acima? Estas foram as primeiras pichações que vi em Delmiro Gouveia. Antes disto só havia pichações com slogans, número ou nome de candidatos em eleições. Uma chatice só.

Mas estas não. Eram diferentes. A primeira "Operário você é explorado" foi pichada no muro da fábrica, no lado que dá para a praça. Hoje não há mais o muro. E sim uma grade.
As outras frases apareceram nas paredes da igreja e outros muros.

Era tempos bicudos. Acho que isto foi por volta de 1978. Ainda havia a Lei de Censura à Imprensa, a Lei de Segurança Nacional e a anistia política ainda não tinha sido realizada. O General-Presidente era o Geisel. Bem naqueles tempos o regime já dava seus primeiros sinais de fraqueza. E isto era traduzido com um eufemismo: Abertura lenta, gradual e segura preconizava o pastor alemão.

Eu achei o maior barato quando vi as pichações. Achava um ato de rebeldia interessante. E acho que no fundo eu também tinha vontade de fazer aquilo. Mas nunca fiz. Era algo muito desafiador e contestador.

Hoje vejo muitos rabiscos sem sentido nas paredes recifenses. Geralmente é a maneira que as galeras encontram para delimitar seus territórios. Acho uma grande bobagem. Mas é a forma de expressão que eles encontram para suas insatisfações ou anseios. Bem análise social não é a função deste blog. Para isto existem fóruns mais adequados e qualificados.

Voltando para o microcosmo delmirense. Ficou o maior zum-zum na cidade para descobrir quem tinha feito tal ato. A direção da fábrica providenciou logo a limpeza das que havia em seu muro.

Passado pouco tempo todo mundo sabia quem era o autor. Mas todos guardavam segredo. E falavam a boca pequena. Enfim um segredo de polichinelo. O autor era o Gilmar Cabeção. Ele era irmão do Juarez e filho do João Vieira. Seu pai era um dos poucos caminhoneiros que havia naqueles tempos. E era um pai tão rigoroso que não deixava os seus filhos usarem nem bermudas e nem sandálias havaianas. Ele dizia que isto era coisa de cabra-safado. Obviamente que quando o pai estava nas longas viagens pelos lados de São Paulo, que o Gilmar não respeitava estas regras.

O Gilmar tinha ido morar em Vitória no Espírito Santo, e estudar Economia. E até então quando morava em DG, era um sujeito um pouco tímido. Mas após voltar nas férias o camarada voltou aloprado. Aprontou um bocado. No fundo gente boa. Conversa inteligente. Enfim um gozador.

Não o vejo há uns 25 anos ou mais. Um quarto de século. Mas guardo boas lembranças dele.

Por anda o Gilmar Cabeção? Você tem notícias dele? O que mais você lembra do Cabeção? Ainda recordava destas pichações? E na sua cidade qual foi a primeira pichação interessante que você viu? Apareceram outras pichações criativas em DG. Quais? Deixe aqui o seu recado. Participe.
Eis o Gilmar o famoso "Cabeção".Reencontro após 32 anos. Hoje, o Gilmar é um pacato contador,pai de suas filhas e reside em Vitória do Espírito Santo

5 comentários:

Eduardo Menezes disse...

Eu lembro dessas pichações feitas pelo Gilmar, lembro também que o pessoal ficava com receio de dizer quem foi, como se quisessem proteger ele.
César, naquele CD que mandei pra vc com fotos antigas o Gilmar aparece em duas ou três, no dia da despedida de macarrão pra São Paulo, em 1979.

César Tavares disse...

Eduardo as fotos que vc fala foram postadas em 03 de Março de 2009. Vide Link

http://amigosdedelmirogouveia.blogspot.com/2009/03/um-mito-delmirense-ronaldo-macarrao.html

Edmo Bezerra disse...

Aqui em Maceió, ouço muitos comentários onde as pessoas dizem que, em Delmiro tem muita gente inteligente e determinada. Será herança do próprio Delmiro, homem com tais atributos? A opinião que formei sobre Gilmar, é que ele é mais um delmirense inteligente e determinado!

Eduardo Menezes disse...

Ops!
É verdade César, não tava lembrado. Mas, de qualquer forma foi bom ter falado porque vc colocou o link e quem não viu aproveita e ver agora.

César Tavares disse...

No rápido bate-papo que tive com o Gilmar no reencontro na pizzaria em Delmiro Gouveia, ele achou que eu tinha uma boa memória só pq consegui relembrar os dizeres que ele trazia em sua camisa de malha quando nos tínhamos visto pela última vez em nos finais de 1978. Era uma camisa de malha onde estava escrito: "Não permita Deus que eu morra sem que eu volte para lá. Anistia para Todos". Naquela época o tema estava em voga. Mas a anistia política só veio de fato em agosto de 1979. O Gilmar então militava no meio estudantil em Vitória. No rápido papo de janeiro de 2010, ele falou um dado curioso: o atual governador do estado do ES foi colega dele no movimento estudantil.